O histórico do movimento estudantil paranaense secundarista por meio da memória

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9738

Palavras-chave:

Memória. Movimento estudantil secundarista. Ditadura., Movimento estudantil, Paraná, Ditadura

Resumo

Este artigo busca contribuir na reconstrução da história do movimento estudantil paranaense secundarista, recorrendo a entrevistas realizadas pelos autores com ex-militantes do período ditatorial brasileiro (1964-1985), bem como aquelas publicadas em meios impressos. Partindo de fontes memorialísticas, documentais e bibliográficas, abordamos casos de estudantes que foram presos e perseguidos pela polícia política e por outros órgãos repressivos, analisando o período a partir de suas impressões. Com base em reflexões que problematizam as particularidades da história do tempo presente, da história oral e da memória, este texto analisa os testemunhos que conformam um contraponto às narrativas oficiais, contribuindo para a produção histórica sobre o tema.

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Biografia do Autor

Alexandre Felipe Fiuza, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Historiador pela UFPB, mestre em Educação pela Unicamp, Doutor em História pela Unesp/ Campus de Assis, Pós-Doutor em História Contemporânea pela Universidade Autônoma de Madri e pela Universidade Complutense de Madri, professor Associado do Colegiado de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unioeste/ Campus de Cascavel.

Ana Karine Braggio, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Pedagoga e mestre em Educação pela Unioeste, doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá, professora não efetiva da Unioeste/ Campus de Toledo.

Silvana Lazzarotto Schmitt, Instituto Federal do Paraná, campus de Irati

Pedagoga e mestre em Educação pela Unioeste, doutoranda em Educação pela UNICAMP, professora efetiva no Instituto Federal do Paraná, campus de Irati.

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Publicado

2019-04-30

Como Citar

FIUZA, Alexandre Felipe; BRAGGIO, Ana Karine; SCHMITT, Silvana Lazzarotto. O histórico do movimento estudantil paranaense secundarista por meio da memória. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 5, p. e019013, 2019. DOI: 10.20888/ridphe_r.v5i0.9738. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9738. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO