Orientações para o uso didático de materiais na escola primária: um estudo em revistas pedagógicas (1891 – 1916)

Autores

  • Rosimeire Borges Universidade do Vale do Sapucaí https://orcid.org/0000-0003-1006-844X
  • Aparecida Rodrigues Silva Duarte Universidade do Vale do Sapucaí
  • Érica Nadir de Andrade Cruz Universidade do Vale do Sapucaí

DOI:

https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9904

Palavras-chave:

Escola primária. Método intuitivo. Revistas pedagógicas.

Resumo

Este estudo histórico analisou artigos de revistas pedagógicas, publicadas em diferentes estados brasileiros, no período 1891 a 1916. Nestas fontes, buscou-se conhecer recomendações e orientações para o uso didático de materiais nas aulas de aritmética da escola primária. É possível afirmar que os autores destes artigos sugeriram para os professores leitores que utilizassem diversificados materiais em suas aulas de aritmética apresentando modelos de atividades que envolvessem os alunos na observação, comparação e manipulação desses materiais, na resolução de exercícios e problemas, de forma a auxiliá-los na compreensão dos conceitos aritméticos estudados. Em suma, esses artigos disseminaram fundamentos do método intuitivo para as escolas primárias brasileiras naquele período.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aparecida Rodrigues Silva Duarte, Universidade do Vale do Sapucaí

Atualmente é vice-coordenadora do Mestrado em Educação da Universidade do Vale do Sapucaí e pesquisadora do Grupo de Pesquisa de História da Educação (GHEMAT). Possui  Bacharelado em Matemática Pura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985), Mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e Doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007).

Érica Nadir de Andrade Cruz, Universidade do Vale do Sapucaí

Mestre em Educação pela UNIVÁS - Universidade do Vale do Sapucaí (2018). Cursa Pós-graduação em Tutoria em Educação a Distância pela FAVENI - Faculdade Venda Nova do Imigrante. Possui graduação em Pedagogia pela UNIMES - Universidade Metropolitana de Santos (2016). Possui Especialização em Gestão Educacional pela UNIVÁS - Universidade do Vale do Sapucaí (2015). Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Vale do Sapucaí (2008). Atualmente é pedagoga do programa MedioTec e colaboradora do Programa de Estatística, Indicadores e Informações Acadêmicas, ambos do Instituto Federal do Sul de Minas.

Referências

ARANHA, M. L. A. História da educação. 2. ed. São Paulo: Moderna, 1996.

BARRETO, A. Pedagogia Pratica: arithmetica. A Eschola Publica, São Paulo, v. 1, n. 4, p. 309-313, dez. 1896. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/126739. Acesso em: 27 jun. 2017.

BASTOS, M. H. C. Método intuitivo e lições de coisas por Ferdinand Buisson. Hist. Educ. (Online), Porto Alegre, v. 17, n. 39, p. 231-253, jan./abr. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/heduc/v17n39/a13v17n39.pdf. Acesso em: 05 fev. 2018.

BRITO, J. L. S. Cartas de Parker: para o ensino de arithmetica nas escolas primarias. Revista de Ensino, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 35-46, abr. 1902. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/98842. Acesso em: 27 jun. 2017.

CARVALHO, M. M. C. Livros e revistas para professores: configuração material do impresso e circulação internacional de modelos pedagógicos. In: PINTASSILGO, J., FREITAS, M.C., MOGARRO, M.J., CARVALHO, M.M.C. História da Escola em Portugal e no Brasil. Circulação e apropriação de modelos culturais. Lisboa: Colibri, 2006.

CAVALCANTE, A. Considerações sobre o ensino de leitura e arithmetica. Revista do Ensino Primário, Salvador, v. 1, n. 02, p. 21-23, dez. 1892b. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/129726. Acesso em: 17 set. 2017.

CAVALCANTE, A. Nos etiam pro causa nóstra pugnamos. Revista do Ensino Primário, Salvador, v. 1, n. 1, p. 1-9, nov. 1892a. Disponível em https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/129725. Acesso em: 17 set. 2017.

CELESTINO, P. O ensino de arithmetica. Revista do Ensino Primário, Salvador, v. 1, n. 10, p. 185-186, ago. 1893b. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/129732. Acesso em: 17 set. 2017.

