Espaço escolar e ciências: relações entre as prescrições governamentais e o ensino
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v6i00.12304Palavras-chave:
ensino de ciências, arquitetura escolar, processo de equiparaçãoResumo
Tendo como pressuposto que o espaço não é neutro, sempre educa, o artigo problematiza as mudanças ocorridas no Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo durante as primeiras décadas do século XX, num momento em que gabinetes, laboratório e museu vinculados ao ensino de ciências foram constituídos. A análise considera os princípios educacionais e religiosos que orientavam a instituição, assim como as prescrições governamentais relacionadas à obtenção do título de equiparação. O estudo indica que o colégio reordenou o espaço escolar de acordo com uma proposta que valorizava o ensino prático e experimental – salas foram criadas e organizadas com mobiliários e artefatos próprios para as disciplinas científicas, possibilitando outras formas de circulação, interação e ensino.
Downloads
Referências
ABREU, Geysa Spitz Alcoforado de. A homogeneização do ensino secundário na década de 1930: estratégias de eficiência, racionalidade e controle. Educar em Revista, Curitiba, n. spe2, p. 291-301, 2010.
ASSIS, Paula Maria de. Educação dos sentidos e a formação do cidadão e cristão católico no Guide des Écoles: o modo marista de educar. In. BRAGHINI, Katya, MUNAKATA, Kazumi, TABORDA DE OLIVEIRA, Marcus Aurelio (Org.). Diálogos sobre a história da educação dos sentidos e das sensibilidades. Curitiba: Ed. UFPR, 2017, p. 283-307.
BOCCHI, Luna Abrano. A configuração de novos locais e práticas pedagógicas na escola: o museu escolar, os laboratórios e gabinetes de ensino do Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo (1908-1940). 2013. 135 f. Dissertação (mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo.
BOCCHI, Luna Abrano. Os locais destinados ao ensino de ciências no Colégio Marista Arquidiocesano de
São Paulo (1908-1940). In. BRAGHINI, Katya, MUNAKATA, Kazumi, TABORDA DE OLIVEIRA, Marcus Aurelio (Org.). Diálogos sobre a história da educação dos sentidos e das sensibilidades. Curitiba: Ed. UFPR, 2017, p. 93-113.
BRAGHINI, Katya. The collection of scientific instruments of the Colégio Marista Arquidiocesano Museum, São Paulo: origins, context and significance. In: GRANATO, M.; LOURENÇO, M. (Org.). Scientific Instruments in the History of Science: studies in transfer, use and preservation. Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e Ciências Afins, 2014, p. 277-296.
BRAGHINI, Katya. O que os objetos científicos nos contam sobre a educação dos sentidos, na passagem do século XIX para o século XX? In. BRAGHINI, Katya, MUNAKATA, Kazumi, TABORDA DE OLIVEIRA, Marcus Aurelio (Org.). Diálogos sobre a história da educação dos sentidos e das sensibilidades. Curitiba: Ed. UFPR, 2017, p. 67-91.
BRASIL. Decreto no 3.491, de 11 de novembro de 1899. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-3491-11-novembro-1899-520771-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em 21 jul. 2018.
BRASIL. Decreto no 11.530, de 18 de março de 1915. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1910-1919/decreto-11530-18-marco-1915-522019-republicacao-97760-pe.html. Acesso em 21 jul. 2018.
BRASIL. Decreto no 19.890, de 18 de abril de 1931. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-19890-18-abril-1931-504631-publicacaooriginal-141245-pe.html. Acesso 21 jul. 2018.
COLÉGIO ARQUIDIOCESNO DE SÃO PAULO. Livro de provisões. 1908.
COLÉGIO ARQUIDIOCESANO DE SÃO PAULO. Échos. São Paulo, n. 3, 1912.
COLÉGIO ARQUIDIOCESANO DE SÃO PAULO. Echos. São Paulo, n. 5, 1913.
COLÉGIO ARQUIDIOCESANO DE SÃO PAULO. Echos. São Paulo, n. 10, 1918.
COLÉGIO ARQUIDIOCESANO DE SÃO PAULO. Echos. São Paulo, n. 21, 1929.
COLÉGIO ARQUIDIOCESANO DE SÃO PAULO. Écos. São Paulo, n. 24, 1932.
COLÉGIO ARQUIDIOCESANO DE SÃO PAULO. Processo de equiparação do Colégio Arquidiocesano de São Paulo. São Paulo, 1933.
COLÉGIO ARQUIDIOCESANO DE SÃO PAULO. Écos. São Paulo, n. 32, 1939.
COLÉGIO ARQUIDIOCESANO DE SÃO PAULO. Processo de equiparação do Colégio Arquidiocesano de São Paulo. São Paulo, 1940.
