n. 1 (2005): Revisão Historiográfica: O Estado da Questão
Revisão Historiográfica: O Estado da Questão
Alexander Gaiotto Miyoshi, Camila Carneiro Dazzi, Renata Gomes Cardoso
1-3
Revisão historiográfica: o estado da questão
https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.4396
PDF

Comunicações

Lara Moreira Alves
11-20
A construção de Brasília: uma contradição entre utopia e realidade
https://doi.org/10.20396/eha.12005.3586
PDF
Virgínia Gil Araujo
21-28
O auto-retrato fotográfico : um estudo sobre a construção fisionômica como arbitrariedade em Artur Barrio
https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3614
PDF
Marcos Rodrigues Aulicino
29-37
O distante próximo, o próximo distante : a elaboração de um espaço imaginário nas paisagens de Guignard
https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3587
PDF
Luciana Taniguti Bertarelli
38-44
Entre o clássico e o sublime : sobre a obra de William Turner e sua relação com as teorias da paisagem do final do século XVIII e início do século XIX
https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3590
PDF
Marília Santana Borges
45-51
Sobre a historiografia da arquitetura moderna brasileira: os livros ‘Arquitetura Contemporânea no Brasil’, de Yves Bruand e ‘Arquiteturas no Brasil 1900-1990’ de Hugo Segawa
https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.4111
PDF
Vanessa Beatriz Bortulucce
52-58
O desenho na escultura de Umberto Boccioni
https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3615
PDF
Juliana Pfeifer Caetano
59-65
Reflexões teóricas sobre questões museológicas e sua contribuição para cenografia
https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3591
PDF
Renata Gomes Cardoso
66-73
Anita Malfatti e a crítica de arte do início do século XX
https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3616
PDF
Cláudio Umpierre Carlan
74-78
Arte monetária romana: reflexos de uma propaganda
https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3549
PDF
Deborah Castro, Liliane Sayegh, Cristiane Canuto, Denise Gonçalves
79-88
Cidades históricas na contemporaneidade: o estudo de caso de Tiradentes-MG
https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3548
PDF
Ana Maria Tavares Cavalcanti
89-100
O conceito e a função da arte na visão de um pintor brasileiro entre os séculos XIX e XX: uma leitura dos cadernos de notas de Eliseu Visconti (1866-1944)
https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3551
PDF
Maria Pace Chiavari
101-111
O exórdio de uma cultura urbana no Brasil no final do século XIX e início do século XX: a leitura das imagens produzidas pelos fotógrafos italianos presentes naquela época no Brasil
https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3618
PDF
Maraliz de Castro Vieira Christo
112-123
“Os bandeirantes”, de Henrique Bernardelli
https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3592
PDF
Jorge Coli
124-133
Pedro Américo, Victor Meirelles: entre o passado e o presente
https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3593
PDF
Maria Tereza Regina Leme de Barros Cordido
134-142
Arquitetura forense do estado de São Paulo : produção entre as décadas de 50 e 90 do século XX, sob a influência da arquitetura moderna
https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3619
PDF
Maria de Fátima Morethy Couto
143-152
Novas leituras do modernismo
https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3617
PDF
Fernanda Pequeno da Silva
153-159
Lygia Pape e Hélio Oiticica: possíveis conexões poéticas
https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3550
PDF
Camila Dazzi
160-168
A recepção do meio artístico carioca à exposição de Henrique Bernardelli de 1886 : a apreciação da imprensa
https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3560
PDF
Vivian P. C. Coutinho de Almeida
169-176
Basílica de Vézelay: percursos de leitura dos capitéis historiados da nave (a arte medieval: seu papel na religiosidade e suas relações com o espaço sagrado)
https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3620
PDF
Elias Feitosa de Amorim Junior
177-185
O culto mariano e os vitrais da catedral de Chartres : a arte medieval: seu papel na religiosidade e suas relações com o espaço sagrado
https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3561
PDF
Marco Antonio Pasqualini de Andrade
194-201
Re-inserções em circuitos alegóricos: a fotografia na obra de Cildo Meireles
https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3594
PDF
Jeaneth Xavier de Araújo
202-209
Artífices na Vila Rica Setecentista: possibilidades de pesquisa
https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3595
PDF
Joana Mello de Carvalho e Silva
210-215
Ricardo Severo: entre o elogio e a crítica
https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3596
PDF
Claudia Valladão de Mattos
216-231
Visitas à luz de tochas: guiando o olhar através dos museus de escultura antiga no final do século XVIII e início do XIX
https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3566
PDF
Maria de Fátima da Silva Costa Garcia de Mattos
232-237
Da ideologia à arquitetura, um projeto além-mar: o neomanuelino no Brasil
https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3597
PDF
Helena Cunha de Uzeda
238-248
Inovações acadêmicas: o curso de arquitetura da Escola Nacional de Belas Artes como catalisador de modernizações
https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3598
PDF
Diana de Abreu Dobranszky
249-257
A polissemia do referente fotográfico
https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3567
PDF
João Henrique dos Santos, Kellen Jacobsen Follador
258-266
Algumas considerações sobre o quadro “auto-da-fé” ou “tribunal da inquisição”, de Francisco José de Goya y Lucientes
https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3599
PDF
Cássio da Silva Fernandes
267-274
Michelangelo furioso : Jacob Burckhardt e o lugar da figura humana na obra de Michelangelo
https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3570
PDF
Ralf José Castanheira Flores
275-285
Três olhares, uma cidade: em busca de um passado nacional
https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3621
PDF
Luiz Alberto Ribeiro Freire
286-294
Visões e revisões da talha neoclássica na Bahia
https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3600
PDF
Yacy–Ara Froner
295-302
Historiografia da Arte no Brasil: por um regime de oposições
https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3622
PDF
Pedro Paulo Abreu Funari , Marina Regis Cavicchioli
303-316
A arte parietal romana e diversidade
https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3623
