Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
Ridphe_R, Ibero-American Journal of Historical-Educational Patrimony
SOBRE
SOBRE A REVISTA
SUBMISSÕES
EQUIPE EDITORIAL
DECLARAÇÃO DE PRIVACIDADE
CONTATO
Edições
Atual
Arquivos
NOTÍCIAS
Outros periódicos
Search
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol. 5 (2019): Publicação Contínua
Vol. 5 (2019): Publicação Contínua
Published:
2019-04-30
EDITORIAL
Táticas editoriais em tempo de publicação contínua: identidade e criatividade
Maria Cristina Menezes, Maria de Lourdes Pinheiro, Joel Martins Luz
e019001
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9841
DOSSIÊ TEMÁTICO
DOSSIÊ TEMÁTICO HISTÓRIA ORAL - Parte II - Patrimônio-educativo e história oral: subjetividades e diversidades na contemporaneidade
Andrea Paula dos Santos Oliveira Kamensky, Maria Lucia Mendes de Carvalho, Suzana Lopes Salgado Ribeiro
e019002
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9838
Las fotografías de la escuela normal: cultura y detonantes de la memoria institucional escolar
María Guadalupe Escalante Bravo
e019003
PDF (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9671
Narrativas sobre a formação de professores em Mato Grosso do Sul como patrimônio educativo
Carla Regina Mariano da Silva, Katia Guerchi Gonzales
e019004
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9679
Ensino técnico em música no estado de São Paulo: uma década de educação pública na Escola Técnica Estadual “Jacinto Ferreira de Sá”
Paulo Constantino
e019005
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9386
O trabalho com fontes orais: desafios e trajetórias
Paulo Eduardo da Silva
e019006
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9680
História oral, velhice e o tempo presente: o contexto do patrimônio cultural rural paulista
Lívia Morais Garcia Lima
e019007
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9701
As histórias de estudantes cegos sobre o seu ingresso na educação básica
Luciane Maria Molina Barbosa, Mariana Aranha de Souza, Suelene Donola Mendonça
e019008
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9705
Memória e práticas educativas em um projeto de Educação do Campo
Edna Maria Querido de Oliveira Chamon
e019009
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9706
Memórias sobre a Tecnologia Assistiva: contribuições da História Oral para a análise dos processos de mediação no percurso acadêmico de pessoas com Deficiência Visual
Celma dos Anjos Domingues, Adriana Lia Friszman de Laplane, Ricardo Santhiago
e019010
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9707
A consolidação do Centro de Memória Dom Bosco em Petrolina como espaço histórico-educativo
Jardel Costa Pereira, Rozângela do Nascimento Pereira, Rosa Santos Mendes da Silva
e019011
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9708
Dispensário de puericultura da Escola Profissional Feminina: reflexões sobre histórias de vida e cultura escolar
Maria Lucia Mendes de Carvalho
e019012
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9789
O histórico do movimento estudantil paranaense secundarista por meio da memória
Alexandre Felipe Fiuza, Ana Karine Braggio, Silvana Lazzarotto Schmitt
e019013
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9738
DOSSIÊ TEMÁTICO - Materiais para o ensino de matemática nos primeiros anos escolares: condensando saberes pedagógicos e disciplinares
Wagner Rodrigues Valente
e019018
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.12309
Materiais didáticos para o ensino da matemática no final do século XIX: um retorno à obra de Abílio César Borges
Luiz Carlos Pais
e019019
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9851
Aritmômetros e seus usos no Brasil nos séculos XIX e XX
Circe Mary Silva da Silva
e019020
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9857
Os materiais didáticos veiculados pelo Manual do Professor Primário do Paraná para o ensino da matemática na década de 1960
Reginaldo Rodrigues da Costa, Wagner Alexandre do Amaral
e019021
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9863
Materiais para o ensino e a aprendizagem de matemática e os Centros de Vivências Lúdicas: : Oficinas Pedagógicas da rede pública de ensino do Distrito Federal
Monica Menezes de Souza, Carmyra Oliveira Batista, Rosália Policarpo Fagundes de Carvalho, Edilene Simões Costa dos Santos
e019022
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9856
El papel de la escuela en adquisición de materiales didácticos en educación primaria
Carlos Eduardo Trinidad Jiménez, Wilber Sarao Pérez
e019023
pdf (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9922
O uso de materiais concretos para ensinar aritmética: saberes profissionais do professor primário (1920-1940)
Lidiane Gomes dos Santos Felisberto
e019030
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9850
Saberes propostos em manuais de preparação aos exames de admissão: o caso do Admissão ao Ginásio
