O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
    • La contribución es original e inédita, y no está siendo evaluada para publicación por otra revista; de lo contrario, se debe justificar en "Comentarios al editor".
  • • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
    • El archivo de envío está en formato de Microsoft Word, OpenOffice o RTF.
  • • URLs para as referências foram informadas quando possível.
    • Las direcciones URL para las referencias se deben informar cuando es posible.
  • • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
    • El texto está en un espacio 1,5; utiliza una fuente de 12 puntos; emplea Itálico en lugar de subrayado (excepto en direcciones URL); las figuras y las tablas se insertan en el texto, no al final del documento en forma de datos adjuntos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
    El texto sigue los patrones de estilo y los requisitos bibliográficos descritos en Diretrizes para Autores, en la página Acerca de la revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
    En caso de sometimiento a una sección con evaluación por pares (por ejemplo, artículos), las instrucciones disponibles en Assegurando a avaliação pelos pares cega se siguieron.
  • Conferir se foi realizado o registro ORCID no ato da  submissão. O identificador ORCID pode ser obtido gratuitamente no endereço: https://orcid.org/register. É obrigatório o registro ORCID de todos os autores.



    Ver si se realizó el registro ORCID en el acto de la sumisión. El identificador ORCID puede obtenerse gratuitamente en: https://orcid.org/register. Es obligatorio el registro ORCID de todos los autores.

Diretrizes para Autores

Dossiê

Conjunto de artigos abordando temáticas inovadoras e de relevância para o Patrimônio Histórico Educativo e Cultural, uma vez que o Patrimônio Cultural, material e imaterial, tanto na constituição como na difusão, envolve ações educativas. O conjunto de textos que o compõe, no mínimo 05 artigos aprovados por pareceristas, deve ter caráter interinstitucional, possuir no mínimo um artigo internacional e trazer apresentação do (s) organizador (es). O dossiê deve ser proposto por pesquisador(es) doutor(es), na condição de organizador(es). Em caso de não haver aprovação do número mínimo de artigos para a composição de um dossiê, os textos aprovados pelos pareceristas poderão ser publicados na seção “Artigo” com anuência dos (as) autores (as). O Dossiê poderá ser proposto por pesquisadores (as) da comunidade acadêmica ou por chamada aberta pelos (as) editores (as). Os artigos do dossiê deverão ser submetidos pelo sistema seguindo as normas de publicação da Revista.

Dossier

Conjunto de artículos abordando temáticas innovadoras y de relevancia para el Patrimonio Histórico Educativo y Cultural, una vez que el Patrimonio Cultural, material e inmaterial, tanto en la constitución y en la difusión, involucra acciones educativas. El conjunto de textos que lo componen, por lo menos 05 artículos aprobados por pareceristas, debe tener carácter interinstitucional, poseer al menos un artículo internacional y traer presentación del organizador (s). El expediente debe ser propuesto por un investigador (es) doctor (es), en la condición de organizador (es). En caso de no haber aprobación del número mínimo de artículos para la composición de un dossier, los textos aprobados por los pareceristas podrán ser publicados en la sección "Artículo" con anuencia de los (as) autores (as). El Dossier puede ser propuesto por investigadores de la comunidad académica o por convocatoria abierta por los editores (as). Los artículos del dossier deberán ser sometidos por el sistema siguiendo las normas de publicación de la Revista.

Dossier

Set of articles addressing innovative themes of relevance to the Educational and Cultural Historical Heritage, since the material and immaterial Cultural Heritage, both in constitution and diffusion, involves educational actions. The set of texts that compose it, at least 05 articles approved by peer reviewers, must have an interinstitutional character, have at least one international article and bring presentation of the organizer (s). The dossier must be proposed by researcher (s) doctor (s), as organizer (s). In case of not approving the minimum number of articles for the composition of a dossier, the texts approved by the reviewers may be published in the “Article” section with the consent of the authors. The Dossier may be proposed by researchers from the academic community or by an open call by the editors. Articles in the dossier must be submitted by the system following the journal's publication rules.

Artigo

A seleção de artigos para publicação toma como critérios básicos sua contribuição à temática do Patrimônio Histórico-Educativo, a originalidade do tema ou do tratamento dado ao mesmo, assim como a consistência da abordagem teórico-metodológica.  A Comissão Editorial pode vir a publicar artigo produzido a convite, com o intuito de contribuir com algum debate mais premente da área. Esse artigo será objeto de avaliação apenas pela Comissão Editorial.

