Aller directement au contenu principal
Aller directement au menu principal
Aller au pied de page
Open Menu
RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
SOBRE
SOBRE A REVISTA
SUBMISSÕES
EQUIPE EDITORIAL
DECLARAÇÃO DE PRIVACIDADE
CONTATO
Edições
Atual
Arquivos
NOTÍCIAS
Outros periódicos
Rechercher
S'inscrire
Se connecter
Accueil
/
Archives
/
Vol. 6 (2020): Publicação Contínua
Vol. 6 (2020): Publicação Contínua
Publiée:
2020-04-30
EDITORIAL
O remoto no trabalho e na vida: novos tempos editoriais
Maria Cristina Menezes, Maria de Lourdes Pinheiro, Maria Lucia Mendes de Carvalho, Maria Teresa Santos Cunha
e020035
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridpher.v6i00.14846
DOSSIÊ TEMÁTICO
DOSSIÊ TEMÁTICO: Patrimônio Histórico-Educativo: Culturas, Diversidade, Identidades
Agustín Escolano Benito, Maria Cristina Menezes
e020014
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v6i00.13507
Invitation à repenser la culture matérielle de l´école
Agustín Escolano Benito
e020023
pdf (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridpher.v6i00.14819
El legado de las voces y los escritos: su valor como testimonio de la cultura escolar
Alejandro Mayordomo
e020001
pdf (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v6i00.13504
Análisis de la práctica educativa de los museos pedagógicos españoles mediante una experiencia de evaluación de iniciativas, actividades y recursos
Pablo Álvarez Domínguez, María José Rebollo Espinosa
e020007
pdf (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v6i00.13508
Práticas educativas em museus da educação: algumas experiências
Christine Muller
e020010
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v6i00.13515
La imagen de la universidad en el cine español del franquismo: estudio de los personajes de muerte de un ciclista (Juan Antonio Bardem, 1955)
Valeriano Durán Manso
e020011
pdf (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v6i00.13510
Revista Vozes de Petrópolis: a presença dos franciscanos na educação brasileira por meio de impressos
Cleonice Aparecida de Souza, Claudino Gilz
e020012
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v6i00.13506
Caninde-Ioune: répertoire de matrice indigène et africaine dans le recueil de chansons pour les cours de chant orphonique
Inês de Almeida Rocha
e020030
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridpher.v6i00.14832
Mémorial Solano Trindade: les sens de la relation école/communauté dans la vie quotidienne de la formation des enseignants
Elizabeth dos Santos Braga
e020034
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridpher.v6i00.14843
DOSSIÊ TEMÁTICO: Escrevendo a leitura, no ensino e na ficção: produzindo fontes, apropriando-se de narrativas
Carolina Duarte Damasceno , Júlio de Souza Valle Neto , Ricardo Gaiotto de Moraes
e020014
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridpher.v6i00.14759
“Que letra bonita! Continue assim!”: registros de professoras alfabetizadoras em cadernos de alunos sobre o ensino e o uso dos tipos de letras
Alessandra Amaral da Silveira, Caroline Braga Michel
e020015
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridpher.v6i00.14026
La littérature des enfants et son importance dans l'apprentissage des garçons et des filles: de la théorie à la pratique
Jaime Caiceo Escudero, Estela Socías Muñoz
e020017
pdf (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridpher.v6i00.13900
Antithérapeutes, de Jacques Fux: la lecture mise en métafiction
Vera Lopes da Silva
e020020
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridpher.v6i00.14663
Le “dire” et le “faire”: l’écriture comme lecture (et vice-versa) dans les Mémoires de Pedro Nava
Júlio de Souza Valle Neto
e020022
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridpher.v6i00.14817
L'exil dans la poésie: lectures de Guta (As três Marias) et Edna (Riacho Doce)
Ricardo Gaiotto de Moraes, Viviane da Silva Vieira
e020024
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridpher.v6i00.14820
Narrations d'expérience dans la formation des lecteurs à l'adolescence
Selma Aparecida Rodrigues dos Santos, Paula Cristina
e020025
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridpher.v6i00.14815
Lettre et sensibilité: expériences et laboratoire de lecture et d'identité en milieu scolaire
Daniele Oliveira Rosa, Paulo Cezar Maia
e020029
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridpher.v6i00.14665
ARTIGO
Un itinéraire de recherche: aspects du theme Patrimoine Historico-Educatif dans l’histoire de l’education (2000-2015)
Maria Teresa Santos Cunha, Emerson César de Campos
e020021
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridpher.v6i00.14332
Materiais didáticos para o ensino dos saberes geométricos em fotografias de escolas primárias e normais paranaenses (1920-1930)
Alexsandra Camara, Iara da Silva França
e020003
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v6i00.9854
Espaço escolar e ciências: relações entre as prescrições governamentais e o ensino
Luna Abrano Bocchi
e020004
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v6i00.12304
Aos tambores, as margens: as casas de religiões de matrizes afro-brasileiras na microrregião de Cataguases
Inácio Manoel Neves Frade da Cruz
e020008
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v6i00.13435
La construcción de los edificios escolares: confluencia de los discursos pedagógicos y políticos a fines del siglo XIX
Francisco Hernández Ortiz
e020009
pdf (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v6i00.12661
A presença do ensino religioso na legislação educacional do Grão-Pará (1841 - 1887)
Alberto Damasceno, Viviane Dourado, Karla Almeida, Suellem Pantoja
e020013
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v6i00.12512
O patrimônio histórico-educativo: a escola, o professor e as “rosas verdes”
Vania Grim Thies, Joseane Cruz Monks
e020016
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridpher.v6i00.13840
Méthodologies actives dans l'enseignement des mathématiques dans les années initiales: apprendre aux jeux
Gesseca Camara Lubachewski, Elisabete Cerutti
e020018
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridpher.v6i00.9923
Normes internationales de preservation du patrimoine historique et culturel (1931 – 2003)
Ian Ferreira, Adriano Ferreira, Ana Luíza do Rosário
e020027
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridpher.v6i00.13794
L '«Amour de la Terre»: représentations du civisme sur les pages de Despertar
Elisangela Cândido da Silva Dewes, José Edimar de Souza
e020028
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridpher.v6i00.14737
CULTURE POLITIQUE ET ÉDUCATION AU PATRIMOINE: LOI 10.639 / 03 – POSSIBLE CONTRIBUTIONS
Nara Maria de Santana, Niara Oiara da Silva Aureliano
e020031
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridpher.v6i00.14328
DOCUMENTO
A seção de ciências do Estadão: Imprensa como um patrimônio histórico-educativo
Pedro Eurico Rodrigues
e020006
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v6i00.13614
Esthétique de la résistance et du documentaire (document 02): La danse de l'amitié - Histoires d'Urucungos, Puítas et Quijengues
Gilberto Alexandre Sobrinho
e020026
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridpher.v6i00.14828
Memórias da escola: acervo do LIAME (Laboratório de Informação, Arquivo e Memória da Educação)
Maria Apparecida Franco Pereira, Gabriela Cordeiro Santos
e020033
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridpher.v6i00.14795
O Catalogo Geral das Obras da Bibliotheca do Gymnasio de Campinas e o Registro Crhonologico de Entrada: livros e manuscritos em diálogo no arquivo escolar (1896 a 1932)
Joel Martins Luz
e020032
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridpher.v6i00.14845
RESENHA
Paradigmas do ensino de literatura
Rafael Vinicius Costa Corrêa
e020019
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridpher.v6i00.14807
Catálogo dos livros raros e especiais do Centro de Memória da Etec Getúlio Vargas
Júlia Naomi Kanazawa
e020005
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v6i00.13559
PARECERISTAS
Pareceristas do ano de 2020
Os Editores
e020036
pdf (Português (Brasil))
Faire une soumission
Faire une soumission
Langue
English
Español (España)
Português (Brasil)
Français (France)
Mots-clés
Informations
Pour les lecteurs
Pour les auteurs
Pour les bibliothécaires