COLÉGIO DIOCESANO. Processo de equiparação do Colégio Diocesano. São Paulo, 1900.
DEPARTAMENTO NACIONAL DE ENSINO. Serviço de inspeção dos estabelecimentos de ensino secundário. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1932.
ESCOLANO BENITO, Agustín. Tiempos y espacios para la escuela: ensayos históricos. Madrid: Biblioteca Nueva, 2000, 253 p.
FARIA, Joana Borges de. Os quadros parietais nas escolas do Sudeste brasileiro (1890-1970). 2017. 332 f. Tese (doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo.
FURET, Jean-Baptiste et alii. Guia das Escolas para uso nas casas dos Pequenos Irmãos de Maria: documento do 2º Capítulo Geral do Instituto Marista. Brasília: UMBRASIL, 2009, 251 p.
GONÇALVES, Rita de Cássia. A arquitetura como uma dimensão material das culturas escolares. In. GASPAR DA
SILVA, Vera Lúcia; PETRY, Marilia Gabriela. (Org.). Objetos da escola: espaços e lugares da constituição de uma cultura material escolar (Santa Catarina – século XIX e XX). Florianópolis: Insular, 2012, p. 27-62.
LAWN, Martin, GROSVERNOR, Ian (Ed.). Materialities of Schooling: Design, Technology, Objects, Routines. Oxford: Symposium Books, 2005, 217 p.
LORENZ, Karl M.; VECHIA, A. Comparação diacrônica dos estudos de ciências e humanidades no currículo secundário brasileiro. Ciência e Cultura, São Paulo, vol. 36, n. 1, p. 32-35, 1984.
LORENZ, Karl M. O ensino de ciências e o Imperial Collegio Pedro II: 1838-1889. In: VECHIA, A; CAVAZOTTI, M. A. (Org.) A escola secundária: modelos e planos (Brasil, séculos XIX e XX). São Paulo: Annablume, 2003, p. 49-61.
MADI FILHO, José Maurício. Animais taxidermizados como materiais de ensino em fins do século XIX e começo do século XX. 2013. 143 p. Dissertação (mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo.
MELONI, Reginaldo Alberto. Saberes em Ciências Naturais: o ensino de Física e Química no Colégio Culto à Ciência de Campinas – 1873-1910. Campinas: Tese (doutorado em Educação), UNICAMP, 2010.
PEDRO, Ricardo Tomasiello. História da equiparação do Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo ao Colégio Pedro II (1900-1940). 2014. 176 f. Dissertação (mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo.
PEDRO, Ricardo Tomasiello. História da equiparação do Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo ao Colégio Pedro II (1900-1940). In. VIII Congresso Brasileiro de História da Educação. Anais. Maringá, 2015.
SEMINÁRIO EPISCOPAL. Publicação Commemorativa do 1º Quinquagenario da fundação do Seminario Episcopal de S. Paulo. São Paulo, 1906.
SILVA, Vera Lucia Gaspar; PETRY, Marília Gabriela (Org.). Objetos de escola: espaços e lugares de constituição de uma cultura material escolar (Santa Catarina - séculos XIX e XX). Florianópolis: Insular, 2012, 231 p.
SOUZA, Rosa Fátima de. História da Cultura Material Escolar: um balanço inicial. In: BENCOSTTA, Marcus Levy Albino (Org.). Culturas escolares, saberes e práticas educativas: itinerários históricos. São Paulo: Cortez, 2007, p. 163-189.
SOUZA, Rosa Fátima de. História da organização do trabalho escolar e do currículo no Século XX: ensino primário e secundário no Brasil. São Paulo: Cortez, 2008, 319 p.
VIÑAO FRAGO, Antonio. Do espaço escolar e da escola como lugar: propostas e questões. In. VIÑAO FRAGO, Antonio; ESCOLANO, Agustín. Currículo, espaço e subjetividade: a arquitetura como programa. Rio de Janeiro: DP&A, 1998, p. 59-1
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de exclusividade da revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais. Sendo utilizados dados ou o artigo completo para outros fins, o autor deverá solicitar por escrito autorização ao editor para tais fins.
A RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.
Licença utilizada: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Aviso de derechos de autor
Los derechos de autor para artículos publicados en esta revista son de exclusiva de la revista. En virtud de aparecer en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educativas y no comerciales. Si se utilizan datos o el artículo completo para otros fines, el autor deberá solicitar por escrito autorización al editor para tales fines.
La RIDPHE_R Revista Iberoamericana del Patrimonio Histórico-Educativo utiliza la licencia de Creative Commons (CC), preservando así la integridad de los artículos en ambiente de acceso abierto.
Licencia usada: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/