O auto-retrato fotográfico
Organizadores: Alexander Gaiotto Miyoshi, Camila Carneiro Dazzi, Renata Gomes Cardoso. OBS: Em sua edição impressa, as Atas do I EHA foram divididas em três volumes.
PDF

Palavras-chave

Autorretrato
Artur Barrio
Pintura
Fisionomia

Como Citar

ARAUJO, Virgínia Gil. O auto-retrato fotográfico : um estudo sobre a construção fisionômica como arbitrariedade em Artur Barrio. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 1, p. 21–28, 2005. DOI: 10.20396/eha.1.2005.3614. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3614. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

O auto-retrato é uma manifestação artística que consiste em aprofundar a reflexão sobre si mesmo. Segundo o ponto de vista tradicional, realizar um auto-retrato é olhar-se refletido, tomar consciência de si como um todo unificado. No que se refere à concepção do auto-retrato existem duas escolas acadêmicas: uma que considera qualquer obra que inclui o artista e, outra, só aquelas obras expressamente concebidas como auto-retratos, o personagem em primeiro plano e o rosto como o centro da atenção. Desde o Modernismo, o retrato e o autoretrato passarão por importantes metamorfoses. No Cubismo a figura se transforma em objeto e se funde com os demais elementos da composição; no Futurismo, na Bauhaus e no Construtivismo o retrato torna-se seqüencial. Para Mogholy-Nagy e Rodchenko, o retrato jamais poderia ser uma imagem única, para mostrar a multiplicidade do ser, deveria ser seqüencial. Já no Surrealismo, o retrato se elabora mediante recursos retóricos e simbólicos. Nas Vanguardas a subjetividade na execução é uma das características marcantes do retrato, os personagens representados existem segundo sua relação com a experiência do criador como criatura. Para Barbara Rose: “o auto-retrato está dentre a primeira crucial manifestação do pensamento moderno(...) como tema modernista sua causa pode marcar o início da redefinição do nosso conceito de modernismo”.

https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3614
PDF

Referências

ARAUJO, Virgínia Gil. O Auto-retrato Fotográfico na Arte Brasileira dos Anos 70. Texto inédito que analisa a presença do retrato fotográfico em trabalhos de Antonio Manuel, Anna Bella Geiger, Artur Barrio e Regina Silveira.

ARTAUD, Antoni. Escritos. Porto Alegre: L&PM, 1983, p.97

ASSIS BRASIL, Luiz Antonio de. O pintor de retratos. porto Alegre: L&PM Editores, 2002, p.164.

BARTHES, Roland. A Câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984, p.27.

BAUDRILLARD, Jean. A Arte da Desaparição. Rio de Janeiro: Editora UFRJ / N-Imagem, 1997.

BOURDIEU, Pierre. La definición social de la fotografia. In: “La Fotografía: un arte intermedio”. México, Editorial Nueva Imagem, 1979, p.122.

CANONGIA, L. Cinema de Artista, a experiência brasileira e o contexto internacional. In: DIAS, Ângela Maria. (Org.) A MISSÃO E O GRANDE

SHOW – POLÍTICAS CULTURAIS NO BRASIL DOS ANOS 60 E DEPOIS. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1999, pp.375-394

CANONGIA, Ligia. QUASE CINEMA: Cinema de Artista no Brasil, 1970/80. Rio de Janeiro: Edição FUNARTE, Arte Contemporânea, CADERNO DE TEXTOS 2, 1981.

CHIARELLI, Tadeu. Deslocamentos do Eu ? o auto-retrato digital e pré-digital na arte brasileira (1976 ? 2001). São Paulo, Itaú Cultural Campinas, Espaço de fotografia e Novas Mídias, 2001. Paço das Artes, São Paulo, 2001 ? 2002.

FLUSSER, Vilém. Filosofia da Caixa Preta. Ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002, p. 55.

MORAES, Eliana Robert. O Corpo Impossível: A decomposição da figura humana: de Lautréamont a Bataille. São Paulo: FAPESP, Iluminuras, 2002. Ver também: JEUDY, Henri-Pierre. O corpo como objeto de arte. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.

ROSE, Barbara. "Self-portraiture: theme with a thousand faces". Art in America, v. 63, n. 1, jan-fev. 1975, p.73.

SCHAEFFER, Jean-Marie. L’image précaire – du dispositif photographique. Paris: Seuil, 1987, p.49.

TEXTOS DO ARTISTA In: CANONGIA, Ligia. ARTUR BARRIO. Rio de Janeiro: MODO, 2002, pp.150 E 157.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2005 Virgínia Gil Araujo

Downloads

Não há dados estatísticos.