O conceito e a função da arte na visão de um pintor brasileiro entre os séculos XIX e XX
Organizadores: Alexander Gaiotto Miyoshi, Camila Carneiro Dazzi, Renata Gomes Cardoso. OBS: Em sua edição impressa, as Atas do I EHA foram divididas em três volumes.
PDF

Palavras-chave

Eliseu Visconti
Arte brasileira
Função da arte

Como Citar

CAVALCANTI, Ana Maria Tavares. O conceito e a função da arte na visão de um pintor brasileiro entre os séculos XIX e XX: uma leitura dos cadernos de notas de Eliseu Visconti (1866-1944). Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 1, p. 89–100, 2005. DOI: 10.20396/eha.1.2005.3551. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3551. Acesso em: 22 jul. 2024.

Resumo

Durante as pesquisas para minha tese de doutorado sobre os Prêmios de Viagem à Europa1, estudei particularmente a experiência de Eliseu Visconti, vencedor do concurso de 1892 e pensionista brasileiro em Paris de 1893 a 1900. Dentre os documentos que consultei, os que mais me emocionaram foram os cadernos em que Visconti registrou seus pensamentos sobre o ofício de pintor. O que chamo de “cadernos” são na verdade pequenos blocos de anotações de tamanhos variados e, em alguns casos, folhas soltas. Os que li pertenciam a Tobias Visconti, filho de Eliseu Visconti.

https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3551
PDF

Referências

CAVALCANTI, Ana Maria Tavares. Les artistes brésiliens et “ les Prix de Voyage en Europe ” à la fin du XIX e siècle : vision d’ensemble et étude approfondie sur le peintre Eliseu d’Angelo Visconti (1866-1944).

DURANTY, Louis-Edmond. La Nouvelle Peinture. Paris: Editions du Boucher, 2002, p.26.

LESLIE, C.R. John Constable d’après les souvenirs recueillis par C.R.Leslie, traduit avec une introduction : Constable et les paysagistes de 1830, par Léon Bazalgette. Paris : H. Floury, 1905.

SÁ, Ivan Coelho de. Academias de Modelo Vivo e Bastidores da Pintura Acadêmica Brasileira: a metodologia de ensino do desenho e da figura humana na matriz francesa e sua adaptação no Brasil do século XIX ao início do século XX. Tese de Doutorado em História e Teoria da Arte. Orientadora: Sonia Gomes Pereira. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2004. p.417.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2005 Ana Maria Tavares Cavalcanti

Downloads

Não há dados estatísticos.