A fotografia e o modernismo de 1922
Organizadores: Alexander Gaiotto Miyoshi, Camila Carneiro Dazzi, Renata Gomes Cardoso. OBS: Em sua edição impressa, as Atas do I EHA foram divididas em três volumes.
PDF

Palavras-chave

Fotografia
Semana de 1922
Modernismo

Como Citar

SOARES , Carolina. A fotografia e o modernismo de 1922. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 1, p. 547–552, 2005. DOI: 10.20396/eha.1.2005.3584. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3584. Acesso em: 22 jul. 2024.

Resumo

Revendo a história da arte moderna paulistana, depara-se com a exclusão da fotografia de um dos principais movimentos artísticos: A Semana de Arte Moderna de 1922. Naquele episódio, à fotografia foi negado qualquer potencial criador sendo, assim, alijada do debate artístico.

https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3584
PDF

Referências

BRITO, Ronaldo. ‘A Semana de 22: O trauma do moderno’, in Sete Ensaios sobre o Modernismo, TOLIPAN, Sergio et alii, Rio de Janeiro, 1983, p. 14.

CHIARELLI, Tadeu. “A fotomontagem como ‘Introdução à Arte Moderna’: Visões Modernistas sobre a Fotografia e o Surrealismo”, in ARS – Revista do Departamento de Artes Plásticas (ECA/ USP), São Paulo, 2003, p.78-79.

CHIARELLI, Tadeu. De Almeida Jr. a Almeida Jr.: A Crítica de Arte de Mário de Andrade, Tese de Doutorado, São Paulo: ECA/USP, 1996.

CHIARELLI, ‘Entre Almeida Jr. e Picasso’, in Arte Internacional Brasileira, op cit, p.45.

CHIARELLI, Tadeu. Um Jeca nos Vernissagens, São Paulo, 1995,. P.79.

FABRIS, Annateresa. Cândido Portinari, São Paulo, 1996, p.160.

FABRIS, Mariarosaria. ‘Cinema: da modernidade ao modernismo’, in FABRIS, Annateresa (org) Modernidade e Modernismo no Brasil, São Paulo, 1994, p.104-105.

FERNANDES JÚNIOR, Rubens, A Fotografia Expandida, Tese de Doutorado, PUC, São Paulo, 2002, p.165.

LOBATO Apud CAMARGO, Mônica Junqueira de & MENDES, Ricardo. Fotografia – Cultura e Fotografia Paulistana no século XX, São Paulo, 1992, p.40 .

LOPEZ, Telê Ancona. Mário de Andrade: fotógrafo e turista aprendiz, São Paulo, 1993, p.11.

MENDES, Apud, HERKENHOFF, ‘A Fotografia – O automático e o longo processo de modernidade’, in TOLIPAN, Sérgio et alii, op. cit, p. 80.

PEREIRA, L.C. Bresser. Desenvolvimento e Crise no Brasil 1930 – 1967, Rio de Janeiro: Zahar, 1968.

PORTINARI Apud FABRIS, op. cit. p.153.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2005 Carolina Soares

Downloads

Não há dados estatísticos.