Neste sentido, serão aceitos artigos em português, em espanhol, em inglês ou em francês.

O artigo pode ter no máximo quatro autores e deve conter as seguintes seções: introdução, desenvolvimento e conclusão. 

O artigo anexado à submissão deve estar salvo em Word for Windows. Não serão aceitas submissões em outros formatos, por exemplo em PDF.

Em caso de dúvidas sobre como fazer a submissão de artigos acesse as instruções na aba "TUTORIAL".

O texto deve ter a seguinte configuração:

Títulos: em português, em inglês, em espanhol e em francês.

Resumos: os resumos (em português, inglês, espanhol e francês) devem ter, no máximo,  800 caracteres, com espaços.

Palavras-chave: 3 (três) palavras-chave, em português, em inglês, em espanhol e em francês, separadas entre si por ponto.

Artigos: os artigos devem ter a extensão de 20.000 a 60.000 caracteres, com espaços (sem contar o resumo) - cerca de 10 a 30 paginas

Fonte: "Times New Roman"

Tamanho da fonte:

- do texto: 12

- do título do artigo: 12 (apenas a inicial do título e nomes próprios em maiúsculo e em negrito)

- da nota de rodapé: 10

- utilizada em título e fonte bibliográfica de ilustrações: 10

- para citações longas: 10

Tamanho de folha: A4

Margens: superior: 3,0 cm

Esquerda: 3,0 cm

Inferior: 2,0 cm

Direita:  2,0 cm

Alinhamento do texto: Justificado

Espaços entre as linhas: 1,5cm

Recuo de início de parágrafo: 1,5 cm

Recuo de citação longa: 4 cm

As notas devem ter caráter explicativo e serão enumeradas consecutivamente dentro do texto, no formato de notas de rodapé.

As citações literais de até 3 linhas serão integradas ao parágrafo, colocadas entre aspas (NÃO utilizar itálico) e seguidas pelo sobrenome do autor do referido texto, ano de publicação e página ou páginas do texto citado, entre parênteses (SOBRENOME DO AUTOR, ano, p. xx-xx). Quando o autor citado integra a frase, só o ano e a página serão colocados entre parênteses (ano, p. xx).

As citações de mais de três linhas serão destacadas no texto em parágrafo especial, deixando um espaço de 4cm à esquerda.

As referências sem citações literais devem ser incorporadas ao texto, entre parênteses, indicando o sobrenome do autor e o ano da publicação (SOBRENOME DO AUTOR, ano).

As ilustrações, figuras e tabelas devem estar no corpo do texto impresso e conter legendas (figuras e ilustrações) ou enunciados (tabelas) e fontes utilizadas. As figuras devem ser acompanhadas, sempre que possível, dos originais, ou então digitalizadas com resolução mínima de 300 dpi e salvas em arquivos à parte.

As referências bibliográficas devem estar de acordo com ABNT NBR 6023, devendo-se registrar nas referências somente os autores citados no corpo do texto. Deve ser utilizado o sistema alfabético para as referências, que serão reunidas no final do artigo, de acordo com os exemplos a seguir:

- Livro completo de um só autor:

SOBRENOME, Nome. Título em negrito. Edição. Local de edição: Editora, ano de edição, número de páginas.

- Livro completo de dois ou três autores:

SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Título em negrito. Edição. Local de edição: Editora, ano de edição, número de páginas.

- Livro de mais de três autores:

SOBRENOME, Nome et al. Título em negrito. Edição. Local de edição: Editora, ano de edição, número de páginas.

- Capítulo/Artigo em livro:

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. In: SOBRENOME, Nome (Ed./Org./Coord.). Título em negrito. Edição. Local de edição: Editora, ano de edição, número de páginas.

- Artigos em Revistas:

SOBRENOME, Nome. Título do artigo sem aspas ou negrito. Nome da Revista em negrito, local, volume, número, página(s), data (mês e ano).

- Dissertações e Teses:

SOBRENOME, Nome. Título da dissertação ou tese em negrito. Ano. Número de páginas. Dissertação/Tese (Mestrado/Doutorado em xxx [área]) - Nome da Instituição por extenso (Faculdade, Universidade), local.

