Dito e feito: escrita como leitura (e vice-versa) nas Memórias de Pedro Nava

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20888/ridpher.v6i00.14817

Palavras-chave:

Pedro Nava, Literatura Brasileira, Citação, Paratextos

Resumo

O presente texto pretende examinar a inter-relação entre escrita e leitura nas Memórias de Pedro Nava. Para isso, serão analisados como ela se manifesta enquanto tema, em episódios selecionados, e enquanto prática, sobretudo considerando-se os paratextos editoriais de Baú de Ossos. Como conclusão, propõe-se que o texto articula os dois níveis, nisso consistindo um dos seus mais marcantes traços distintivos.

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Biografia do Autor

Júlio de Souza Valle Neto, Universidade Federal de São Paulo

Graduou-se em 1999 bacharel em Letras pela UNICAMP, instituição pela qual também obteve, no ano seguinte, a licenciatura. Os títulos de Mestre e Doutor em Teoria e História Literária, ambos pelo Instituto de Estudos da Linguagem da referida universidade, foram obtidos respectivamente em 2006 e 2011. Em ambas as oportunidades, desenvolveu pesquisas sobre a obra do memorialista Pedro Nava (1903-1984), sempre sob a orientação do Prof. Dr. Antonio Arnoni Prado. No mestrado, examinou as inflexões do romance "O Ateneu", de Raul Pompéia, sobre a prosa das "Memórias", ao passo que em "O Modernista no Antiquário", sua tese de doutoramento, pretendeu investigar as relações entre esta obra e o movimento modernista. Também atuou na docência do ensino superior entre 2004 e 2007 (quando se afasta para usufruir de bolsa concedida pela FAPESP, instituição que fomenta as suas pesquisas desde a Iniciação Científica, orientada pelo prof. Dr. Alexandre Soares Carneiro e dedicada à crítica sobre a lírica medieval galego-portuguesa). No período, atuou como professor na Faculdade Cenecista de Capivari (FACECAP), ministrando disciplinas pertencentes, sobretudo, à área de literatura brasileira. Atuou, entre fevereiro de 2012 e abril de 2013, como professor de Língua Portuguesa no Ensino Médio da ETEC João Maria Stevanatto (Itapira-SP), ocupação que se integra a um novo momento de reflexões sobre a questão do Ensino de Literatura na Educação Básica. Atualmente, é professor adjunto da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), campus Guarulhos.

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Publicado

2020-12-14

Como Citar

VALLE NETO, Júlio de Souza. Dito e feito: escrita como leitura (e vice-versa) nas Memórias de Pedro Nava. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 6, n. 00, p. e020022, 2020. DOI: 10.20888/ridpher.v6i00.14817. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/14817. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO