Materiais para o ensino e a aprendizagem de matemática e os Centros de Vivências Lúdicas: : Oficinas Pedagógicas da rede pública de ensino do Distrito Federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9856

Palavras-chave:

Oficinas Pedagógicas (OPs). Tangram. Formação continuada de professores.

Resumo

Neste trabalho objetivou-se apresentar as Oficinas Pedagógicas (OPs) como lócus para produção de materiais de ensino e de aprendizagem e para formação continuada de professores da rede pública do Distrito Federal (DF). Utilizou-se como referencial teórico Alferes e Mainardes (2011), Fiscarelli (2008), Gallego e Jiménez (2012) e Souza (2013). Como exemplo dos materiais utilizados no trabalho dessas OPs, elegemos o Tangram para análise e verificamos os saberes, os valores e os significados construídos em torno de sua utilização. Concluímos que as OPs são um espaço permanente e disponível aos professores, mantendo seus cursos alicerçados no fazer manual, com a ludicidade como eixo, sendo provocadoras de autoformação e formação coletiva prático-teórica e experiencial.

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Biografia do Autor

Monica Menezes de Souza, SEEDF

Possui graduação em Ciências Com Habilitação Em Matemática pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (1989), mestrado em Educação pela Universidade de Brasília - UnB (2003), mestrado em Educação pela Universidade Católica de Brasília - UCB (2002) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo - UNIAN (2015). Atualmente é professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: geometria, atividade interdisciplinar, ensino e aprendizagem, educação matemática e lúdico.

Carmyra Oliveira Batista, SEEDF, COMPASSODF

Doutorado em Educação pela Universidade de Brasília (2008), mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (2003),especialização em Educação Matemática pela Universidade do Sul de Santa Catarina-UNISUL (2005), especialização em Fundamentos Educacionais para a Formação dos Profissionais para a Educação Básica - início de escolarização pela Universidade de Brasília (2003). Professora da SEEDF, atuando na Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação-EAPE. Participa do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática-COMPASSODF.

Rosália Policarpo Fagundes de Carvalho, UDF, SEEDF, COMPASSODF

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Brasília (2000), mestrado em Educação pela Universidade Católica de Brasília (2005) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo (2017) Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática COMPASSODF e do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil. Atualmente é professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF e do Centro Universitário do Distrito Federal - UDF, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação Matemática; Educação Matemática; Metodologia do ensino de Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Edilene Simões Costa dos Santos, UFMS, COMPASSODF

Possui doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade de Brasília, mestrado na área de Educação/ Ensino e Aprendizagem pela Universidade Católica de Brasília ,especialização em Manejo de recursos ambientais pela Universidade Federal de MS e graduação em Ciências Habilitação Em Matemática pelo UniCeub/D.F Professora do Instituto de Matemática da UFMS - Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da UFMS a partir de 2015. Faz parte dos grupos de pesquisa: Compasso-DF, GPHEME, GHEMATe.

Referências

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Publicado

2019-12-02

Como Citar

MENEZES DE SOUZA, Monica; OLIVEIRA BATISTA, Carmyra; POLICARPO FAGUNDES DE CARVALHO, Rosália; SIMÕES COSTA DOS SANTOS, Edilene. Materiais para o ensino e a aprendizagem de matemática e os Centros de Vivências Lúdicas: : Oficinas Pedagógicas da rede pública de ensino do Distrito Federal. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 5, p. e019022, 2019. DOI: 10.20888/ridphe_r.v5i0.9856. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9856. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO