Saberes propostos em manuais de preparação aos exames de admissão: o caso do Admissão ao Ginásio
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9862Palavras-chave:
Manuais preparatórios., Exames de admissão ao ginásio., Saberes escolares., Saberes docentes., História da matemática escolar.Resumo
A discussão deste trabalho está pautada em indícios encontrados no manual preparatório para os exames de admissão ao ginásio, o Admissão ao Ginásio, uma produção de 1953 de autoras do Rio Grande do Sul. A investigação procurou identificar elementos que informassem sobre os saberes escolares exigidos nas provas e sobre os saberes voltados aos professores para ensinar a matemática dos exames. Ao abordar essa questão, o trabalho retratou a intenção das autoras em não somente preparar os alunos para a realização dos exames, mas também de informá-los sobre os aspectos culturais, sociais e de crescimento econômico do país, bem como nortear o ensino dos professores, também manuseadores do manual, com subsídios que fossem além dos saberes disciplinares. Assim, foram identificados alguns tipos de recursos para ensinar aquilo que seria exigido nas provas dos exames, foram verificados quais saberes foram priorizados para o ingresso no ensino secundário, como também foi observada a importância com que as autoras tratavam alguns desses saberes para abordar os problemas sugeridos ao fim das seções do livro. Portanto, esperamos que o trabalho possa colaborar com a história da educação sul-rio-grandense e ainda com a história da educação matemática do Brasil.
Downloads
Referências
AKSENEN, E. Z. Os exames de admissão ao ginásio, seu significado e função na educação paranaense: análise dos conteúdos matemáticos (1930 a 1971). Curitiba – PR: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2013.
AKSENEN, E. Z.; MIGUEL, M. E. B. Um estudo da cultura escolar presente nos exames de admissão ao ginásio com ênfase na disciplina de matemática. In: IX ANPED Sul e Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012, Caxias do Sul/RS. Anais... do IX ANPED Sul e Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. Caxias do Sul/RS: Editora Universitária de Caxias do Sul, 2012, v. 1.
BATISTA, A. A. G.; GALVÃO, A. M. O.; KLINKE, K. Livros escolares de leitura: uma morfologia (1866-1956). Revista Brasileira de Educação [online]. n. 20, pp.27-47, 2002.
BRASIL. Portaria no. 501, de 19 de maio de 1952 e legislação complementar (atualizado até março de 1960). Suplemento da Revista Atualidades Pedagógicas. Editora Companhia Editora Nacional. 183 páginas. Documento encontrado no Centro de Memória do Colégio Estadual do Paraná.
CAMPOS, T. M. M.; MAGINA, S.; NUNES, T. O professor polivalente e a fração: conceitos e estratégias de ensino. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo (SP), v. 8, n. 1, p. 125-136, 2006.
CAROLA, C. R.; CABRAL, G. S. Concepções de natureza e sensibilidade ambiental nos livros didáticos de História Natural (1934-1971). Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. (online), Brasília, v. 94, n. 238, p. 858-880, set./dez. 2013.
CHOPPIN, A. O historiador e o livro escolar. História da Educação. ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas (11): 5-24, Abr. 2002.
FERNANDES, A. T.C. Livros didáticos e a integração da vida social e natural. In: XXV Simpósio Nacional de História - História e Ética, 2009, Fortaleza/CE. Anais... do XXV Simpósio Nacional de História - História e Ética, Fortaleza/CE: Editora Universitária da Universidade Federal do Ceará, 2009.
GOMES, M. L. M. História do Ensino da Matemática: uma introdução. Belo Horizonte: CAED – UFMG, 2013.
JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 1, p. 9 – 43, jan/ jun. 2001.
KIEREN, T. E. Personal Knowledge of rational numbers: its intutive and formal development .In: Hiebert, J and Behr, M. ( eds.) Number Concepts and Operations in the Middle Grades. Hillsdale, New Jersey: Erlbaum, p. 162-180, 1980.
LIMA, E. G.; RIBEIRO, M. G.; GOMES, G. G. Admissão ao Ginásio. 4 ed., Rio Grande do Sul: Livraria Selbach, 1953.
MACHADO, R. de C. G. Uma análise dos exames de admissão ao secundário (1930-1970): subsídios para a história da educação matemática. (2002) Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). PUC – SP, São Paulo – SP.
MACIEL, V. B. Caracterizando saberes para ensinar arithmética no curso primário em manuais pedagógicos. Caminhos da Educação Matemática em Revista (on line), Sergipe, v. 6, n. 1, p. 45-56, 2016.
MAGINA, S.; CAMPOS, T. M. M. A Fração nas Perspectivas do Professor e do Aluno dos Dois Primeiros Ciclos do Ensino Fundamental. Bolema, Rio Claro (SP), ano 21, n. 31, p. 23-40, 2008.
PESSANHA, E. C.; DANIEL, M. E. B. História da Cultura Escolar Através dos Exames: o Caso dos Exames de Admissão ao Ginásio (1939-1971). Intermeio, Campo Grande, MS, v. 8, n. 16, p. 4-15, 2002.
RAMIL, C. A. A produção da coleção de livros didáticos "tapete verde" na década de 70: considerações iniciais de pesquisa. In: 17o Encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação, 2011, Santa Maria/RS. Anais… do 17o Encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação, Santa Maria/RS: Editora Universitária da Universidade Federal de Santa Maria, 2011.
SANTOS, R. Saberes matemáticos identificados em provas do exame de admissão ao ginásio do Colégio São Paulo (1931-1969). Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática), Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão (SE), 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de exclusividade da revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais. Sendo utilizados dados ou o artigo completo para outros fins, o autor deverá solicitar por escrito autorização ao editor para tais fins.
A RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.
Licença utilizada: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Aviso de derechos de autor
Los derechos de autor para artículos publicados en esta revista son de exclusiva de la revista. En virtud de aparecer en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educativas y no comerciales. Si se utilizan datos o el artículo completo para otros fines, el autor deberá solicitar por escrito autorización al editor para tales fines.
La RIDPHE_R Revista Iberoamericana del Patrimonio Histórico-Educativo utiliza la licencia de Creative Commons (CC), preservando así la integridad de los artículos en ambiente de acceso abierto.
Licencia usada: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/