Orientações para o uso didático de materiais na escola primária: um estudo em revistas pedagógicas (1891 – 1916)

Autores

  • Rosimeire Borges Universidade do Vale do Sapucaí https://orcid.org/0000-0003-1006-844X
  • Aparecida Rodrigues Silva Duarte Universidade do Vale do Sapucaí
  • Érica Nadir de Andrade Cruz Universidade do Vale do Sapucaí

DOI:

https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9904

Palavras-chave:

Escola primária. Método intuitivo. Revistas pedagógicas.

Resumo

Este estudo histórico analisou artigos de revistas pedagógicas, publicadas em diferentes estados brasileiros, no período 1891 a 1916. Nestas fontes, buscou-se conhecer recomendações e orientações para o uso didático de materiais nas aulas de aritmética da escola primária. É possível afirmar que os autores destes artigos sugeriram para os professores leitores que utilizassem diversificados materiais em suas aulas de aritmética apresentando modelos de atividades que envolvessem os alunos na observação, comparação e manipulação desses materiais, na resolução de exercícios e problemas, de forma a auxiliá-los na compreensão dos conceitos aritméticos estudados. Em suma, esses artigos disseminaram fundamentos do método intuitivo para as escolas primárias brasileiras naquele período.

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Biografia do Autor

Aparecida Rodrigues Silva Duarte, Universidade do Vale do Sapucaí

Atualmente é vice-coordenadora do Mestrado em Educação da Universidade do Vale do Sapucaí e pesquisadora do Grupo de Pesquisa de História da Educação (GHEMAT). Possui  Bacharelado em Matemática Pura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985), Mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e Doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007).

Érica Nadir de Andrade Cruz, Universidade do Vale do Sapucaí

Mestre em Educação pela UNIVÁS - Universidade do Vale do Sapucaí (2018). Cursa Pós-graduação em Tutoria em Educação a Distância pela FAVENI - Faculdade Venda Nova do Imigrante. Possui graduação em Pedagogia pela UNIMES - Universidade Metropolitana de Santos (2016). Possui Especialização em Gestão Educacional pela UNIVÁS - Universidade do Vale do Sapucaí (2015). Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Vale do Sapucaí (2008). Atualmente é pedagoga do programa MedioTec e colaboradora do Programa de Estatística, Indicadores e Informações Acadêmicas, ambos do Instituto Federal do Sul de Minas.

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

BORGES, Rosimeire; DUARTE, Aparecida Rodrigues Silva; CRUZ, Érica Nadir de Andrade. Orientações para o uso didático de materiais na escola primária: um estudo em revistas pedagógicas (1891 – 1916). RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 5, p. e019032, 2019. DOI: 10.20888/ridphe_r.v5i0.9904. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9904. Acesso em: 15 jul. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO