Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
SOBRE
SOBRE A REVISTA
SUBMISSÕES
EQUIPE EDITORIAL
DECLARAÇÃO DE PRIVACIDADE
CONTATO
Edições
Atual
Arquivos
NOTÍCIAS
Outros periódicos
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 6 (2020): Publicação Contínua
v. 6 (2020): Publicação Contínua
Publicado:
2020-04-30
EDITORIAL
O remoto no trabalho e na vida: novos tempos editoriais
Maria Cristina Menezes, Maria de Lourdes Pinheiro, Maria Lucia Mendes de Carvalho, Maria Teresa Santos Cunha
e020035
pdf
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridpher.v6i00.14846
DOSSIÊ TEMÁTICO
DOSSIÊ TEMÁTICO: Patrimônio Histórico-Educativo: Culturas, Diversidade, Identidades
Agustín Escolano Benito, Maria Cristina Menezes
e020014
pdf
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v6i00.13507
Invitación a repensar la cultura material de la escuela
Agustín Escolano Benito
e020023
pdf (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridpher.v6i00.14819
El legado de las voces y los escritos: su valor como testimonio de la cultura escolar
Alejandro Mayordomo
e020001
pdf (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v6i00.13504
Análisis de la práctica educativa de los museos pedagógicos españoles mediante una experiencia de evaluación de iniciativas, actividades y recursos
Pablo Álvarez Domínguez, María José Rebollo Espinosa
e020007
pdf (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v6i00.13508
Práticas educativas em museus da educação: algumas experiências
Christine Muller
e020010
pdf
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v6i00.13515
La imagen de la universidad en el cine español del franquismo: estudio de los personajes de muerte de un ciclista (Juan Antonio Bardem, 1955)
Valeriano Durán Manso
e020011
pdf (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v6i00.13510
Revista Vozes de Petrópolis: a presença dos franciscanos na educação brasileira por meio de impressos
Cleonice Aparecida de Souza, Claudino Gilz
e020012
pdf
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v6i00.13506
Caninde-Ioune: repertório de matriz indígena e africana em cancioneiro para aulas de Canto Orfeônico
Inês de Almeida Rocha
e020030
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridpher.v6i00.14832
Memorial Solano Trindade: sentidos da relação escola/comunidade no cotidiano da formação docente
Elizabeth dos Santos Braga
e020034
pdf
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridpher.v6i00.14843
DOSSIÊ TEMÁTICO: Escrevendo a leitura, no ensino e na ficção: produzindo fontes, apropriando-se de narrativas
Carolina Duarte Damasceno , Júlio de Souza Valle Neto , Ricardo Gaiotto de Moraes
e020014
pdf
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridpher.v6i00.14759
“Que letra bonita! Continue assim!”: registros de professoras alfabetizadoras em cadernos de alunos sobre o ensino e o uso dos tipos de letras
Alessandra Amaral da Silveira, Caroline Braga Michel
e020015
pdf
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridpher.v6i00.14026
La literatura infantil y su importancia en el aprendizaje de niños y niñas: de la teoría a la práctica
Jaime Caiceo Escudero, Estela Socías Muñoz
e020017
pdf (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridpher.v6i00.13900
Antiterapias, de Jacques Fux: a leitura posta em metaficção
Vera Lopes da Silva
e020020
pdf
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridpher.v6i00.14663
Dito e feito: escrita como leitura (e vice-versa) nas Memórias de Pedro Nava
Júlio de Souza Valle Neto
e020022
pdf
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridpher.v6i00.14817
O exílio na poesia: leituras de Guta (As três Marias) e Edna (Riacho Doce)
Ricardo Gaiotto de Moraes, Viviane da Silva Vieira
e020024
pdf
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridpher.v6i00.14820
Narrativas da experiência na formação de leitores na adolescência
Selma Aparecida Rodrigues dos Santos, Paula Cristina Somenzari Almozara
e020025
pdf
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridpher.v6i00.14815
