A unidade dos projetos estético e ideológico e a potencialidade do monumento no espaço urbano
Organizadores: Alexander Gaiotto Miyoshi, Camila Carneiro Dazzi, Renata Gomes Cardoso. OBS: Em sua edição impressa, as Atas do I EHA foram divididas em três volumes.
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Palavras-chave

Monumento
Monumento Duque de Caxias
Victor Brecheret
Centenário da Independência
Monumento as bandeiras

Como Citar

RIBEIRO, Ana Carolina Fróes. A unidade dos projetos estético e ideológico e a potencialidade do monumento no espaço urbano: o caso do monumento às Bandeiras e do monumento Duque de Caxias. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 1, p. 484–494, 2005. DOI: 10.20396/eha.1.2005.3582. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3582. Acesso em: 22 jul. 2024.

Resumo

No começo do século XX, as artes plásticas, no Brasil, pautavam-se na busca por uma identidade nacional e por uma modernidade já existente na Europa. Vivia-se, no país, a dubiedade de estar, de um lado voltado para o futuro e tendo a Europa a ser espelhada; e, de outro, voltado para busca por algo capaz de defini-lo e identificá-lo, mirando o passado e o tradicional.

https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3582
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Copyright (c) 2005 Ana Carolina Fróes Ribeiro

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