- Artigos em jornais:

SOBRENOME, Nome. Título do artigo sem aspas ou negrito. Nome do jornal em negrito. Local, data, Caderno/Seção, página(s).

- Publicação em meio eletrônico:

SOBRENOME, Nome. Título da matéria ou artigo. Título da publicação (site, revista em negrito), local, número, data (mês e ano). Disponível em: .......... [endereço eletrônico]. Acesso em: dia mês ano.

A publicação e os comentários a respeito de documentos inéditos seguirão as normas especificadas para os artigos.

As traduções devem vir acompanhadas de autorização do autor.

Caso o trabalho/pesquisa e/ou experiência didática tenha apoio financeiro de alguma instituição, esta deverá ser mencionada.

Os artigos podem sofrer alterações editoriais não substanciais (paragrafações, correções gramaticais, adequações estilísticas e editoriais).

O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Ridphe_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo. Não há qualquer remuneração pelos trabalhos publicados.

Os editores e/ou quaisquer indivíduos ou instituições vinculadas à Ridphe_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo não se responsabilizam pelas opiniões, ideias, conceitos e posicionamentos expressos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).

O(s) autor(es) é(são) responsável(is) pela adequação dos textos às normas ortográficas e gramaticais e às normas de publicação, bem como à submissão aos respectivos comitês de ética e respeito às normativas referentes ao tema, e não cabe à Ridphe_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo qualquer responsabilidade sobre tais questões.

Artículo

La selección de artículos para publicación toma como criterios básicos su contribución a la temática del Patrimonio Histórico-Educativo, la originalidad del tema o del tratamiento dado al mismo, así como la consistencia del enfoque teórico-metodológico. La Comisión Editorial puede publicar algún artículo derivado de una invitación  con el propósito de contribuir con algún debate más urgente del área. Este artículo será objeto de evaluación sólo por la Comisión Editorial.

En este sentido, los artículos serán aceptados en portugués, español, Inglés o Francés.

El artículo puede tener un máximo de cuatro autores y debe contener las siguientes secciones: introducción, marco teórico, desarrollo metodológico, análisis y conclusión. 

El artículo adjunto a la presentación debe guardarse en Word para Windows. No serán aceptados envíos con archivo en otro formato, por ejemplo en PDF.

En caso de dudas sobre como hacer el envío de artículos acceda instrucciones en el "TUTORIAL" de la revista.

El texto debe tener la siguiente configuración:

Título: en portugués, inglés, francés y español.

Resúmenes: resúmenes (en portugués, Inglés, francés y español) deben tener un máximo de 800 caracteres, incluidos los espacios.

Palabras clave: tres (3) palabras clave, en portugués, Inglés, francés y español, separados por punto.

Artículos: los artículos deben tener la extensión de 20.000 a 60.000 caracteres, con espacios (sin contar el resumen) - alrededor de 10 a 30 páginas

Fuente: "Times New Roman"

Tamaño de fuente:

- del texto: 12

- del título del artículo: 12 (sólo la inicial del título y los nombres en mayúsculas y en negrita)

- de la nota al pie de página: 10

- utilizada en título y fuente bibliográfica de ilustraciones: 10

- para las citas largas: 10

Tamaño de hoja: A4

Márgenes: superior: 3,0 cm

Izquierda: 3,0 cm

Inferior: 2,0 cm

Derecha: 2,0 cm

Alineación del texto: Justificado

Espacios entre líneas: 1,5 cm

Sangría de início de párrafo: 1,5 cm

Sangría de citas largo: 4 cm

Las notas deben tener carácter explicativo y se enumerarán consecutivamente dentro del texto, en el formato de notas al pie.

Las citas literales de hasta 3 líneas estarán integradas em el párrafo, colocadas entre comillas (NO utilizar cursiva) y seguidas por el apellido del autor del referido texto, año de publicación y página o páginas del texto citado, entre paréntesis (APELLIDO DEL AUTOR, año, xx-xx). Cuando el autor citado integra la frase, sólo el año y la página se colocan entre paréntesis (año, p. Xx).

Las citas de más de tres líneas se destacan en el texto en un párrafo especial, dejando un espacio de 4 cm a la izquierda.

Las referencias sin citas literales deben ser incorporadas al texto, entre paréntesis, indicando el apellido del autor y el año de la publicación (APELLIDO DEL AUTOR, año).

