O Catalogo Geral das Obras da Bibliotheca do Gymnasio de Campinas e o Registro Crhonologico de Entrada: livros e manuscritos em diálogo no arquivo escolar (1896 a 1932)
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridpher.v6i00.14845Palavras-chave:
Arquivo escolar., Biblioteca histórica., Acervo manuscrito.Resumo
A história do livro e os seus espaços de ocupação têm sido informados, não poucas vezes, a partir dos grandes feitos históricos da humanidade. Não resta dúvidas, por exemplo, que a prensa móvel de Gutemberg caracterizou-se como um grande marco na produção massiva de livros e outros materiais impressos, com consequências não só na difusão do conhecimento, como também nas práticas de leitura, na escrita dos textos e na forma como a produção editorial vem sendo organizada e sistematizada para quem delas faz uso nos espaços ocupados (BURKE, 2002).
Downloads
Referências
BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento, v.1: de Gutenberg a Diderot. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
BURKE, Peter. Problemas causados por Gutenberg: a explosão da informação nos primórdios da Europa moderna. Estudos Avançados, v.16, n. 44, 173-185, 2020. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/eav/article/view/9854. Acesso em: 01 dez. 2019.
CAMARGO, Ana Maria de Almeida, DELMAS, Bruno, ARDAILLON, Danielle, et al. (Orgs.). Dar nome aos documentos: da teoria à prática. São Paulo: Instituto Fernando Henrique Cardoso, 2015. Disponível em: https://fundacaofhc.org.br/files/dar_nome_aos%20documentos.pdf. Acesso em: 01 dez. 2019.
CASTRO, Cesar Augusto; VELAZQUEZ CASTELLANOS, Samuel Luis. O catálogo como fonte para a história (do livro, da leitura e da educação) no Maranhão Império. Cadernos de História da Educação (Online), v. 12, p. 455, 2013. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/25014/13908. Acesso em: 06 nov. 2020.
CASTRO, Cesar Augusto; VELAZQUEZ CASTELLANOS, Samuel Luis. O lugar do livro e da leitura no Maranhão Oitocentista: o Gabinete Português de Leitura. Outros Tempos, v. 13, p. 243-258, 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/2118. Acesso em: 06 nov. 2020.
CERTEAU, Michel de. A escrita da história. 2. ed. Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária, 2002. 345 p.
CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador, conversações com Jean Lebrun. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo/Editora UNESP, 1998.
CHARTIER, Roger. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. 2. ed. Brasília: UnB, 1999. 111p.
DEAECTO, Marisa Midori. A Cidade e os Livros ou Como Formar uma Biblioteca?: Notas Históricas Sobre a Primeira Biblioteca Pública de São Paulo (1825 – 1887). Perspectivas em Ciência da Informação (on line), v. 22, p. 152-167, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pci/v22nspe/1413-9936-pci-22-spe-00152.pdf. Acesso em: 06 nov. 2020.
ESPAGNE, Michel. Transferências culturais e história do livro, LIVRO – Revista do Núcleo do Livro e da Edição, n. 2, p. 21-34, ago. 2012.
MORAES, Rubens Borba de. Livros e bibliotecas no Brasil colonial. Rio de Janeiro, RJ; São Paulo: Livros Técnicos e Científicos: Secretaria da Cultura de Ciências e Tecnologia, 1979. 234p.
VIDAL, Diana Gonçalves. O exercício disciplinado do olhar: livros, leituras e práticas de formação docente do Instituto de Educação do Distrito Federal (1932-1937). Bragança Paulista: USF, 2001. 343p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de exclusividade da revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais. Sendo utilizados dados ou o artigo completo para outros fins, o autor deverá solicitar por escrito autorização ao editor para tais fins.
A RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.
Licença utilizada: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Aviso de derechos de autor
Los derechos de autor para artículos publicados en esta revista son de exclusiva de la revista. En virtud de aparecer en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educativas y no comerciales. Si se utilizan datos o el artículo completo para otros fines, el autor deberá solicitar por escrito autorización al editor para tales fines.
La RIDPHE_R Revista Iberoamericana del Patrimonio Histórico-Educativo utiliza la licencia de Creative Commons (CC), preservando así la integridad de los artículos en ambiente de acceso abierto.
Licencia usada: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/