A "teoria do não-objeto”, a teoria dos “specific objects” e a emergência de novos meios artísticos no Brasil e nos Estados Unidos
Organizadores: Alexander Gaiotto Miyoshi, Camila Carneiro Dazzi, Renata Gomes Cardoso. OBS: Em sua edição impressa, as Atas do I EHA foram divididas em três volumes.
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Palavras-chave

Neoconcretismo
Ferreira Gullar
Donald Judd
Minimal art
Historiografia da arte

Como Citar

SOLFA , Marilia. A "teoria do não-objeto”, a teoria dos “specific objects” e a emergência de novos meios artísticos no Brasil e nos Estados Unidos. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 1, p. 553–562, 2005. DOI: 10.20396/eha.1.2005.3640. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3640. Acesso em: 22 jul. 2024.

Resumo

Essa pesquisa tem como objetivo aprofundar a compreensão da arte que se desenvolve nos dias atuais no Brasil e nos EUA através de um estudo comparativo da teoria e da produção artística das décadas de 50 e 60 desses países: o Neoconcretismo teorizado por Ferreira Gullar em 1959 no texto “Teoria do Não-objeto” e a Minimal Art teorizada por Donald Judd em 1965 no texto “Specific Objects”.

https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3640
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Referências

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Zabalbescoa, A. e Marcos, J.R. Minimalismos, pág 26.

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Copyright (c) 2005 Marilia Solfa

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