Las ilustraciones, figuras y tablas deben estar en el cuerpo del texto impreso y contener leyendas (figuras e ilustraciones) o enunciados (tablas) y fuentes utilizadas. Las figuras deben ser acompañadas, siempre que sea posible, de los originales, o bien digitalizadas con una resolución mínima de 300 dpi y guardadas en archivos aparte.

Las referencias bibliográficas deben estar de acuerdo con ABNT NBR 6023, debiéndose registrar en las referencias solamente los autores citados en el cuerpo del texto. Se utilizará el sistema alfabético para las referencias, que se reunirán al final del artículo, de acuerdo con los siguientes ejemplos:

- Libro completo de un solo autor:

APPELIDO, Nombre. Título en negrita. Edición. Lugar de edición: Editora, año de edición, número de páginas.

- Libro completo de dos o tres autores:

APPELIDO, Nombre; APPELIDO, Nombre; APPELIDO, Nombre. Título en negrita. Edición. Lugar de edición: Editora, año de edición, número de páginas.

- Libro de más de tres autores:

APPELIDO, Nombre y al. Título en negrita. Edición. Lugar de edición: Editora, año de edición, número de páginas.

- Capítulo / Artículo en libro:

APPELIDO, Nombre. Título del artículo. En: APELLIDO, Nombre (Ed./Org./Coord.). Título en negrita. Edición. Lugar de edición: Editora, año de edición, número de páginas.

- Artículos en Revistas:

APPELIDO, Nombre. Título del artículo sin comillas o negrita. Nombre de la revista en negrita, lugar, volumen, número, página (s), fecha (mes y año).

- Disertaciones y Tesis:

APPELIDO, Nombre. Título de la disertación o tesis en negrita. Número de páginas. Disertación / Tesis (Maestría / Doctorado en xxx [área]) - Nombre de la Institución por extenso (Facultad, Universidad), local.

- Artículos en periódicos:

APPELIDO, Nombre. Título del artículo sin comillas o negrita. Nombre del periódico en negrita. Lugar, fecha, Cuaderno / Sección, página (s).

- Publicación en medio electrónico:

APPELIDO, Nombre. Título de la materia o artículo. Título de la publicación (sitio, revista en negrita), lugar, número, fecha (mes y año). Disponible en: .......... [dirección electrónica]. Acceso en: día mes año.

La publicación y los comentarios sobre documentos inéditos seguirán las normas especificadas para los artículos.

Las traducciones deben venir acompañadas de autorización del autor.

Si el trabajo / investigación y / o experiencia didáctica tiene apoyo financiero de alguna institución, ésta deberá ser mencionada

Article

The selection of articles for publication takes as its basic criteria their contribution to the theme of the Historical-Educational Heritage, the originality of the theme or the treatment given to it, as well as the consistency of the theoretical-methodological approach. The Editorial Commission may publish an article produced by invitation to contribute to some more urgent debate in the area. This article will be evaluated only by the Editorial Board.

In this sense, articles will be accepted in Portuguese, Spanish, English or French.

The paper may have a maximum of four authors and should contain the following sections: introduction, development and conclusion.

The article attached to the submission must be saved in Word for Windows. Submissions will not be accepted in other formats, for example in PDF.

If you have questions about submitting articles, please refer to the instructions on the "TUTORIAL" tab.

The text must have the following setting:

Titles: in Portuguese, English, Spanish and French.

Abstracts: Abstracts (in Portuguese, English, Spanish and French) must have a maximum of 800 characters, with spaces.

Keywords: 3 (three) keywords, in Portuguese, English, Spanish and French, separated by each point.

Articles: Articles must be 20,000 to 60,000 characters long, with spaces (not counting abstract) - about 10 to 30 pages

Source: "Times New Roman"

Font size:

- from text: 12

- from the title of the article: 12 (only the initial of the title and proper nouns in capital letters and bold)

- from footnote: 10

- used in title and bibliographic source of illustrations: 10

- for long quotes: 10

Sheet Size: A4

Margins: Upper: 3.0 cm

Left: 3.0 cm

Bottom: 2.0 cm

Right: 2.0 cm

Text Alignment: Justified

Spaces between lines: 1.5cm

Registro no ORCID

Como forma de padronização de autoria, o Comitê Editorial da RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo tornou obrigatória a inclusão do iD do ORCID no ato da submissão.

