Foco e Escopo

A Ridphe_R, Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, é uma publicação continua, on-line, da Faculdade de Educação/UNICAMP e organizada no âmbito das temáticas da Rede Iberoamericana para a Investigação e a Difusão do Patrimônio Histórico Educativo – RIDPHE,  com sede na sala do CIVILIS/FE/UNICAMP, ao qual se articula. A Revista publica artigos resultantes de pesquisa ou de reflexão acadêmica, estudos analíticos, resenhas, entrevistas, encaminhados por pesquisadores que tratam da temática do Patrimônio Histórico-Educativo e Cultural.

A revista, como veículo de registro e divulgação científica, tem como objetivos aprofundar a discussão sobre os aspectos metodológicos para o estudo da documentação de acervos históricos educativos/culturais e debater os desafios da preservação deste patrimônio histórico-educativo e cultural, propiciando o intercâmbio de informações entre pesquisadores de diferentes nacionalidades que estudam a escola e instituições culturais afins, a partir de sua cultura e materialidade, buscando apreendê-la historicamente. Visa ainda contribuir para a elaboração de propostas de preservação e difusão de acervos que possam subsidiar políticas públicas de preservação das fontes. 

    • Qualis: B1 (Educação)
    • Área do conhecimento: Ciências Humanas
    • Ano de fundação: 2015
    • e-ISSN: 2447-746X
    • Título abreviado: RIDPHE_R, Rev. Iberoam. Patrim. Histórico-Educativo
    • E-mail: revistaridphe.r@gmail.com
    • DOI: 10.20888
    • UnidadeFE

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os textos serão submetidos à Equipe Editorial da revista, que decidirá sobre a oportunidade da publicação das contribuições recebidas. Na análise para a aceitação de um texto serão observados os seguintes critérios:

- Adequação ao escopo da revista;

- Qualidade científica;  

- Cumprimento das presentes normas para publicação.

Após a revisão formal preliminar, a editoria encaminha o trabalho ao julgamento autônomo de no mínimo dois avaliadores (método de “duplo cego”), cujas áreas de competência e formação acadêmica estejam relacionadas com o tema do texto. Havendo discordância entre os pareceristas, o trabalho deverá ser encaminhado a um terceiro avaliador. Ao final do processo, os autores recebem comunicação relativa aos pareceres emitidos, garantindo-se a confidencialidade dos pareceristas.

Periodicidade

Semestral do vol. 1 ao vol. 4. A partir do vol. 5 (2019) a RIDPHE_R passa a adotar o sistema de Publicação contínua.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Enfoque y alcance

Ridphe_R, Revista Iberoamericana de Patrimonio Histórico Educativo, es una publicación continua en línea de la Facultad de Educación / UNICAMP y se organiza en el marco de los temas de la Red Iberoamericana de Investigación y Difusión del Patrimonio Educativo Histórico - RIDPHE, con sede. en la sala de CIVILIS / FE / UNICAMP, a la que se articula. La revista publica artículos resultantes de investigaciones o reflexiones académicas, estudios analíticos, revisiones, entrevistas, presentados por investigadores que tratan el tema del patrimonio histórico-educativo y cultural.

La revista, como vehículo para registrar y difundir la ciencia, tiene como objetivo profundizar la discusión sobre aspectos metodológicos para el estudio de la documentación de colecciones históricas educativas / culturales y debatir los desafíos de preservar este patrimonio histórico-educativo y cultural, proporcionando el intercambio de información entre investigadores de diferentes nacionalidades que estudian la escuela y las instituciones culturales relacionadas, desde su cultura y materialidad, buscando comprenderla históricamente. También tiene como objetivo contribuir a la elaboración de propuestas para la preservación y difusión de colecciones que puedan subsidiar las políticas públicas para la preservación de las fuentes.