PDF
Patrícia Bueno Godoy
317-325
O nacionalismo na arte decorativa brasileira : de Eliseu Visconti a Theodoro Braga
https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3625
PDF
Fabiana de Araujo Guerra Grangeia
326-333
Oscar Guanabarino e a crítica de arte periódica no Brasil
https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3571
PDF
Thais Fernanda Martins Hayek
334-341
Alvim Corrêa e suas mulheres desnudas
https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3626
PDF
Nancy Ridel Kaplan
342-343
A elaboração da imagem de Virgílio no quattrocento
https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3627
PDF
Daniela Viana Leal
344-351
Oscar Niemeyer e o mercado imobiliário de São Paulo na década de 1950 : o escritório satélite sob direção do arquiteto Carlos Lemos e os edifícios encomendados pelo Banco Nacional Imobiliário
https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3572
PDF
Sulamita Fonseca Lino
352-360
A paleta formal construtiva de Flávio de Carvalho: arquitetura elaborada como um objeto artístico
https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3632
PDF
Marcelo Hilsdorf Marotta
361-370
A recepção de motivos iconográficos gregos na Etrúria
https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3601
PDF
Patrícia Dalcanale Meneses
371-377
Vedute Urbinate: perspectiva e humanismo na Urbino do fim do século XV
https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3634
PDF
Jair Diniz Miguel
378-385
Uma escola revolucionária de arte: Vkhutemas/Vkhutein (1920-1930)
https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3602
PDF
Alexander Gaiotto Miyoshi
386-394
Museografias do MASP
https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3573
PDF
Alejandra Hernández Muñoz
395-403
Arte Latino-Americana: percursos e omissões na historiografia da arte
https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3574
PDF
Adriana Sanajoti Nakamuta
404-414
Forte São João e fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande : guardiões da nossa identidade cultural
https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3575
PDF
João Batista Neto
415-422
A recepção estética dos monumentos culturais missioneiros e da arte barroca guarani no sítio de São Miguel, Rio Grande do Sul
https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3603
PDF
Angela Nucci
423-431
Ao quadrado preto : a passagem da figuração à abstração no trabalho de K. Malévitch
https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3576
PDF
Helder Oliveira
432-437
A questão da série na obra de Castagneto: alguns comentários
https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3604
PDF
André Luiz Tavares Pereira
438-446
Notas sobre o patrimônio artístico das irmandades de São Pedro dos Clérigos
https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3577
PDF
Luciana Bicalho Piacenza
447-455
O retrato de Suzanne Bloch: o período azul de Pablo Picasso da obra do MASP
https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3605
PDF
Valéria Piccoli
456-464
O Brasil na viagem pitoresca e histórica de Debret
https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3635
PDF
Fabrize Santos Pousa
465-474
As artes plásticas em Belo Horizonte, de 1918-1944: Aníbal Mattos e seu tempo
https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3578
PDF
Vera Pugliese
475-483
A proposta de revisão epistemológica da historiografia da arte na obra de Didi-Huberman
https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3636
PDF
Ana Carolina Fróes Ribeiro
484-494
A unidade dos projetos estético e ideológico e a potencialidade do monumento no espaço urbano: o caso do monumento às Bandeiras e do monumento Duque de Caxias
https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3582
PDF
Daniela Maura Ribeiro
495-502
O flagrante e o pseudo-flagrante na fotografia de rua de German Lorca
https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3583
PDF
João Dalla Rosa Júnior
503-511
Santa Rosa de Lima: questionamentos acerca da imaginária da matriz de Viamão
https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3606
PDF
Márcia Valéria Teixeira Rosa
512-518
Painéis decorativos executados por Rodolpho Amoêdo (1857-1941): algumas considerações
https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3607
PDF
Paula Scamparini
519-526
Juízes do não-sabido
https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3637
PDF
Isis Selmikaitis
527-533
A “anunciação” de El Greco do Masp: um estudo sobre seu contexto de criação e recepção
https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3608
PDF
Rosangela de Jesus Silva
534-540
Obras e artistas no universo de Ângelo Agostini
https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3638
PDF
Vanessa Biazioli Siqueira
541-546
A dimensão pública da coleção Gilberto Chateaubriand
https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3639
PDF
Carolina Soares
547-552
A fotografia e o modernismo de 1922
https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3584
PDF
Marilia Solfa
553-562
A "teoria do não-objeto”, a teoria dos “specific objects” e a emergência de novos meios artísticos no Brasil e nos Estados Unidos
https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3640
PDF
Leticia Squeff
563-570
Revendo a missão francesa: a missão artística de 1816, de Afonso D’Escragnolle Taunay
https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3609
PDF
Renata Alves Sunega
571-579
Um teatro para o “conjunto harmônico de edifícios monumentais”
https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3641
PDF
Marcelo Téo
580-587
O tocador pelo pincel: imagens da música popular na obra de Cândido Portinari
https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3610
PDF
Marcos Tognon
588-594
A história da arte e a conservação do nosso patrimônio
https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3612
PDF
Jaelson Bitran Trindade
595-604
Embu-Mirim: arte na aldeia
https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3613
PDF
Arthur Gomes Valle
605-620
O ciclo de pinturas de Guttmann bicho no caps Ernesto Nazareth : Ilha do Governador / RJ
https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3585
PDF
Paula Vermeersch
621-629
Apontamentos sobre a iconografia de Virgílio nas ilustrações renascentistas da Comédia
https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3642
PDF
Renata Cristina de Oliveira Maia Zago
630-638
As obras do acervo do MACC nos salões de arte contemporânea de Campinas: 1960 e 70
https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3643
PDF