O identificador ORCID pode ser obtido gratuitamente no endereço: https://orcid.org/register. Ao se cadastrar se deve aceitar os padrões para apresentação de iD ORCID, e incluir a URL completa, acompanhada da expressão “http://”, no seu cadastro logo após o e-mail (por exemplo: http://orcid.org/0000-0002-1825-0097 ). Aos metadados que não possuírem o registro do ORCID não será possível o prosseguimento ao processo de avaliação. É obrigatório o registro ORCID de todos os autores.

Registro em ORCID

Como forma de estandarización de autoría, el Comité Editorial de la RIDPHE_R Revista Iberoamericana del Patrimonio Histórico-Educativo hizo obligatoria la inclusión del iD del ORCID en el acto de la sumisión.

El identificador ORCID puede obtenerse gratuitamente en: https://orcid.org/register. Al registrarse si debe aceptar los estándares para la presentación de iD ORCID, e incluir la URL completa, acompañada de la expresión "http: //"  en su registro, inmediatamente después del e-mail (por ejemplo: http://orcid.org/0000-0002-1825-0097 ). A los metadatos que no posean el registro del ORCID no será posible la continuación del proceso de evaluación. Es obligatorio el registro ORCID de todos los autores.

ORCID Registration

As a form of standardization of authorship, the RIDPHE_R Editorial Committee Iberoamerican Journal of Historical-Educational Heritage made the inclusion of the ORCID iD in the act of submission mandatory.
The ORCID identifier can be obtained free of charge at https://orcid.org/register.
By registering you must accept the standards for submission of iD ORCID, and include the full URL, accompanied by the expression
  “Http: //” on your registration right after the email
  (e.g. http://orcid.org/0000-0002-1825-0097).
Metadata that does not have the ORCID record will not be able to continue the evaluation process. ORCID registration is required for all authors.

ARTIGO

Política padrão de seção

RESENHA

A resenha deve estar acompanhada de referência bibliográfica do livro resenhado, nome do autor da resenha e nome da instituição. Pode ser dado um título à resenha.

A resenha deve ter extensão de 5.000 a 15.000 caracteres com espaços (cerca de 3 páginas a 6 páginas). 

Somente serão aceitas resenhas de livros publicados há no máximo quatro anos ou que tenham valor histórico para a área da revista e que estejam diretamente vinculados ao tema tratado pela revista.

Reseña

 La reseña debe estar acompañada de referencia bibliográfica del libro reseñado, nombre del autor de la reseña y nombre de la institución. Se puede dar un título a la reseña.

La reseña debe tener una extensión de 5.000 a 20.000 caracteres con espacios (alrededor de 3 páginas a 10 páginas).

Sólo se aceptarán reseñas de libros publicados hace un máximo de cuatro años, o que tenga valor histórico para área de la revista y que estén directamente vinculados al tema tratado por la revista.

Review

The review must be accompanied by a bibliographic reference of the reviewed book, name of the author of the review and name of the institution. A review title may be given.

The review should be from 5,000 to 15,000 characters with spaces (about 3 pages to 6 pages).

Only reviews of books published for a maximum of four years or that have historical value for the journal area and that are directly linked to the theme addressed by the journal will be accepted.

DOCUMENTO

Nessa seção são divulgados textos de fontes manuscritas, impressas, oficiais e de outras procedências, bem como, documentos outros nos mais variados suportes, iconográficos, tridimensionais, que abordem questões de interesse para a área temática da revista e que com elas possam dialogar.

O documento deve acompanhar título, ano e fonte do documento, nome do apresentador além de breve apresentação e/ou discussão do mesmo.

Documento

 En esta sección se divulgan textos de fuentes manuscritas, impresas, oficiales y de otras procedencias, así como documentos otros en los más variados soportes, iconográficos, tridimensionales, que aborden cuestiones de interés para el área temática de la revista y que con ellas puedan dialogar.

Document

In this section are published texts from handwritten, printed, official and other sources, as well as other documents in various media, iconographic and three-dimensional, which address issues of interest to the journal's thematic area and can dialogue with them. The document must accompany the title, year and source of the document, the name of the presenter and a brief presentation and / or discussion of it.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 Declaración de privacidad 

Los nombres y direcciones informados en esta revista se utilizarán exclusivamente para los servicios prestados por esta publicación y no están disponibles para otros fines o para terceros.