Dossiê Temático - Parte II - Patrimônio-educativo e história oral: subjetividades e diversidades na contemporaneidade

Palavras-chave: História oral. Diversidade. Subjetividade.

Resumo

É com grande alegria que fazemos a apresentação deste segundo volume do dossiê temático “Patrimônio-Educativo e História Oral: Subjetividades e Diversidades na Contemporaneidade”, editado pela Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, da Faculdade de Educação da Universidade de Campinas – Unicamp. De certa maneira, fazer esta continuação do dossiê é um modo de mostrar a consolidação de um campo de diálogo, ainda com múltiplas interpretações, mas que se ramifica e enraíza, estabelecendo elos entre a educação e a história oral.

Biografia do Autor

Andrea Paula dos Santos Oliveira Kamensky, UFABC
Possui graduação em História - Bacharelado (1994) e Licenciatura (1999) pela Universidade de São Paulo - USP, mestrado em História Social (1998), doutorado em História Econômica (2003), pela Universidade de São Paulo - USP, e pós-doutorado em História da Ciência (2010), no Centro Simão Mathias de Estudos em História da Ciência/Programa de Pós-Graduação em História da Ciência da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Desde 2010, é professora da Universidade Federal do ABC (UFABC/SP), ligada ao Bacharelado em Ciência e Humanidades, ao Bacharelado em Políticas Públicas e ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão da Inovação.
Maria Lucia Mendes de Carvalho, Centro Paula Souza/São Paulo
Pós-doutoranda em Museologia e Patrimônio no MAST (2015).Doutora em Planejamento e Desenvolvimento Rural Sustentável na Faculdade de Engenharia Agricola da Universidade Estadual de Campinas (2013). Mestre em Engenharia Química pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1989). Bacharel em Química pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo (1980), Engenheira Agricola pela Faculdade de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Campinas (1980), e Licenciatura Plena pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (1981). Atuou em Centros de Pesquisas das Indústrias Químicas: Rhodia, Aquatec e Oxiteno, como pesquisadora e, posteriromente, gerente de pesquisa e desenvolvimento (1981 a 1995). É professora coordenadora de projetos no Centro Paula Souza, coordenando o Grupo de Estudos e Pesquisas em Memórias e História da Educação Profissional (GEPEMHEP). Tem experiência nas áreas de Ciência e Tecnologia dos Alimentos, de História da Alimentação e Nutrição, e História da Profissão Docente. Organizou os livros Cultura, Saberes e Práticas (2011) e Patrimônio, Currículos e Processos Formativos (2013), e o e-book História Oral na Educação: memórias e identidades (2014).
Suzana Lopes Salgado Ribeiro, UNITAU/UNIS
Graduou-se em História pela Universidade de São Paulo (bacharelado 1998 e licenciatura 2003), onde também concluiu seu mestrado (2002) e seu doutorado (2007) em História Social. É professora da UNITAU na graduação e nos programas de Mestrado em Desenvolvimento Humano, como colaboradora, e Mestrado Profissional em Educação, como permanente. Também é coordenadora da área de Humanidades na modalidade Ensino a Distância, além de coordenadora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. Realiza seu Pós-doutoramento no do Centro Simão Mathias de História da Ciência, CESIMA - PUC-SP e é pesquisadora do Núcleo de Estudos em História Oral, Neho/USP e do Grupo de Estudos em Novas Narrativas, GENN - USP.
Publicado
2019-04-30
Como Citar
Kamensky, A. P. dos S. O., Carvalho, M. L. M. de, & Ribeiro, S. L. S. (2019). Dossiê Temático - Parte II - Patrimônio-educativo e história oral: subjetividades e diversidades na contemporaneidade. RIDPHE_R Revista Iberoamericana Do Patrimônio Histórico-Educativo, 5, e019002. https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9838
Seção
Dossiê Temático