Késia Caroline Ramires Neves
e019031
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9862
Orientações para o uso didático de materiais na escola primária: um estudo em revistas pedagógicas (1891 – 1916)
Rosimeire Borges, Aparecida Rodrigues Silva Duarte, Érica Nadir de Andrade Cruz
e019032
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9904
O uso de materiais de Desenho lidos em Anuários de ensino de São Paulo (1907-1920)
Marcos Denilson Guimarães
e019033
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9859
Um ábaco para ensinar frações
Wojciech Kulesza
e019034
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9920
The Bulletins of the Brazilian-American Commission of Industrial Education in the dissemination of pedagogical and disciplinary knowledge
Oscar Silva Neto, David Antonio da Costa
e019035
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9924
¿Dónde va el romboide?: Conocimientos geométricos que emergen a partir del uso del tangram
Tatiana Mendoza von der Borch, David Block Sevilla
e019036
pdf (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9931
ARTIGO
Uma proposta de fomento à salvaguarda do patrimônio paleontológico da Praia do Atalaia, Pará, Brasil
Leonardo de Souza Silva, Sue Anne Regina Ferreira da Costa
e019014
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9843
El registro de documentales y noticiarios, una oportunidad para incrementar la documentación del patrimonio histórico educativo
Eulàlia Collelldemont Pujadas, Núria Padrós-Tuneu, Pilar Prat Viñolas
e019024
pdf (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9921
"Museu Simeão Cananeia" - um espaço de história e educação em Bananeiras
Vivian Galdino de Andrade, Rayane Cristina Ilário Nascimento
e019025
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9652
Olhares para educação em terreiros de quimbanda
Rodrigo Lemos Soares, Mauro Dillmann Tavares
e019026
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9739
Análises das experiências de educação patrimonial no ensino de história pelos estudantes das escolas EREM Porto Digital e EREM Paulista (Pernambuco/Brasil)
Isabela Nathália Nunes Tristão, Adriana Maria Paulo da Silva
e019027
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9906
Las escuelas rurales de una comarca leonesa
Isabel Cantón Mayo
e019028
pdf (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9852
Patrimônio cultural e educação patrimonial: a operação historiográfica e a tática marginal
João Lorandi Demarchi, Simone Scifoni
e019029
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9673
A dança popular no contexto da educação física: uma prática crítica e emancipatória, nos caminhos do Mestre Griot
Lerrine Marie Schildberg, Rachel Duarte Abdala
e019037
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9700
O falso triunfalismo das diretrizes para as culturas populares na América Latina
Fábio Luiz Loureiro, Bethânia Alves Costa Zandomínegue, Rodrigo Lema Del Rio Martins, José Luiz Cirqueira Falcão
e019038
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9824
La idea de Francia en la educación de la dictadura franquista (1939-1960)
Antonio Gabriel Gisbert Santaballa, Juan Madariaga Orbea
e019039
pdf (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9785
RESENHA
Educadores e educadoras: gritem contra o racismo
Beatriz Pupin Franco
e019015
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9791
History of Music Aesthetics
André Araújo de Oliveira
e019042
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.12608
(Des)Arquivar: arquivos pessoais e ego-documentos no tempo presente.
Gabriela Cordeiro Santos
e019043
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.12627
DOCUMENTO
Atas das assembléias da Asphe/RS: documentos para a história da educação
Claudemir de Quadros
e019016
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9808
Cinquentenário do Centro Paula Souza: Documento Histórico no Centro de Memória da Educação Profissional e Tecnológica
Maria Lucia Mendes de Carvalho
e019040
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.12617
Estéticas das resistências e o documentário: Diário de Exus
Gilberto Alexandre Sobrinho
e019041
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.12618
NOTÍCIA
VII Simpósio Iberoamericano: História, Educação Patrimônio-Educativo, 2019: Patrimônio Material e Imaterial: Memória, Diversidade, Alteridade
Joel Martins Luz
e019017
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9842
XIII Encontro Maranhense de História da Educação - Cultura material escolar na gramática da escola
Os Editores
e019045
pdf (Português (Brasil))
Coloquio Internacional Museología Social Participativa y Crítica
Os Editores
e019046
pdf (Português (Brasil))
PARECERISTAS
Pareceristas do ano de 2019
Os Editores
e019044
pdf (Português (Brasil))
Make a Submission
Make a Submission
Language
English
Español (España)
Português (Brasil)
Français (France)
Keywords
Information
For Readers
For Authors
For Librarians