CELESTINO, P. O ensino de arithmetica. Revista do Ensino Primário, Salvador, v. 1, n. 12, p. 218-220, out. 1893c. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129734. Acesso em: 17 set. 2017.

CELESTINO, P. O ensino de arithmetica. Revista do Ensino Primário, Salvador, v. 1, n. 9, p. 164-166, jul. 1893a. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/129731. Acesso em: 17 set. 2017.

GALLEGO, C. D.; JIMÉNEZ S. E. El uso de materiales en la enseñanza de la matemática escolar (1925-1936). In: Foro Ibérico de Museísmo Pedagógico – V Jornadas Científicas de la SEPHE. Anais [...]. Universidade de Murcia, ES, nov. 2012, p. 181-196. Disponível em http://xviiseminariotematico.paginas.ufsc.br/textos-de-referencia. Acesso em 15 mar. 2019.

INSTRUÇÕES para a organização do ensino das escolas primárias. Revista do Ensino, Maceió, v. 1, n. 1, p. 5-16, maio, 1891. Disponível em https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/179870. Acesso em: 17 set. 2107.

KIDDLE, H.; HARRISON, T.; CALKINS, N. A. Manual de Methodos. Revista Pedagógica, Rio de Janeiro, n. 25/26/27, p. 215-227, set. 1893. Disponível em https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/158562. Acesso em: 04 jan. 2018.

MAMCASZ V. L.V. O soroban na formação de conceitos matemáticos por pessoas com deficiência intelectual: implicações na aprendizagem e no desenvolvimento. 2017. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017.

MONTEIRO, F. L. Aritmetica preliminar. Revista de Ensino, São Paulo, v. 15, n. 3, p. 29-32, dez. 1916. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/130206. Acesso em: 15 jan. 2018.

NÓVOA, A. A imprensa de educação e ensino: repertório analítico. Colecção Memórias da Educação. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1993.

ROBERTS, D. L. History of Tools and Technologies in Mathematics Education. In: KARP, A.; SCHUBRING, G. (ed.). Handbook on the History of Mathematics Education, Springer, NY, p. 565-577, 2014.

SAVIANI, D. As concepções pedagógicas na história da educação brasileira. Texto elaborado no âmbito do projeto de pesquisa “O espaço acadêmico da pedagogia no Brasil”, financiado pelo CNPq, para o “projeto 20 anos do Histedbr”. Campinas, 25 ago. 2005.

SILVA, J. F. V. Observação aos professores ou adjuntos que se occupam do ensino da arithmetica nas classes elementares das escolas do 1º gra’o. Revista Pedagógica, Rio de Janeiro, p. 287-302, 1893. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130209. Acesso em: 15 nov. 2017.

SOUZA, R. F. Objetos de ensino: a renovação pedagógica e material da escola primária no Brasil, no século XX. Educar em Revista, Curitiba, n. 49, p. 103-120, jul/set. 2013. Disponível em: http://xviiseminariotematico.paginas.ufsc.br/textos-de-referencia. Acesso em: 12 mar. 2019.

THOMPSON, O. Arithmetica elementar. A Eschola Publica, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 5-6, jul., 1893. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/13360. Acesso em: 27 jun. 2017.

VALENTE, W. R. “Matemática? Eu trabalho primeiro no concreto”: elementos para a história do senso comum pedagógico. Ciênc. Educ., Bauru, v. 23, n. 3, p. 597-611, 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v23n3/1516-7313-ciedu-23-03-0597.pdf. Acesso em: 15 jan. 2018.

VALENTE, W. R. O ensino intuitivo de aritmética e as cartas de Parker. In: Congresso Brasileiro de História da Educação. O ensino e a pesquisa em história da educação UFS/UNIT. Aracajú, 2008. Disponível em: http://sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe5/pdf/528.pdf. Acesso em: 12 jan. 2018.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

BORGES, Rosimeire; DUARTE, Aparecida Rodrigues Silva; CRUZ, Érica Nadir de Andrade. Orientações para o uso didático de materiais na escola primária: um estudo em revistas pedagógicas (1891 – 1916). RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 5, p. e019032, 2019. DOI: 10.20888/ridphe_r.v5i0.9904. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9904. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO