DOSSIÊ TEMÁTICO: Escrevendo a leitura, no ensino e na ficção: produzindo fontes, apropriando-se de narrativas
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridpher.v6i00.14759Palavras-chave:
Leitura, Ensino, Ficção, Fontes, Narrativas, Patrimônio Hist´órico-EducativoResumo
“Ler, escrever: de um desejo a outro vai toda a literatura” (BARTHES, 1970, p. 231). A síntese de Barthes dá o tom deste dossiê temático, composto por oito artigos e uma resenha, que se colocou como um convite para pensar os alcances da relação entre leitura e escrita, tanto na esfera escolar quanto no universo ficcional.
Downloads
Referências
ANDRADE, Mário de. A Raimundo de Moraes (1931). Taxi e crônicas no Diário Nacional. São Paulo: Duas Cidades; Secretaria da Cultura, Ciência e Tecnologia, 1976. p. 433-435.
ANTUNES, Benedito. O que significa ensinar literatura no mundo contemporâneo. Miscelânea, Assis, v. 18, p. 217-230, jul./dez. 2015.
BARTHES, Roland. Crítica e verdade. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Perspectiva, 1970.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
GERVAIS, Bertrand. Três personagens em busca de leitores: uma fábula. Tradução de Arlete Cipolin. In: ROUXEL, A.; LANGLADE, G.; REZENDE, N. L. de. (Orgs). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda Casa Editorial, 2013.
GONÇALVES, Aguinaldo José. Museu Movente: o signo da arte em Marcel Proust. São Paulo: Editora UNESP, 2004.
LEAHY-DIOS, Cyana. Educação literária como metáfora social: desvios e rumos. 2a. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
MISHIMA, Yukio. Confissões de uma Máscara. Tradução de Jaqueline Nabeta. São Paulo: Companhia das Letras, 2020. E-book.
RAMOS, Graciliano. Infância. Rio de Janeiro: Record, 2013. E-book.
ROUXEL, Annie. Apropriação singular das obras e cultura literária. Tradução de Amaury C. Moraes. In: ROUXEL, A.; LANGLADE, G.; REZENDE, N. L. de. (Orgs). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda Casa Editorial, 2013.
SCHNEIDER, M. Ladrões de palavras: ensaio sobre o plágio, a psicanálise e o pensamento. Tradução de Luiz Fernando P. N. Franco. Campinas: Editora da UNICAMP, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de exclusividade da revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais. Sendo utilizados dados ou o artigo completo para outros fins, o autor deverá solicitar por escrito autorização ao editor para tais fins.
A RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.
Licença utilizada: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Aviso de derechos de autor
Los derechos de autor para artículos publicados en esta revista son de exclusiva de la revista. En virtud de aparecer en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educativas y no comerciales. Si se utilizan datos o el artículo completo para otros fines, el autor deberá solicitar por escrito autorización al editor para tales fines.
La RIDPHE_R Revista Iberoamericana del Patrimonio Histórico-Educativo utiliza la licencia de Creative Commons (CC), preservando así la integridad de los artículos en ambiente de acceso abierto.
Licencia usada: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/