Cultura Política e Educação Patrimonial: a Lei 10.639/03 – possíveis contribuições

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20888/ridpher.v6i00.14328

Palavras-chave:

Cultura Política., Educação Patrimonial., Lei 10.639\03., Patrimônio Cultural., Identidade.

Resumo

O trabalho aqui apresentado teve como objetivo analisar o significado de Cultura Política, a influência desta cultura no desenvolvimento da Lei 10.639-03 - que trata da obrigatoriedade do ensino da história e da cultura afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, das instituições públicas e privadas - na Educação Patrimonial e sua relação especialmente com os bens identificados como da Cultura Afro e Afro-Brasileira. Assim que, se pesquisou a história das políticas de Patrimônio ao longo do séc. XX, concentrando estes esforços em aspectos gerais desta temática no Brasil. Os conceitos privilegiados são o de Cultura Política e Educação Patrimonial. Para tanto, foi utilizada a metodologia da História Cultural, com atenção para as produções simbólicas no campo da cultura e com a pesquisa em fontes secundárias, mas também em referências as legislações e a Constituição Federal de 1988. Com esse método, pretende-se lograr o uso de um “procedimento racional e ordenado”, com a avaliação do material bibliográfico e documental pesquisado, a aferição dos dados e a análise reflexiva, a fim de alcançar os objetivos aqui estabelecidos.

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Biografia do Autor

Nara Maria de Santana, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET RJ

Pós-Doutorada em História das Idéias Políticas CAPES - UFES (2016); Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2005) e Mestre em História pela UFF (1999). Atualmente é professora de História do Centro Federal de Educação Tecnólogica Celso Suckow da Fonseca (CEFET RJ), Unidade Petrópolis, no bacharelado de Turismo e no Mestrado em Relações Étnico-raciais e Mestrado Profissional em Filosofia.

Niara Oiara da Silva Aureliano, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET RJ

Jornalista graduada pela Universidade Federal de Alagoas UFAL (2014), mestranda ligada ao Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais (PPRER) do CEFET RJ.

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Publicado

2020-12-30

Como Citar

SANTANA, Nara Maria de; AURELIANO, Niara Oiara da Silva. Cultura Política e Educação Patrimonial: a Lei 10.639/03 – possíveis contribuições. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 6, n. 00, p. e020031, 2020. DOI: 10.20888/ridpher.v6i00.14328. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/14328. Acesso em: 24 abr. 2024.