Resumo
A obra "O Retrato de Suzanne Bloch" (Paris, 1904. Óleo sobre tela, 65 x 54 cm Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, São Paulo) data do ano em que o artista Pablo Picasso transfere-se para Paris. Neste quadro, observamos a predominância da cor azul, a importância do desenho e a exposição do gesto do artista, marcado pelas pinceladas sobre o suporte.
Referências
BLUNT, Anthony e POOL, Phoebe. Picasso: The formative years, a study of his sources. New York: New York Graphic Society, 1962. 32p.
BOARDINGHAM, Robert. The Young Picasso. New York: Universe Publishing, 1997. 80p.
GONZÁLEZ, J. J. Martín. El concepto de retablo en El Greco. Studies in the History of Art, Washington, v. 13, p. 115- 119.
KAPLAN, Temma. Red city, blue period: social moviments in Picasso’s Barcelona. Berkeley: University of California, 1992. 266p.
LEIGHTEN, Patricia. Re-Ordering the Universe: Picasso and Anarchism, 1897-1914. Princeton, New Jersey: Princeton University Press, 1989. 198p.
MARQUES, Luiz (coord. geral). Catálogo do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand: Arte Francesa e Escola de Paris. São Paulo: MASP, 1998. 303p.
McCULLY, Marilyn. Picasso: The Early Years 1892-1906. Washington: National Gallery of Art; New Haven and London: Yale University Press, 1997. 374p.
MILICUA, José…[et alii]. El Greco: Su revalorización por el Modernismo catalán. Barcelona: Museu Nacional d’Art de Catalunya, 1996. 247p.
REFF, Theodore. Temas de amor y muerte de las obras juveniles de Picasso. Trad. Justo G. Beramendi y Maria Victoria Matanida. In: PENROSE, Roland e GOLDING, John. Picasso 1881-1973. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 1974. p. 11-47. 284p.
RICHARDSON, John. Picasso: Una Biografia 1881-1906. Versión española de Adolfo Gómez Cedillo, Esther Gómez Parro y Rafael Jackson Martín. v.1. Madrid: Alianza Editorial, 1995; 547p.
RUBIN, William. Picasso and Portraiture: Representation and Transformations. London: Thames and Hudson, 1996. 495p.
SANCHÉZ, Alfonso E. Pérez. Picasso y la pintura “antigua”. In: De pintura y pintores: La configuración de los modelos visuales en la pintura espanõla. Madrid: Alianza Forma, 1993. p.159-173. 195p.
ZERVOS, Christian. Pablo Picasso. Paris: Cahiers D’art, 1932. v.1 (1895-1906).
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2005 Luciana Bicalho Piacenza