Resumo
Nas três últimas décadas, os escritos de Clement Greenberg vêm sendo objeto de análise da parte de diferentes críticos e historiadores em todo o mundo, dentre os quais destacam-se os nomes de Rosalind Krauss, Leo Steinberg, Hubert Damisch, Yve-Alain Bois e Thierry de Duve. Em 1993, um colóquio sobre o legado de Greenberg reuniu em Paris alguns dos maiores estudiosos de sua obra e demonstrou “que a era dos adeptos incondicionais e dos detratores obstinados cedeu lugar a um trabalho de recepção propriamente crítico”.
Referências
BELTING, Hans. Art History after Modernism, Chicago e Londres, The University of Chicago Press, 2003.
CRIQUI, Jean-Pierre e SOUTIF, Daniel (Org.). Clement Greenberg. Les cahiers du Musée national d’art moderne, Paris, Centre Georges Pompidou, nº 45/46,outono-inverno 1993.
DANTO, Arthur C. “Clement Greenberg”, The Madonna of the Future. Essays in a Pluralistic Art World, Berkeley, University of California Press, 2000, 66-67.
DANTO, Arthur C. “Learning to Live with Pluralism”, in Gregg Horowitz e Tom Huhn (Orgs.), Arthur C. Danto. Essays. The Wake of Art: Criticism, Philosophy and the Ends of Taste, Amsterdam, G + B Arts International, 1998, p. 87.
FRIED, Michael. “Arte e objetidade”, in Arte & Ensaios. Revista do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais, EBA-UFRJ, Rio de Janeiro, ano IX, número 9, 2002, pp. 131-147.
GREENBERG, Clement. “A necessidade do formalismo”. In Glória Ferreira e Cecília Cotrim (Orgs.), Clement Greenberg e o debate crítico, Rio de Janeiro, Ministério da Cultura/Funarte e Jorge Zahar Editor, 1997, p. 128.
KRAUSS, Rosalind, “Uma visão do modernismo”. In Glória Ferreira e Cecília Cotrim (Orgs.), Clement Greenberg e o debate crítico, Rio de Janeiro, Ministério da Cultura/Funarte e Jorge Zahar Editor, 1997, pp. 167 e 169.
STEINBERG, Leo. “A arte contemporânea e a situação do seu público”, in Gregory Battcock, A nova arte, São Paulo, Perspectiva, 1975, pp. 254-256.
STEINBERG, Leo. “Outros critérios”, in Glória Ferreira e Cecília Cotrim (Orgs.), Clement Greenberg e o debate crítico, Rio de Janeiro, Ministério da Cultura/Funarte e Jorge Zahar Editor, 1997, pp. 183.
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2005 Maria de Fátima Morethy Couto