Práticas educativas em museus da educação: algumas experiências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v6i00.13515

Palavras-chave:

educação em museus, educação patrimonial, museus da educação.

Resumo

Este trabalho faz parte da tese de doutorado defendida pela autora em junho de 2019. Aborda práticas educativas em museus da educação e pedagógicos, com foco nas interações que ocorrem no espaço do museu. Dentro deste enfoque foi formulado o seguinte problema: as propostas interativas das exposições museológicas têm realmente permitido o diálogo com as experiências do público? Segundo Wagensberg (2006), há três formas de promover a interatividade nas exposições. São elas a interatividade manual” (hands on), a interatividade mental (minds on) e a a interatividade cultural (heart on).  A pesquisa que se articula ao projeto “Preservação do Patrimônio Histórico Educativo”, sob a coordenação da Profa. Dra. Maria Cristina Menezes tem como objetivo apresentar e discutir algumas práticas educativas que estão sendo desenvolvidas no Memorial laboratório de estudos e pesquisas escolares da E.E. Carlos Gomes - Campinas-SP. Uma das escolas em que o projeto mencionado desenvolve pesquisas. Para essa investigação foram empregadas as pesquisas relacionadas à educação em museus articuladas a um referencial metodológico no qual se busca, na bibliografia sobre museologia crítica e educação patrimonial. Com o objetivo de justificar a metodologia que norteou o presente trabalho foi implementada uma proposta/vivência, junto às 3 turmas de 6º ano, da Escola Estadual Carlos Gomes, Campinas-SP, denominada Sensibilização e Visita ao Memorial da Escola Estadual Carlos Gomes.

 

Biografia do Autor

Christine Muller, CIVILIS/FE/UNICAMP

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação- Unicamp (Junho de 2019). Pesquisadora- Grupo Civilis (Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação, Cultura Escolar e Cidadania), Faculdade de Educação-Unicamp-vinculado ao CNPQ. É professora dos cursos de Pós Graduação da Universidade São Francisco (USF). É professora-tutora -cursos EAD do Centro Universitário de Jaguariúna e do Instituto de Ensino Superior de Indaiatuba. É professora autora da VG Educacional.

Referências

ÁLVAREZ DOMÍNGUEZ, P. Nuevo concepto de los museos de educación. In: BERRIO, J. R. (Ed). El patrimônio histórico-educativo: su conservación y estudio. Madrid: Biblioteca Nueva, 2010, pp. 139-167.

ÁLVAREZ DOMÍNGUEZ, P. El museo de educación como centro de interpretación: revelar el sentido del patrimonio histórico educativo. In: VII JORNADAS CIENTIFICAS DE LA SEPHE Y V SIMPOSIO IBEROAMERICANO: Historia, Educación, Patrimonio Educativo, 7., 2016, País Vasco. Actas Espacios y patrimônio histórico-educativo. País Vasco, 2016. p. 1219-1234

ÁLVAREZ DOMÍNGUEZ, P. Viajes y maletas pedagógicas en la enseñanza y el aprendizaje de la Historia de la Escuela. IBER. Didáctica de las Ciencias Sociales y Experimentales, n. 73, p. 90-97, abril-mayo-junio, 2013.

BOSI, E. Memória e Sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

FOX, M. Guilherme Augusto Araújo Fernandes. São Paulo: Brinque-Book, 2002.

HOOPER- GREENHILL, E. Los museos y sus visitants. Gijón: TREA,1998.

INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO ARTÍSTICO NACIONAL (IPHAN). Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/. Acesso em: 18 set. 2017, 15 set. e 28 out. 2018.

INTERNATIONAL COUNCIL OF MUSEUMS (ICOM). Disponível em https://icom.museum/en/. Acesso em: 20 set. 2017, 16 set. e 28 out. 2018.

LINARES, M. C. Edutopías- Tecnologías en la escena educativa. In: VII JORNADAS CIENTIFICAS DE LA SEPHE Y V SIMPOSIO IBEROAMERICANO: Historia, Educación, Patrimonio Educativo, 7. 2016, País Vasco. Actas Espacios y patrimônio histórico-educativo. País Vasco, 2016. p. 1133-1144.

MENEZES, M. C. Patrimônio Histórico-Educativo: experiências de preservação em acervos escolares paulistas. In: CARVALHO, M. L. M. (Org.). Patrimônio, Currículos e Processos Formativos. São Paulo: CPS, Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2013. p. 23-37.

POLLACK, M. Memória e Identidade Social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro v. 5, n. 10, p. 200-2012, 1992.

WAGENSBERG, J. Cosmocaixa. El museo total. Por conversación entre arquitectos y museólogos. Barcelona: Sacyr, 2006.

Downloads

Publicado

2020-07-01

Como Citar

MULLER, C. Práticas educativas em museus da educação: algumas experiências. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 6, n. 00, p. e020010, 2020. DOI: 10.20888/ridphe_r.v6i00.13515. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/13515. Acesso em: 22 jan. 2021.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO