Narrativas da experiência na formação de leitores na adolescência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20888/ridpher.v6i00.14815

Palavras-chave:

Formação de leitores, diários de leitura, livros, experiência pedagógica

Resumo

Este texto apresenta duas narrativas de experiências pedagógicas de formação de leitores na adolescência com práticas que abordam a construção de diários de leitura, de modo a refletir sobre as subjetividades envolvidas entre os sujeitos e as obras lidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Selma Aparecida Rodrigues dos Santos, Prefeitura Municipal de Jaguariúna

Professora e pesquisadora. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Paula Cristina Somenzari Almozara, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp, artista visual, professora-pesquisadora da Faculdade de Artes Visuais e do Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte da PUC-Campinas. Bolsista produtividade em pesquisa CNPq, nível 2.

Referências

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2014.

COSSON, R. et al. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, Regina e ROSING, Tania M. K. (Orgs.). Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.

FRANK, A. O diário de Anne Frank. Edição integral. Rio de Janeiro: Record, 2000.

LEJEUNE, P. O pacto autobiográfico: de Rosseau à internet. Organização: Jovita Maria Gerheim Noronha; tradução de Jovita Maria Gerheim Noronha Maria Inês Coimbra Guedes. Belo Horizonte: UFMG, 2008.

JOUVE, V. A leitura. Trad. Brigite Hervot. São Paulo: Editora Unesp, 2002.

MARTINS, P. M. J. et al. O diário: uma representação polifônica do Eu. Reflexões sobre a obra O diário, de Anne Frank. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences. Maringá, v. 38, n. 1, p. 105-114, jan./jun, 2016. Disponível em: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciHumanSocSci/article/view/29667.

PETIT, M. B. Leituras do espaço íntimo ao espaço público. São Paulo: Editora 34, 2013.

PETIT, M. B. A arte de ler ou como resistir à adversidade. São Paulo: Editora 34, 2009.

ROUXEL, A. et al. Leitura subjetiva e ensino de literatura. Neide Luzia de Rezende (coord.); tradutores Amaury C. de Moraes ... [et al.]; São Paulo: Alameda, 2013.

SILVA, E. T. da. Conferência sobre leitura: trilogia pedagógica. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.

SILVA, D. N. de C. O diário de leitura na sala de aula: um instrumento para a formação do leitor de literatura. IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros textuais. Pernambuco, 2017.

Downloads

Publicado

2020-12-22

Como Citar

APARECIDA RODRIGUES DOS SANTOS, Selma; CRISTINA SOMENZARI ALMOZARA, Paula. Narrativas da experiência na formação de leitores na adolescência. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 6, n. 00, p. e020025, 2020. DOI: 10.20888/ridpher.v6i00.14815. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/14815. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO