Resumo
Nesta apresentação, pretendo estudar as três vistas de cidades ideais conhecidas como painéis de Berlim, Baltimore e Urbino, em referência às cidades que abrigam as obras. Sendo a historiografia o tema deste encontro, gostaria de discutir e refletir sobre as possibilidades de abordagem das três obras e propor um caminho diferente.
Referências
Bek, L. “La prospettiva nell’ambiente urbinate: un conccetto spaziale ed il sua significato” in Analecta Romana Instituti Danici. 1998, pp. 129-39.
Chastel, A. Fables, Formes, Figures, Paris: Flammarion, 1978.
Kimball, F. “Luciano Laurana and the high Renaissance”. in The Art Bulletin. vol. X, 1937. pp. 125- 150.
Krautheimer, R. “‘Scena tragica’ e ‘scena comica’ nel Rinascimento: le vedute prospettive di Baltimora e Urbino”, in Architettura sacra paleocristiana e medievale: e altri saggi su Rinascimento e Barrocco. Torino, Bollati Boringhieri, 1993, pp. 271-292.
Parronchi, A. “Urbino, Baltimora e Berlino: fronti di cassoni quattrocenteschi o moddelli di scena del 1518”. in Kunst des Cinquecento in der Toskana, München: Bruckman, 1992, pp.100-107.
Parronchi, A. “Due Note”. In Rinascimento. Vol. VIII, 1968. pp. 351-363.
Tommasoli, W. “Spirito umanistico e coscienza religiosa in Federico da Montefeltro” in Federico di Montefeltro: La Cultura, Roma: Bulzoni, 1986, pp. 345-55.
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2005 Patrícia Dalcanale Meneses