Táticas editoriais em tempo de publicação contínua: identidade e criatividade

Palavras-chave: Educação. História. Patrimônio Histórico-Educativo.

Resumo

Em Editorial da Edição 2019 da RIDPHE_R, Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico Educativo, em publicação contínua a partir do ano supracitado, destaca-se o fato de a Revista trazer a 2ª parte do dossiê “Patrimônio-Educativo e História Oral: Subjetividades e Diversidades na Contemporaneidade”, cuja 1ª parte foi publicada no v. 4. n.2 de 2018, com capa temática a ele voltada. Na edição 2019, publicou-se na íntegra o dossiê “Materiais para o ensino de matemática nos primeiros anos escolares: condensando saberes pedagógicos e disciplinares” e a capa da edição 2019 apresenta tema que a ele se articula. Outro destaque, a recepção de artigos e documento com enfoques culturais diversos, ao se considerar a dimensão educacional das práticas patrimoniais culturais.

Biografia do Autor

Maria Cristina Menezes, CIVILIS/FE/UNICAMP

Possui pós-doutorado em História da Educação pela Universidade de Lisboa (2004), Séjour d' Études no INRP, Paris (2002), doutorado em Educação, História da Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (1999); Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994). Professora de História da Educação, no Departamento de Filosofia e História da Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (1997 - ); Coordenadora do CIVILIS, Grupo de Estudos e Pesquisa em História da Educação, Cultura Escolar e Cidadania; Moderado da Ridphe_l, lista de discussão da Rede Iberoamericana para a Investigação e Difusão do Patrimônio Histórico-Educativo; Editora Executiva da Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo - RIDPHE_R.

Maria de Lourdes Pinheiro, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Pedagogia (1999) e História (2016), mestrado em Educação, área de Ensino, Avaliação e Formação de Professores (2003) e doutorado em Educação, área de História, Filosofia e Educação (2009), pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora na Faculdade Aldete Maria Alves (Iturama-MG) e pesquisadora do CIVILIS/FE/UNICAMP.

Joel Martins Luz, Universidade Federal de Mato Grosso

Joel Martins Luz é mestre em Educação (2013) e graduado em Biblioteconomia (2008) pela Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT (Brasil), com Especialização em Gestão de projetos pela Faculdade Anhanguera Educacional de Rondonópolis (Mato Grosso, Brasil). É líder do Grupo de pesquisa AVOANTES: memória, educação e acervos, vinculado ao Curso de Biblioteconomia da UFMT, onde exerce a docência desde o ano de 2014 por aprovação em concurso público. Seus interesses de ensino, pesquisa e extensão estão voltados aos temas: A escola produtora de memória: patrimônio histórico escolar, saberes históricos escolares, cultura material da escola, arquivo, fonte documental e escrituração escolar, e, Linguagem documentária: leitura e análise de assunto, indexação e Classificação Decimal Universal. É ainda, editor técnico da Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, da RIDPHE - Rede Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo. Atualmente é doutorando em Educação na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP (São Paulo, Brasil).

Referências

MENESES, Ulpiano Bezerra. Da arqueologia clássica ao patrimônio cultural: Os sentidos da cultura material e seus desdobramentos. In: Cerimônia do Título de Professor Emérito.São Paulo, Gráfica da FFLCH, Universidade de São Paulo, 2008. p. 17-35.

MENEZES,UlpianoBezerra. Fontes Visuais, cultura visual, história visual. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 23, nº 45, pp. 11-36 –2003

VALENTE, Wagner Rodrigues. Apresentação Dossiê Temático: Materiais para o ensino de matemática nos primeiros anos escolares: condensando saberes pedagógicos e disciplinares. Ridphe-r, Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas (SP),v. 05, p. 1-2, 2019.

Publicado
2019-04-30
Como Citar
Menezes, M. C., Pinheiro, M. de L., & Martins Luz, J. (2019). Táticas editoriais em tempo de publicação contínua: identidade e criatividade. RIDPHE_R Revista Iberoamericana Do Patrimônio Histórico-Educativo, 5, e019001. https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9841
Seção
EDITORIAL