• CHAMADA NOVO DOSSIÊ TEMÁTICO RIDPHE_R - Submissão de artigos até 30-06-2019

    2019-05-17

    Título:  MATERIAIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES: CONDENSANDO SABERES PEDAGÓGICOS E MATEMÁTICOS.

    Organizadores:

    Wagner Rodrigues Valente – UNIFESP

    Iran Abreu Mendes – UFPA

    Proposta: Aritmômetro, Cartas de Parker, material dourado, blocos lógicos e um sem número de dispositivos vêm sendo utilizados ao longo do tempo com vistas a auxiliar o ensino de matemática. Eles foram elaborados em grande quantidade para uso nos primeiros anos escolares. Vagas pedagógicas de um tempo levam matérias e disciplinas escolares a se reorganizarem lançando mão de instrumentos que melhor possam, com o seu uso pelo docente e/ou pelos alunos, explicitar propostas de ensino que nessas vagas se espelham. Nesse sentido, os materiais, os dispositivos, os instrumentos para o ensino, condensam saberes pedagógicos e disciplinares. Análises históricas poderão, a partir deles, do entendimento de seu uso, permitir inteligibilidade de como determinadas concepções sobre a escola foram apropriadas pelo ensino de matemática nos primeiros anos escolares; para além disso, poderá ser possível compreender como matérias ou disciplinas escolares se transformam com o uso de tais instrumentos para o ensino. A proposta do Dossiê “Materiais para o ensino de matemática nos primeiros anos escolares: condensando saberes pedagógicos e disciplinares” intenta reunir textos que tenham produzido conhecimento sobre o uso de materiais para o ensino de matemática, analisando tais materiais tendo em vista pedagogias e o campo disciplinar matemático mobilizados na sua elaboração.

     

    Saiba mais sobre CHAMADA NOVO DOSSIÊ TEMÁTICO RIDPHE_R - Submissão de artigos até 30-06-2019