Banner Portal
Basílica de Vézelay
Organizadores: Alexander Gaiotto Miyoshi, Camila Carneiro Dazzi, Renata Gomes Cardoso. OBS: Em sua edição impressa, as Atas do I EHA foram divididas em três volumes.
PDF

Palavras-chave

Arte medieval
Arquitetura religiosa
Igreja românica

Como Citar

ALMEIDA, Vivian P. C. Coutinho de. Basílica de Vézelay: percursos de leitura dos capitéis historiados da nave (a arte medieval: seu papel na religiosidade e suas relações com o espaço sagrado). Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 1, p. 169–176, 2005. DOI: 10.20396/eha.1.2005.3620. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3620. Acesso em: 24 ago. 2024.

Resumo

A Nave da Basílica da Madalena em Vézelay apresenta a particularidade de ser decorada com um número de capitéis historiados sem equivalente na arte românica, com exceção de alguns claustros. O estado de conservação dos capitéis, após a campanha de restauração liderada por Viollet-le-Duc no final do século XIX, é excelente. Essas esculturas não são simples emblemas decorativos, mas verdadeiros “lugares de imagens”, suportes de uma história, cujo sentido o espectador tenta captar. Todos os historiadores que se debruçaram no estudo da abacial tentaram em vão buscar um sentido atrás desta multiplicidade de imagens, uma coerência, para chegarem à constatação da ausência de um fio condutor, de um pensamento único. Mas, num meio que abrigava algumas das maiores figuras intelectuais deste tempo, não seria subestimar as capacidades de reflexão de comandatários que aliás estavam na origem da construção de um monumento que testemunhava não somente de verdadeiras proezas técnicas, mas também de um pensamento muito elaborado e de alta espiritualidade? Não estaríamos assim perpetuando a falsa idéia de um empirismo que teria presidido a edificação do monumento, a elaboração de sua decoração, executada ao belprazer da fantasia dos escultores e dos interesses dos monges?

https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3620
PDF

Referências

DIEMER, P., Les chapiteaux de la Madeleine de Vézelay, Style et iconographie (trad.), Paris, Bibliothèque du couvent des Franciscains de Paris, 1975, p. 42.

DUPRONT, A., Du sacré. Croisades et pélérinages. Images et langages.Paris, Galliard, 1987, p. 35.

LECLERCQ, D. J., “Monachisme et peregrination du IX au XIIe siècle” ,Studia Monastica, vol. III, fasc. 1, Abadia de Montserrat, 1961, pp. 33-52.

SALET, F., Cluny et Vézelay. L´oeuvre des sculpteurs. Paris, Societé française d´archéologie, 1995, p. 88.

SALET, F., “La Madeleine de Vézelay et ses dates de construction” ,Bulletin Monumental, 95, 1936, pp. 5-25.

SANTO AGOSTINHO, As Confissões.

ZEVI, B., Apprendre à voir l´architecture, Paris, Ed, de Minuit, 1959, p, 25 .

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2005 Vivian P. C. Coutinho de Almeida

Downloads

Não há dados estatísticos.