Foco e Escopo

A Ridphe_R, Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, é uma publicação on-line hospedada no Portal de Publicações Periódicas da Faculdade de Educação/UNICAMP e organizada no âmbito das temáticas da Rede Iberoamericana para a Investigação e a Difusão do Patrimônio Histórico Educativo – RIDPHE, que publica artigos resultantes de pesquisa ou de reflexão acadêmica, estudos analíticos, resenhas, entrevistas, encaminhados por pesquisadores que tratam da temática do Patrimônio Histórico-Educativo.

A revista, como veículo de registro e divulgação científica, tem como objetivos aprofundar a discussão sobre os aspectos metodológicos para o estudo da documentação de acervos históricos pedagógicos e debater os desafios da preservação deste patrimônio histórico-educativo, propiciando o intercâmbio de informações entre pesquisadores de diferentes nacionalidades que estudam a escola a partir de sua cultura material, buscando apreendê-la historicamente. Visa ainda contribuir para a elaboração de propostas de preservação e difusão dos acervos que possam subsidiar políticas públicas para a área.

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os textos serão submetidos à Equipe Editorial da revista, que decidirá sobre a oportunidade da publicação das contribuições recebidas. Na análise para a aceitação de um texto serão observados os seguintes critérios:

- Adequação ao escopo da revista;

- Qualidade científica;

- Cumprimento das presentes normas para publicação.

Após a revisão formal preliminar, a editoria encaminha o trabalho ao julgamento autônomo de no mínimo dois avaliadores (método de “duplo cego”), cujas áreas de competência e formação acadêmica estejam relacionadas com o tema do texto. Havendo discordância entre os pareceristas, o trabalho deverá ser encaminhado a um terceiro avaliador. Ao final do processo, os autores recebem comunicação relativa aos pareceres emitidos, garantindo-se a confidencialidade dos pareceristas.

Periodicidade

Semestral do vol. 1 ao vol. 4. A partir do vol. 5 (2019) a RIDPHE_R passa a adotar o sistema de Publicação contínua.

Política de Acesso Livre

Fontes de Indexação / Indexation Sources

Divulgação em Catálogos, Bibliotecas Virtuais

Taxas para submissão e publicação de textos

RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo não cobra nenhuma taxa por textos publicados e tampouco pelos textos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download. A publicação é totalmente gratuita.

Declaração de Ética na Pesquisa e Boas Práticas

RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo dedica-se a cumprir as boas práticas no que diz respeito à conduta moral condizente com a editoração cientifica de periódicos. A prevenção da negligência também é uma responsabilidade crucial do editor e da equipe editorial: qualquer forma de comportamento antiético, bem como o plágio em qualquer instância, não é aceito na revista. Os autores que enviam artigos para a RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo  declaram que seu conteúdo é original e garantem que o trabalho não foi publicado nem está em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico.

Sponsors

- RIDPHE - Rede Iberoamericana para a Investigação e a Difusão do Patrimônio Histórico-Educativo.

- CIVILIS/FE/UNICAMP - Grupo de estudos e pesquisas em história da educação, cultura escolar e cidadania / Faculdade de Educação/ UNICAMP

Fontes de Apoio

Contribuidores:

Histórico do periódico

A Ridphe_R, Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, é uma publicação online hospedada no Portal de Periódicos Eletrônicos da Faculdade de Educação/UNICAMP/Brasil organizada no âmbito da Rede Iberoamericana para a Investigação e a Difusão do Patrimônio Histórico Educativo – RIDPHE, que tem por objetivo publicar artigos, resultantes de estudos e pesquisas voltados ao entendimento das práticas e suas representações socio-culturais, no estudo e na difusão das fontes do Patrimônio Histórico e cultural,  a partir da História da Educação e demais áreas afins, que tenham em comum a preocupação com a preservação, o estudo e a difusão das fontes nos diversos suportes.