DOSSIÊ TEMÁTICO - Materiais para o ensino de matemática nos primeiros anos escolares: condensando saberes pedagógicos e disciplinares

  • Wagner Rodrigues Valente Universidade Federal de São Paulo
Palavras-chave: Educação matemática, Apresentação

Resumo

Apresentação do dossiê "Materiais para o ensino de matemática nos primeiros anos escolares: condensando saberes pedagógicos e disciplinares".

Biografia do Autor

Wagner Rodrigues Valente, Universidade Federal de São Paulo

Possui graduação em Engenharia (Escola Politécnica) pela Universidade de São Paulo (1979) e Pedagogia pela Universidade Santa Cecília dos Bandeirantes (1987), mestre em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo/ INRP- Paris (1997). Pós-Doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Livre Docente no Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo (2010). Realizou estágio-pesquisa FAPESP na Université de Genève, Suíça, junto à Équipe de Recherche en Histoire des Sciences de l?Éducation (ERHISE) em 2015. Coordenador do GHEMAT - Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (www.unifesp.br/centros/ghemat). Professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Educação Matemática. Coordenador pelo lado brasileiro de projeto de cooperação internacional CAPES-GRICES (Brasil-Portugal) (2006-2009).Coordenador pelo lado brasileiro de projeto de cooperação internacional CAPES-COFECUB (Brasil-França) (2014-2017). Coordenador Científico do I ENAPHEM - Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática (2012). Presidente da Comissão Científica do XI ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática (Curitiba, 2013). Membro da Diretoria Nacional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (2011-2013). Coordenador de Matemática do Projeto Livres - Banco de Dados de Livros Escolares Brasileiros (1810 a 2005). Editor do International Journal for Research in Mathematics Education - RIPEM (2011-2013). Co-editor do International Journal for Research in Mathematics Education - RIPEM (2013-2016). Co-organizador das Journées d´études - L´Enseignement des mathématiques à l´école primaire en France et au Brésil - Univ. Paris SUD, Centre Scientifique d´Orsay (junho 2013). Co-chair do II Congresso Iberoamericano de História da Educação Matemática (México, 2013). Membro do Comitê de Avaliação Externa da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal, desde 2011. Membro da diretoria da Sociedade Brasileira de História da Matemática (2015-2019). Editor da HISTEMAT - Revista de História da Educação Matemática. Na pesquisa investiga principalmente os seguintes temas: livro didático de matemática, didática da matemática, história da educação matemática e história da matemática.

Referências

.
Publicado
2019-11-29
Como Citar
Rodrigues Valente, W. (2019). DOSSIÊ TEMÁTICO - Materiais para o ensino de matemática nos primeiros anos escolares: condensando saberes pedagógicos e disciplinares. RIDPHE_R Revista Iberoamericana Do Patrimônio Histórico-Educativo, 5, e019018. https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.12309
Seção
DOSSIÊ TEMÁTICO