O uso de materiais de Desenho lidos em Anuários de ensino de São Paulo (1907-1920)

Autores

  • Marcos Denilson Guimarães Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9859

Palavras-chave:

Desenho. Anuário de Ensino. Materiais didáticos.

Resumo

O texto buscou identificar que tipos de materiais de ensino são recomendados e como são usados em tarefas escolares associadas ao ensino do Desenho nos cursos primário e normal de São Paulo. Para alcançar tal objetivo foram tomados para análise os Anuários de Ensino de São Paulo (1907-1920). Os referenciais teóricos são textos produzidos por historiadores da Educação referentes ao método de ensino intuitivo. Como resultados, percebeu-se que o papel, o lápis, os lápis de cores e o quadro negro eram os principais suportes responsáveis pela passagem da percepção/imaginação para a concretização/realização da ideia, isto é, do desenho. Em geral, a tarefa associada era favorecer o esboço pessoal e criativo do aluno por meio do desenvolvimento de suas faculdades de observação e imaginação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANUÁRIO DE ENSINO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Publicação organizada pela Inspetoria Geral do Ensino por ordem do Governo do Estado. São Paulo: Typ. Augusto Siqueira & C., 1907-1908. Disponível em: < http://200.144.6.120/uploads/acervo/periodicos/anuarios_ensino/AEE19070000.pdf>. Acesso em: 01 mar. 2019.

____. Publicação organizada pela Inspetoria Geral do Ensino por ordem do governo do Estado. São Paulo: Typ. Siqueira, Salles & C., 1908-1909. Disponível em: < http://200.144.6.120/uploads/acervo/periodicos/anuarios_ensino/AEE19080000.pdf>. Acesso em: 01 mar. 2019.

______. Publicação Organizada pela Diretoria Geral da Instrução Pública por ordem do governo do Estado. São Paulo: Typographia do Diário Official, 1909-1910. Disponível em: < http://200.144.6.120/uploads/acervo/periodicos/anuarios_ensino/AEE19090000.pdf>. Acesso em: 01 mar. 2019.

______. Publicação Organizado pela diretoria geral da Instrução Pública por ordem do governo do Estado. São Paulo: Typ. Siqueira, Nagel & C., 1910-1911. Disponível em: < http://200.144.6.120/uploads/acervo/periodicos/anuarios_ensino/AEE19100000.pdf>. Acesso em: 01 mar. 2019.

_____. Publicação Organizado pela diretoria geral da Instrução Pública por ordem do governo do Estado. São Paulo: Typ. Siqueira, Nagel & C., 1911-1912. Disponível em:< http://200.144.6.120/uploads/acervo/periodicos/anuarios_ensino/AEE19110000.pdf>. Acesso em: 01 mar. 2019.

______. Publicação Organizado pela diretoria geral da Instrução Pública por ordem do governo do Estado. São Paulo: Typ. Siqueira, 1913. Disponível em:< http://200.144.6.120/uploads/acervo/periodicos/anuarios_ensino/AEE19130000.pdf>. Acesso em: 01 mar. 2019.

______. Publicação Organizado pela diretoria geral da Instrução Pública por ordem do governo do Estado. São Paulo, 1920-1921. Disponível em: < http://200.144.6.120/uploads/acervo/periodicos/anuarios_ensino/AEE19200000.pdf>. Acesso em: 01 mar. 2019.

CARVALHO, M. M. C. Sampaio Dória. Coleção Educadores MEC. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.

FRIZZARINI, C. R. B. Do ensino intuitivo para a escola ativa: os saberes geométricos nos programas do curso primário paulista, 2014. 160f. Dissertação (Mestrado em Educação e Saúde) – Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2014.

LEME DA SILVA, C. M. Régua e compasso no ensino primário? Circulação e apropriação de práticas normativas para as matérias de Desenho e Geometria. História da Educação [Online]. Porto Alegre, n. 44, v. 18, set./dez. 2014, pp. 79-97.

SANTOS, J. C. Materiais de ensino e os saberes elementares matemáticos, Sergipe (1911-1931). Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática/NPGECIMA/UFS) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2016.

SOUZA, R. F. Inovação educacional no século XIX: a construção do currículo da escola primária no Brasil. In: Cadernos Cedes (UNICAMP), Campinas, v. 51, pp. 33-44, 2000.

______. Objetos de ensino: a renovação pedagógica e material da escola primária no Brasil, no século XX. In: Educar em Revista, Editora UFPR, Curitiba, n. 49, jul./set., 2013, pp. 103-120.

VALDEMARIN, V. T. Estudando as lições de coisas. 1ª. ed. Campinas: Autores Associados, 2004.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

GUIMARÃES, Marcos Denilson. O uso de materiais de Desenho lidos em Anuários de ensino de São Paulo (1907-1920). RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 5, p. e019033, 2019. DOI: 10.20888/ridphe_r.v5i0.9859. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9859. Acesso em: 11 out. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO