Um itinerário de pesquisa: aspectos sobre a temática Patrimônio Histórico-Educativo na História da Educação (2000-2015)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20888/ridpher.v6i00.14332

Palavras-chave:

Patrimônio Histórico-Educativo, História da Educação, Congressos da Sociedade Brasileira de História da Educação

Resumo

Neste artigo discutimos a presença de temáticas ligadas ao Patrimônio Cultural designado como Patrimônio Histórico-Educativo em suas ocorrências nos Congressos Brasileiros de História da Educação (CBHE), realizados entre 2000 e 2015, em diferentes regiões do país. Embora seja recente a inserção da temática nos Congressos da CBHE, o Patrimônio Histórico-Educativo tem uma historicidade significativa a ser visibilizada, articulada à História da Educação. Para os resultados apresentados, a fonte, em sua parte mais consistente, foi construída a partir do número de trabalhos inscritos nos congressos da CBHE, no período citado, que encerram inserção, desde seus títulos, às temáticas concernentes ao Patrimônio Histórico-Educativo.

 

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Biografia do Autor

Maria Teresa Santos Cunha, Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC

Doutora em Educação, História e Filosofia pela USP. Professora Titular do Departamento de História e dos Programas de Pós-Graduação em História e Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/Florianópolis), atuando na área de Patrimônio Cultural e de História da Educação. Foi Coordenadora do GT Nacional História da Educação da ANPED. É Bolsista Produtividade em Pesquisa 1-D do CNPq.

Emerson César de Campos, Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC

Professor Titular do Departamento e Programa de Pós Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1995), Graduação em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (1997), Mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1999) e Doutorado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2003).
Atua junto aos temas: Cidades; Migrações; Estados Unidos; Literatura e Humor na relação com à História. Fonte: Currículo Lattes.

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Publicado

2020-12-10

Como Citar

CUNHA, Maria Teresa Santos; CAMPOS, Emerson César de. Um itinerário de pesquisa: aspectos sobre a temática Patrimônio Histórico-Educativo na História da Educação (2000-2015). RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 6, n. 00, p. e020021, 2020. DOI: 10.20888/ridpher.v6i00.14332. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/14332. Acesso em: 21 maio. 2024.