  • Qualis: B1 (Educación)
    Campo de conocimiento: Humanidades
    Año de fundación: 2015
    e-ISSN: 2447-746X
    Título abreviado: RIDPHE_R, Rev. Iberoam. Patrim Histórico-Educativo
    Correo electrónico: mcris@unicamp.br
    DOI: 10,20888
    Unidad: FE

Proceso de revisión por pares

Todos los textos serán enviados al Equipo Editorial de la revista, que decidirá el momento de la publicación de las contribuciones recibidas. En el análisis para la aceptación de un texto se observarán los siguientes criterios:

- Adaptación al alcance de la revista;

- calidad científica;

- Cumplimiento de estas normas de publicación.

Después de la revisión formal preliminar, el editor somete el trabajo al juicio autónomo de al menos dos evaluadores (método "doble ciego"), cuyas áreas de competencia y antecedentes académicos están relacionados con el tema del texto. Si hay desacuerdo entre los árbitros, el trabajo debe enviarse a un tercer revisor. Al final del proceso, los autores reciben comunicación sobre las opiniones emitidas, asegurando la confidencialidad de los revisores.

Periodicidad

Semestral de vol. 1 al vol. 4. Del vol. 5 (2019) RIDPHE_R adopta el sistema de publicación continua.

Política de acceso abierto

Esta revista ofrece acceso gratuito e inmediato a su contenido, siguiendo el principio de que poner el conocimiento científico a disposición del público de forma gratuita proporciona una mayor democratización mundial del conocimiento.

Focus and scope

Ridphe_R, Ibero-American Journal of Historical-Educational Heritage, is a continuous online publication of the Faculty of Education / UNICAMP and organized within the framework of the themes of the Ibero-American Network for Research and the Dissemination of Historical Educational Patrimony - RIDPHE, with headquarters. in the room of CIVILIS / FE / UNICAMP, to which it articulates.
 The Journal publishes articles resulting from research or academic reflection, analytical studies, reviews, interviews, submitted by researchers dealing with the theme of Historical-Educational and Cultural Patrimony.

The journal, as a vehicle for recording and disseminating science, aims to deepen the discussion on methodological aspects for the study of documentation of historical educational / cultural collections and to debate the challenges of preserving this historical-educational and cultural patrimony, providing the exchange of information among researchers from different nationalities who study the school and related cultural institutions, from their culture and materiality, seeking to grasp it historically. It also aims to contribute to the elaboration of proposals for preservation and diffusion of collections that may subsidize public policies for the preservation of sources.

  • Qualis: B1 (Education)
    Field of knowledge: Humanities
    Foundation Year: 2015
    e-ISSN: 2447-746X
    Abbreviated Title: RIDPHE_R, Rev. Iberoam. Patrim. Historical-Educational
    Email: revistaridphe.r@gmail.com
    DOI: 10,20888
    Unit: FE

Peer Review Process

All texts will be submitted to the journal's Editorial Team, which will decide on the timeliness of publication of contributions received. In the analysis for the acceptance of a text the following criteria will be observed:

- Adequacy to the scope of the journal

- Scientific quality;

- Compliance with the present rules for publication.

After the preliminary formal review, the editorial board forward the work to the autonomous judgment of at least two reviewers (“double blind” method), whose areas of competence and academic background are related to the theme of the text. . If there is disagreement between the referees, the work should be sent to a third reviewer.  At the end of the process, the authors receive communication regarding the opinions issued, ensuring the confidentiality of the reviewers.

Frequency

Semester of vol. 1 to vol. 4. From vol. 5 (2019) RIDPHE_R adopts the Continuous Publishing system.

Open Access Policy

This journal offers immediate free access to its content, following the principle that making scientific knowledge available to the public free of charge provides greater worldwide democratization of knowledge.

Fontes de Indexação / Fuentes de indexación / Indexation Sources

 

Divulgação em Catálogos, Bibliotecas Virtuais / Divulgación de catálogos, bibliotecas virtuales / Catalog Disclosure, Virtual Libraries

Taxas para submissão e publicação de textos 

RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo não cobra nenhuma taxa por textos publicados e tampouco pelos textos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download. A publicação é totalmente gratuita.

Tasas por envío y publicación de textos

La Revista Iberoamericana de Patrimonio Histórico y Educativo RIDPHE_R no cobra ninguna tarifa por los textos publicados, ni por los textos enviados para evaluación, revisión, publicación, distribución o descarga. La publicación es completamente gratuita.

