O uso de materiais de Desenho lidos em Anuários de ensino de São Paulo (1907-1920)
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9859Palavras-chave:
Desenho. Anuário de Ensino. Materiais didáticos.Resumo
O texto buscou identificar que tipos de materiais de ensino são recomendados e como são usados em tarefas escolares associadas ao ensino do Desenho nos cursos primário e normal de São Paulo. Para alcançar tal objetivo foram tomados para análise os Anuários de Ensino de São Paulo (1907-1920). Os referenciais teóricos são textos produzidos por historiadores da Educação referentes ao método de ensino intuitivo. Como resultados, percebeu-se que o papel, o lápis, os lápis de cores e o quadro negro eram os principais suportes responsáveis pela passagem da percepção/imaginação para a concretização/realização da ideia, isto é, do desenho. Em geral, a tarefa associada era favorecer o esboço pessoal e criativo do aluno por meio do desenvolvimento de suas faculdades de observação e imaginação.
Downloads
Referências
____. Publicação organizada pela Inspetoria Geral do Ensino por ordem do governo do Estado. São Paulo: Typ. Siqueira, Salles & C., 1908-1909. Disponível em: < http://200.144.6.120/uploads/acervo/periodicos/anuarios_ensino/AEE19080000.pdf>. Acesso em: 01 mar. 2019.
______. Publicação Organizada pela Diretoria Geral da Instrução Pública por ordem do governo do Estado. São Paulo: Typographia do Diário Official, 1909-1910. Disponível em: < http://200.144.6.120/uploads/acervo/periodicos/anuarios_ensino/AEE19090000.pdf>. Acesso em: 01 mar. 2019.
______. Publicação Organizado pela diretoria geral da Instrução Pública por ordem do governo do Estado. São Paulo: Typ. Siqueira, Nagel & C., 1910-1911. Disponível em: < http://200.144.6.120/uploads/acervo/periodicos/anuarios_ensino/AEE19100000.pdf>. Acesso em: 01 mar. 2019.
_____. Publicação Organizado pela diretoria geral da Instrução Pública por ordem do governo do Estado. São Paulo: Typ. Siqueira, Nagel & C., 1911-1912. Disponível em:< http://200.144.6.120/uploads/acervo/periodicos/anuarios_ensino/AEE19110000.pdf>. Acesso em: 01 mar. 2019.
______. Publicação Organizado pela diretoria geral da Instrução Pública por ordem do governo do Estado. São Paulo: Typ. Siqueira, 1913. Disponível em:< http://200.144.6.120/uploads/acervo/periodicos/anuarios_ensino/AEE19130000.pdf>. Acesso em: 01 mar. 2019.
______. Publicação Organizado pela diretoria geral da Instrução Pública por ordem do governo do Estado. São Paulo, 1920-1921. Disponível em: < http://200.144.6.120/uploads/acervo/periodicos/anuarios_ensino/AEE19200000.pdf>. Acesso em: 01 mar. 2019.
CARVALHO, M. M. C. Sampaio Dória. Coleção Educadores MEC. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.
FRIZZARINI, C. R. B. Do ensino intuitivo para a escola ativa: os saberes geométricos nos programas do curso primário paulista, 2014. 160f. Dissertação (Mestrado em Educação e Saúde) – Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2014.
LEME DA SILVA, C. M. Régua e compasso no ensino primário? Circulação e apropriação de práticas normativas para as matérias de Desenho e Geometria. História da Educação [Online]. Porto Alegre, n. 44, v. 18, set./dez. 2014, pp. 79-97.
SANTOS, J. C. Materiais de ensino e os saberes elementares matemáticos, Sergipe (1911-1931). Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática/NPGECIMA/UFS) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2016.
SOUZA, R. F. Inovação educacional no século XIX: a construção do currículo da escola primária no Brasil. In: Cadernos Cedes (UNICAMP), Campinas, v. 51, pp. 33-44, 2000.
______. Objetos de ensino: a renovação pedagógica e material da escola primária no Brasil, no século XX. In: Educar em Revista, Editora UFPR, Curitiba, n. 49, jul./set., 2013, pp. 103-120.
VALDEMARIN, V. T. Estudando as lições de coisas. 1ª. ed. Campinas: Autores Associados, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de exclusividade da revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais. Sendo utilizados dados ou o artigo completo para outros fins, o autor deverá solicitar por escrito autorização ao editor para tais fins.
A RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.
Licença utilizada: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Aviso de derechos de autor
Los derechos de autor para artículos publicados en esta revista son de exclusiva de la revista. En virtud de aparecer en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educativas y no comerciales. Si se utilizan datos o el artículo completo para otros fines, el autor deberá solicitar por escrito autorización al editor para tales fines.
La RIDPHE_R Revista Iberoamericana del Patrimonio Histórico-Educativo utiliza la licencia de Creative Commons (CC), preservando así la integridad de los artículos en ambiente de acceso abierto.
Licencia usada: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/