O exórdio de uma cultura urbana no Brasil no final do século XIX e início do século XX
Organizadores: Alexander Gaiotto Miyoshi, Camila Carneiro Dazzi, Renata Gomes Cardoso. OBS: Em sua edição impressa, as Atas do I EHA foram divididas em três volumes.
PDF

Palavras-chave

Fotografia
Fotografia italiana
Cultura urbana

Como Citar

CHIAVARI , Maria Pace. O exórdio de uma cultura urbana no Brasil no final do século XIX e início do século XX: a leitura das imagens produzidas pelos fotógrafos italianos presentes naquela época no Brasil. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 1, p. 101–111, 2005. DOI: 10.20396/eha.1.2005.3618. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3618. Acesso em: 22 jul. 2024.

Resumo

A produção de fotógrafos franceses, alemães e ingleses que trabalharam no Brasil inspirou inúmeras publicações; faltam, porém, estudos sobre os italianos que se espalharam por todo o país e deixaram uma importante documentação de sua passagem. Os nomes aportuguesados e a escassez de documentação tornam ainda mais difícil a precisa identificação de sua origem. Nos defrontamos com um problema similar em uma pesquisa realizada anteriormente sobre viajantes e botânicos italianos no Brasil, ao longo dos séculos XVIII e XIX 1. Esta lacuna explica-se pelo fato de a Itália ter se tornado uma nação só em 1861, e ter sofrido um longo período de reestruturação interna que custou ao país o fenômeno das grandes emigrações do final do século XIX e início do século XX, cuja meta foi principalmente o continente americano, e para muitos, o Brasil. A recuperação da cultura produzida pelos italianos no exterior não foi até estas últimas décadas um objetivo prioritário do governo italiano.

https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3618
PDF

Referências

BELLI, Gianluca. La fotografia e il restauro dell’architettura em Architettura e Fotografia la scuola fiorentina catálogo da exposição homónima Università degli Studi di Firenze- Alinari, Firenze 2000 p.45.

CHIAVARI, Maria Pace “Conquistar o Brasil ou ser por ele conquistado?” p.27 em “ Viajantes e naturalistas italianos - imagens do Brasil nos séculos XVIII e XIX” catálogo da exposição homônima. Fundação Armando Álvarez Penteado – Istituto Italo-Latino Americano. Roma, 2000.

CHIAVARI, Maria Pace. O papel da fotografia na construção da imagem da cidade em Anais XXIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Rio de Janeiro 2004 p.361.

CHIAVARI, Maria Pace. Os ícones na paisagem do Rio de Janeiro: um reencontro com a própria identidade- em A Paisagem Carioca cátalogo da exposição homónima MAM Rio de Janeiro 2000 p.72.

FERREZ, Gilberto. Fotografia no Brasil e um de seus mais dedicados servidores: Marc ferrez (1843-1923) em Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional nº 26 Rio de Janeiro 1997 p.320/327.

GOMBRICH, Ernst H. “Norma e forma. Studi sull’arte del Rinascimento”, Torino, Einaudi, 1973. p.170.

KOSSOY, Boris. Dicionário histórico-fotográfico brasileiro. São Paulo: IMS Instituto Moreira Salles, 2002 p.27.

SCHWARCZ, Lilia Moritz “ As barbas do imperador: D.PedroII, um monarca nos trópicos” São Paulo : Companhia das Letras, 1998 p.397.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2005 Maria Pace Chiavari

Downloads

Não há dados estatísticos.