O uso de materiais concretos para ensinar aritmética: saberes profissionais do professor primário (1920-1940)
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9850Palavras-chave:
História da Educação Matemática, Saber Profissional do Professor, Materiais ConcretosResumo
Considerando que o uso de materiais concretos para ensinar Aritmética integrava os saberes profissionais do professor primário, este artigo tem por objetivo identificar como o referido saber se fez presente na formação de professores no Estado do Paraná, entre 1920 e 1940. A investigação, conduzida na perspectiva da História Cultural, mobilizou fontes históricas oficiais e produções escolares de duas professorandas que cursaram o ensino normal em décadas diferentes. O estudo indicou que o uso de materiais concretos para ensinar Aritmética, articulados aos saberes a ensinar do 1º e 2º ano do ensino primário, era um saber profissional valorizado e que, na medida em que novas concepções de ensino foram sendo apropriadas, o referido saber passou por transformações, ganhando novos significados.
Palavras-chave: História da Educação Matemática. Saber Profissional do Professor. Materiais Concretos.
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