Os Boletins da Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial na divulgação de saberes pedagógicos e disciplinares
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9924Palavras-chave:
Boletins. Ensino Industrial. Matemática.Resumo
O presente trabalho pretende caracterizar os Boletins da Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial (CBAI) como materiais para o ensino de Matemática nas Escolas Industriais do Brasil. O objetivo é discorrer sobre como estes Boletins podem ser encarados como instrumentos que explicitam propostas de ensino espelhados nas vagas pedagógicas de um tempo. O corpus da pesquisa foram os Boletins cedidos aos autores datados de 1948, 1951 e 1952. Como os impressos tinham a intenção de trazer orientações pedagógicas aos docentes do ensino industrial, verifica-se que a Matemática ocupava lugar de destaque e que algumas orientações para o seu ensino foram deixadas registradas nos Boletins impressos, fazendo com que o professor fizesse associação de sua aula com a oficina.
Downloads
Referências
BASTOS, Maria Helena Camara. A imprensa de educação e de ensino: repertórios analíticos. O exemplo da França. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, p. 166-168, 2007.
BORDIGNON, Talita. A CBAI e o “intento diferenciador” por meio do ensino técnico a partir de 1946. Anais da 11ª Jornada do HistedBr (p. 1-16). Cascavel: Grupo de Estudos e Pesquisas em “História, Sociedade e Educação no Brasil” – GT da Região Oeste do Paraná – HISTEDOPR, e Programa de Desenvolvimento da Educação – PDE, 2013. Retirado em 19 de novembro, 2018, de: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/jornada/jornada11/artigos/2/artigo_simposio_2_989_tatabordignon@gmail.com.pdf
BORGES, Rosimeire Aparecida Soares. Revistas pedagógicas: fontes para a pesquisa em história da educação matemática. In VALENTE, Wagner Rodrigues (Org.). História da Educação Matemática no Brasil: problemáticas de pesquisa, fontes, referências teórico-metodológicas e histórias elaboradas. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014, pp. 246-258.
COMISSÃO BRASILEIRO-AMERICANA DE EDUCAÇÃO INDUSTRIAL (CBAI). Boletim da CBAI, v. 2, n. 4. CBAI: Rio de Janeiro, 1948.
COMISSÃO BRASILEIRO-AMERICANA DE EDUCAÇÃO INDUSTRIAL (CBAI). Boletim da CBAI, v. 6, n. 11. CBAI: Rio de Janeiro, 1952.
COSTA, Reginaldo Rodrigues da. A pesquisa em história da educação matemática: um panorama das pesquisas apresentadas no XI Encontro Nacional de Educação Matemática. HISTEMAT, v. 3, n. 2, p. 23-40, 2017.
FLORES, Cláudia Regina. Como a matemática foi engendrada, em tempos passados, nos anos iniciais da escolaridade? In VALENTE, Wagner Rodrigues (Org.). História da Educação Matemática no Brasil: problemáticas de pesquisa, fontes, referências teórico-metodológicas e histórias elaboradas. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014, pp. 50-61.
FONSECA, Celso Suckow da. Historia do ensino industrial no Brasil. Rio de Janeiro: Nacional, 1986.
GARNICA, Antônio Vicente Marafioti. Outras inquisições: apontamentos sobre História Oral e História da Educação Matemática. Zetetiké, v. 18, n. 2, p. 259-304, 2010.
GOMES, Maria Laura Magalhães. História da formação de professores que ensinam Matemática: no livro de memórias de uma professora paulista. HISTEMAT, v. 2, n. 3, p. 117-133, 2016.
MACIEL, Paulo Roberto Castor. A Matemática na Escola Técnica Nacional (1942-1965):Uma disciplina diferente? 2018. 216p. Tese de Doutorado em Ciência, Tecnologia e Educação. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFET/RJ, Rio de Janeiro. Retirado em 19 de novembro, 2018, de: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6278183.
MELO, Cristiane. Silva. A utilização da legislação educacional e da imprensa periódica como fontes para a História da Educação: aspectos teóricos, metodológicos e interpretativos. Anais do Congresso Nacional de Educação (EDUCERE), Curitiba, PR, Brasil, 13, 2017.
MIGUEL, Antonio. O que dizem os estudos já elaborados sobre a emergência da história da educação matemática no Brasil? In VALENTE, Wagner Rodrigues (Org.). História da Educação Matemática no Brasil: problemáticas de pesquisa, fontes, referências teórico-metodológicas e histórias elaboradas. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014, pp. 30-45.
PINTO, Neusa Bertoni; NOVAES, Bárbara Winiarski Diesel. A apropriação da Matemática Moderna na escola Técnica Federal do Paraná nas décadas de 60 e 70. Rev. Diálogo Educ., v. 8, n. 25, p. 745-762, 2008.
PROHMANN, Mariana. Americanismo e Fordismo nos Boletins da Comissão Brasileiro Americana de Educação Industrial. 2016. 199p. Dissertação de Mestrado em Tecnologia. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba. Retirado em 19 de novembro, 2018, de: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/1658/1/CT_PPGTE_M_Prohmann%2c%20Mariana_2016.pdf.
SOUZA, Luzia Aparecida de; GARNICA, Antônio Vicente Marafioti. Arquivos e fontes, escrita e oralidade, infância e velhice: considerações acerca de um protocolo de pesquisa sobre um Grupo Escolar. R. Educ. Públ., v. 22, n. 50, p. 763-784, 2013.
VALENTE, Wagner Rodrigues. Oito temas sobre história da educação matemática. REMATEC, ano 8, n. 12, p. 22-50, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de exclusividade da revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais. Sendo utilizados dados ou o artigo completo para outros fins, o autor deverá solicitar por escrito autorização ao editor para tais fins.
A RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.
Licença utilizada: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Aviso de derechos de autor
Los derechos de autor para artículos publicados en esta revista son de exclusiva de la revista. En virtud de aparecer en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educativas y no comerciales. Si se utilizan datos o el artículo completo para otros fines, el autor deberá solicitar por escrito autorización al editor para tales fines.
La RIDPHE_R Revista Iberoamericana del Patrimonio Histórico-Educativo utiliza la licencia de Creative Commons (CC), preservando así la integridad de los artículos en ambiente de acceso abierto.
Licencia usada: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/