Reflexões teóricas sobre questões museológicas e sua contribuição para cenografia
Organizadores: Alexander Gaiotto Miyoshi, Camila Carneiro Dazzi, Renata Gomes Cardoso. OBS: Em sua edição impressa, as Atas do I EHA foram divididas em três volumes.
PDF

Palavras-chave

Museologia
Cenografia
Exposições

Como Citar

CAETANO , Juliana Pfeifer. Reflexões teóricas sobre questões museológicas e sua contribuição para cenografia. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 1, p. 59–65, 2005. DOI: 10.20396/eha.1.2005.3591. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3591. Acesso em: 22 jul. 2024.

Resumo

O presente trabalho faz parte de uma Iniciação Científica que estou desenvolvendo no Instituto de Artes sobre a questão do uso de cenografias em exposições de arte. O trabalho envolveu a análise de várias exposições de arte que usaram do recurso da cenografia, além de entrevistas com curadores, cenógrafos, artistas e com o público dessas exposições. Decidimos, no entanto, nos concentrar hoje numa questão pontual que consideramos fundamental para compreender o debate em torno da questão da cenografia em exposições de arte. Trata-se da discussão que surgiu na imprensa a respeito do uso de cenografias na “Mostra do Redescobrimento Brasil + 500” realizada no Pavilhão da Bienal do Parque do Ibirapuera – SP em 2000, especialmente no módulo referente ao Barroco. Procuraremos aqui compreender esse debate à luz de algumas reflexões teóricas sobre o papel histórico e ideológico dos museus e
de uma análise de suas modalidades discursivas.

https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3591
PDF

Referências

HOOPER-GREENHILL, Eilean. Exibitions and interpretation Museum Pedagogy and Cultural Change. In: Museum and interpretation of Visual Culture. London, New York: Routledge, 2000.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2005 Juliana Pfeifer Caetano

Downloads

Não há dados estatísticos.