Fees for submission and publication of texts

The RIDPHE_R Iberoamerican Journal of Historical-Educational Patrimony does not charge any fees for published texts, nor for texts submitted for evaluation, review, publication, distribution or download. Publishing is completely free.

Declaração de Ética na Pesquisa e Boas Práticas

RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo dedica-se a cumprir as boas práticas no que diz respeito à conduta moral condizente com a editoração cientifica de periódicos. A prevenção da negligência também é uma responsabilidade crucial do editor e da equipe editorial: qualquer forma de comportamento antiético, bem como o plágio em qualquer instância, não é aceito na revista. Os autores que enviam artigos para a RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo  declaram que seu conteúdo é original e garantem que o trabalho não foi publicado nem está em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico.

Declaración de Ética de Investigación y Mejores Prácticas

La Revista Iberoamericana de Patrimonio Histórico-Educativo RIDPHE_R se dedica a cumplir con las buenas prácticas relacionadas con la conducta moral consistente con la publicación científica de revistas. La prevención de la negligencia también es una responsabilidad crucial del editor y del personal editorial: cualquier forma de comportamiento poco ético, así como el plagio en cualquier caso, no se acepta en la revista. Los autores que envían artículos a RIDPHE_R Revista Iberoamericana de Patrimonio Histórico y Educativo declaran que su contenido es original y garantizan que el trabajo no ha sido publicado o está bajo revisión / evaluación en ninguna otra revista.

Research Ethics Statement and Best Practices

The RIDPHE_R Ibero-American Journal of Historical-Educational Patrimony is dedicated to complying with good practices regarding moral conduct consistent with the scientific publishing of journals. Preventing neglect is also a crucial responsibility of the editor and editorial staff: any form of unethical behavior, as well as plagiarism in any instance, is not accepted in the journal. Authors who submit articles to the RIDPHE_R Iberoamerican Journal of Historical and Educational Patrimony declare that its content is original and warrant that the work has not been published or is under review / evaluation in any other journal.

Apoio / Respaldo / Support  

Instituições parceiras / Instituciones Socias / Partner Institutions

Histórico do Periódico

Escopo: RIDPHE_R, Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo é uma publicação contínua, on-line, da Faculdade de Educação/UNICAMP. A revista é organizada no âmbito das temáticas da RIDPHE, Rede Iberoamericana para a Investigação e a Difusão do Patrimônio Histórico Educativo, com sede na FE/UNICAMP/Brasil, na sala do CIVILIS, Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação, Cultura Escolar e Cidadania, ao qual se articula. A lista de discussão Ridphe_l, administrada e moderada no espaço da UNICAMP, congrega investigadores preocupados com a preservação, a investigação e a difusão do patrimônio histórico-educativo e cultural.

Historia de la Revista

Alcance: RIDPHE_R, Revista Iberoamericana de Patrimonio Histórico Educativo es una publicación continua en línea de la Facultad de Educación / UNICAMP. La revista está organizada bajo los temas de RIDPHE, Red Iberoamericana de Investigación y Difusión del Patrimonio Educativo Histórico, con sede en FE / UNICAMP / Brasil, en la Sala CIVILIS, Grupo de Estudios e Investigación en Historia de la Educación, Cultura Escolar y Ciudadanía, a lo que se articula. La lista de correo Ridphe_l, administrada y moderada en el espacio de UNICAMP, reúne a investigadores preocupados por la preservación, investigación y difusión del patrimonio histórico-educativo y cultural.

Journal History

Scope: RIDPHE_R, Ibero-American Journal of Historical-Educational Patrimony is a continuous online publication of the Faculty of Education / UNICAMP. The journal is organized under the themes of RIDPHE, Ibero-American Network for Research and the Dissemination of Historical Educational Heritage, based in FE / UNICAMP / Brazil, in the CIVILIS Room, Group of Studies and Research in History of Education, School Culture and Citizenship, to which it articulates. The Ridphe_l mailing list, managed and moderated in UNICAMP's space, brings together researchers concerned with the preservation, investigation and dissemination of the historical-educational and cultural patrimony.