Estéticas das resistências e o documentário: Diário de Exus

Autores

  • Gilberto Alexandre Sobrinho UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.12618

Palavras-chave:

Estéticas das resistências, documentário, Diário de Exus, cinema brasileiro

Resumo

De 2013 a 2016, foram desenvolvidos três projetos de documentário sob minha direção, na região metropolitana de Campinas-SP, que resultaram na “Trilogia Afro-Campineira”. São três curtas-metragens focados em protagonistas de processos culturais, religiosos e artísticos, todos defensores de manifestações de matrizes africanas e seus potentes hibridismos. Os filmes são Diário de Exus (2015), A Dança da Amizade, Histórias de Urucungos, Puítas e Quijengues (2016) e A Mulher da Casa do Arco-Íris (2017/2018). Todos os filmes tiveram fontes de financiamento como FAEPEX/UNICAMP, FICC e Prêmio Estimulo ao Curta-metragem do Estado de São Paulo e contaram com uma rede de parceiros, da universidade (UNICAMP) e das comunidades e pontos de cultura envolvidos. Desenvolvem-se, nos filmes, o que nomeio como as “estéticas das resistências”, priorizando narrativas afro-diaspóricas, num processo de criação em que confluem estética e política. Esteticamente, trata-se de destacar a convergência e a disputa dos modos observativos, participativos, poéticos e performáticos de realização documentárias, voltados para sujeitos portadores de códigos culturais afrocentrados. Politicamente, realçam-se o papel da cultura e da religião na afirmação e construção identitária do negro, no Brasil. Esse texto documenta o processo de realização do primeiro curta-metragem, Diário de Exus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

OLIVEIRA, Alessandro, NAVARRO, Grácia. A tensão entre o sagrado e o fazer teatral: uma reflexão a partir do espetáculo Exus, do Grupo Pindorama. Urdimento, v.2, n.27, p.249-268, Dezembro 2016.

SOBRINHO, Gilberto Alexandre, NAVARRO, Grácia, KOPELMAN, Isa. Exu: Da investigação da teatralidade na oralidade popular brasileira à tecedura dramatúrgica contemporânea. In: VII Reunião Científica - ABRACE, 2013, Belo Horizonte. Memória Abrace Digital, 2013. p. 01-08. http://www.portalabrace.org/viireuniao/dramaturgia/NAVARRO_Gracia_Maria_KOPELMAN_Isa_SOBRINHO_Gilberto_Alexandre.pdf

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

ALEXANDRE SOBRINHO, Gilberto. Estéticas das resistências e o documentário: Diário de Exus . RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 5, p. e019041, 2019. DOI: 10.20888/ridphe_r.v5i0.12618. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/12618. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

DOCUMENTO