Letramento e sensibilidade: experiências e laboratório de leitura e identidade no ambiente escolar
Daniele Oliveira Rosa, Paulo Cezar Maia
e020029
pdf
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridpher.v6i00.14665
ARTIGO
Um itinerário de pesquisa: aspectos sobre a temática Patrimônio Histórico-Educativo na História da Educação (2000-2015)
Maria Teresa Santos Cunha, Emerson César de Campos
e020021
pdf
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridpher.v6i00.14332
Materiais didáticos para o ensino dos saberes geométricos em fotografias de escolas primárias e normais paranaenses (1920-1930)
Alexsandra Camara, Iara da Silva França
e020003
pdf
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v6i00.9854
Espaço escolar e ciências: relações entre as prescrições governamentais e o ensino
Luna Abrano Bocchi
e020004
pdf
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v6i00.12304
Aos tambores, as margens: as casas de religiões de matrizes afro-brasileiras na microrregião de Cataguases
Inácio Manoel Neves Frade da Cruz
e020008
pdf
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v6i00.13435
La construcción de los edificios escolares: confluencia de los discursos pedagógicos y políticos a fines del siglo XIX
Francisco Hernández Ortiz
e020009
pdf (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v6i00.12661
A presença do ensino religioso na legislação educacional do Grão-Pará (1841 - 1887)
Alberto Damasceno, Viviane Dourado, Karla Almeida, Suellem Pantoja
e020013
pdf
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v6i00.12512
O patrimônio histórico-educativo: a escola, o professor e as “rosas verdes”
Vania Grim Thies, Joseane Cruz Monks
e020016
pdf
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridpher.v6i00.13840
Metodologias ativas no ensino da matemática no anos iniciais: aprendizagem por meio de jogos
Gesseca Camara Lubachewski, Elisabete Cerutti
e020018
pdf
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridpher.v6i00.9923
Normas internacionais de preservação do patrimônio histórico e cultural (1931 – 2003)
Ian Ferreira, Adriano Ferreira, Ana Luíza do Rosário
e020027
pdf
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridpher.v6i00.13794
O “Amor à pátria”: representações de civismo nas páginas do Despertar
Elisangela Cândido da Silva Dewes, José Edimar de Souza
e020028
pdf
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridpher.v6i00.14737
Cultura Política e Educação Patrimonial: a Lei 10.639/03 – possíveis contribuições
Nara Maria de Santana, Niara Oiara da Silva Aureliano
e020031
pdf
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridpher.v6i00.14328
DOCUMENTO
A seção de ciências do Estadão: Imprensa como um patrimônio histórico-educativo
Pedro Eurico Rodrigues
e020006
pdf
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v6i00.13614
Estéticas das resistências e o documentário (documento 02): a dança da amizade – histórias de Urucungos, Puítas e Quijengues
Gilberto Alexandre Sobrinho
e020026
pdf
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridpher.v6i00.14828
Memórias da escola: acervo do LIAME (Laboratório de Informação, Arquivo e Memória da Educação)
Maria Apparecida Franco Pereira, Gabriela Cordeiro Santos
e020033
pdf
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridpher.v6i00.14795
O Catalogo Geral das Obras da Bibliotheca do Gymnasio de Campinas e o Registro Crhonologico de Entrada: livros e manuscritos em diálogo no arquivo escolar (1896 a 1932)
Joel Martins Luz
e020032
pdf
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridpher.v6i00.14845
RESENHA
Paradigmas do ensino de literatura
Rafael Vinicius Costa Corrêa
e020019
pdf
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridpher.v6i00.14807
Catálogo dos livros raros e especiais do Centro de Memória da Etec Getúlio Vargas
Júlia Naomi Kanazawa
e020005
pdf
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v6i00.13559
PARECERISTAS
Pareceristas do ano de 2020
Os Editores
e020036
pdf
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Français (France)
Palavras-chave
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários