A arte parietal romana e diversidade
Organizadores: Alexander Gaiotto Miyoshi, Camila Carneiro Dazzi, Renata Gomes Cardoso. OBS: Em sua edição impressa, as Atas do I EHA foram divididas em três volumes.
PDF

Palavras-chave

Arte antiga
Pintura parietal
Pompéia
Diversidade

Como Citar

FUNARI , Pedro Paulo Abreu; CAVICCHIOLI , Marina Regis. A arte parietal romana e diversidade. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 1, p. 303–316, 2005. DOI: 10.20396/eha.1.2005.3623. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3623. Acesso em: 22 jul. 2024.

Resumo

As discussões contemporâneas sobre o estatuto epistemológico das Ciências Humanas têm repercutido, nas últimas décadas, no estudo da Arte antiga, em geral, e das manifestações parietais romanas, em particular. Nesta ocasião, e no contexto de um colóquio sobre as discussões historiográficas, trataremos dessas questões teóricas, aplicadas ao caso das paredes romanas de Pompéia.

https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3623
PDF

Referências

Allison, P. in press Pompeian Households: an analysis of the material culture. Los Angeles, University of California Press, in press.

Battisti, C. Avviamento allo studio del latino volgare. Bari, Leonardo da Vinci editrice, 1949.

Bianchi-Bandinelli, R. Archeologia e cultura. Milão, Ricciardi, 1961.

Bianchi-Bandinelli, R. Del Helenismo a la Edad Media. Madri, Akal, 1981.

Blackburn, R. Fin de siecle: socialism after the crash, New Left Review, 185, 5-67, 1991.

Brendel, O.J. Prolegomena to the study of Roman Art. New Haven, Yale University Press, 1979.

Brunt, P.A. Schiavi e classi subalterne nella comunit… romano-italica, in: AA.VV. Storia della societá italiana, 2, Milão, Teti, 1983, 95-132.

Bulford, A. Craftsmen in Greek and Roman Society. Londres, Duckkworth, 1972.

Burke, P. A cultura popular na Idade Moderna. Sâo Paulo, Cia das Letras, 1989. Cândido, A. Literatura e Sociedade. São Paulo, Cia Ed. Nacional, 1976.

Crespo, A . & Bedate, P.G. Situación de la poesia concreta, Revista de Cultura Brasilena, 5, 15-35, 1963.

D´Ambrosio, A. La pittura pompeiana, in Pitture nella reggia dale città sepolte. Affreschi antichi da Pompei, Stabie, Ercolano, Nápoles, Electa Napoli, 1999.

Dentzer, J.-M. La tombe de C. Vestoirius dans la tradition de la Peinture italique, Melanges de l'Ecole Francaise de Rome, 74, 533-594, 1962.

Freudenburg, K. Horace's satiric program and the language of contemporary theory in Satires,2,1, American Journal of Philology, 111,2,187-203, 1990.

Funari, P.P.A. Cultura(s) dominante(s) e cultura(s) subalterna(s) em Pompéia: da vertical da cidade ao horizonte do possível, Revista Brasileira de História, 7, 33-48, 1987.

Funari, P.P.A. A vida quotidiana na Roma antiga. São Paulo, Annablume, 2004.

Funari, P.P.A Graphic caricature and the ethos of ordinary people at Pompeii, Journal of European Archaeology, 1,2, 133-150, 1993

Funari, P.P.A. Antigüidade Clássica, a História e a cultura a partir dos documentos. Campinas, Ed. Unicamp, 2003, 2a. ed.

Funari, P.P.A & Andrés Zarankin. Algunas consideraciones arqueológicas sobre la vivienda en Pompeya, Gerión, 19, 2001, 493-512.

Gigante, M. Civiltà delle forme letterarie nell' antica Pompeii. Nápoles, Bibliopoli, 1979.

Gomringen, E. Konstellationen. Frankfurt, 1953.

Guilleman, Compte-rendu, Revue des Etudes Latines, 13, 404-6, 1935.

Hahn, I. Klassengebundheit, Tendenz und Anspruch auf Objektivitaet der Antiken Geschichtsschreibung,

in: Alonso-Nunez, J.M. (ed), Geschichtsbild und Geschichtsdenken im Altertum, Darmstad, W.B., 1991, 363-

o5.

Haeberlin, C. Carmina Figurata Graeca. Hanover, Janeck, 1886.

Hayek, F.A. von The uses of knowledge, American Economic Review, 525-540, 1940.

Hobson, D.W. House and household in Roman Egypt, Yale Classical Studies, 28, 211-229, 1985.

Hodder, I. Style as historical quality in art history, in: Conkey, M. & Hastorf, C., (eds), The uses of style in Archaeology, Cambridge, CUP, 44-51, 1990.

Lagopoulos, A.-Ph. Historical materialism, semiotics and urban space: towards a social semiotics of urban texts, Ars Semeiotica,8,3/4,253-268, 1985.

Lagopoulos, A.-Ph. Sign conceptions in architecture and the fine arts in ancient Greece and Rome.

Tessalonica, manuscrito in‚dito. Leach, E. W. The Social Life of Paiting in Ancient Rome and on the Bay of Naples. Cambridge, Cambridge

University Press, 2004.

Ling, R. Roman Painting, Cambridge, Cambridge University Press, 1991.

Lissberger, E. Das Fortleben der roemischen Elegiker in den Carmina epigraphica. Tuebingen, E. Goebelin, 1934.

MacDonald, A.H. Theme and style in Roman historiography, in: Alonso-Nunez, J.M. (ed)., Geschichtsbild und Geschichtsdenken im Altertum, Darmstadt, W.B., 220-238, 199l.

Munslow, A. Deconstructing Histor., Londres e Nova Iorque, Routledge, 1997.

Nappo, S. C. Las decoraciones parietales, in Berry, J ( org.) Bajo el Lapili. Milão, Electa, 1988.

Pignatari, D. Teoria da poesia concreta. São Paulo, Invencão, 1965.

Pollitt, J.J. The art of Rome c. 753 BC-AD 333, Sources and documents. Cambridge, CUP, 1989.

Rodenwaldt, G. The transition to late-classical art, in: Cambridge Ancient History, Cambridge, CUP, 545-565, 1939.

Rostovtzeff, M. Die hellenistisch-roemische Architekturlanschaft, Mitteilungen des Deutschen Archaeologischen Institut, Roemische Abteiling, 26, 1-185, 1911.

Rostovtzeff, M. Ancient decorative wall-painting, Journal of Hellenic Studies, 39, 144-163, 1919.

Rouveret, A. Histoire et imaginaire de la peinture ancienne (V s. av. J.C. - I s. ap. J.C.). Roma, Ecole Francaise de Rome, 1989.

Rowlands, M. Objectivity and subjectivity in Archaeology, in: Spriggs, M. (ed), Marxist perspectives in archaeology, Londres, 108-113, 1983.

Sackett, J.R. Style and ethnicity in archaeology: the case for isochretism, in: Conkey, M. & Hastorf, C. (eds), The uses of style in Archaelogy, Cambridge, CUP, 32-43, 1990.

Santiago, S. Paulistas e mineiros, Revista de Cultura Vozes, 1, 71, 39-46, 1977.

Schefold, K. La peinture pomp‚ienne. Essai sur l'evolution de sa signification. Bruxelas, Latomus, 1972.

Scobie, A. Slums, sanitation and mortality in the Roman World, Klio, 68, 399-433, 1986.

Teles, G.M. O nome da poesia concreta, Revista de Cultura Vozes,1,71,19-22, 1977.

Trigger, B.G. Hyperrelativism, responsability, and the social sciences, Canadian Review of Sociology and Anthropology, 26,5,776-797, 1989.

Varone, A. La società dei siti vesuviani antichi nei riflessi della pittura parietale, in Pitture nella reggia dale città sepolte. Affreschi antichi da Pompei, Stabie, Ercolano, Nápoles , Electa Naopoli, 1999.

Walicki, A. From Stalinism to post-communist pluralism: the case of Pland, New Left Review, 185, 93-121, 1991.

Wallace-Hadrill, A. Roman arches and Greek honours: the language of power at Rome, Proceedings of the Cambridge Philological Society, 216, 143-181, 1990.

Wemdel, C. Ueberlieferung und Entstehung der Theocritsscholien. Berlim, Weidmannische, 1920.

White, J. Perspective in ancient drawing and painting. Londres, S. Press of Hall Studies, 1957.

Wilamowitz, V.v. Die Greschischen Technopaegnia, Jahrbuch des Deutschen Archaeologischen Institut, 14, 51-59, 1989.

Woolen, P. Scenes from the future: Komar & Melamid, New Left Review, 185, 68-80, 1991.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2005 Pedro Paulo A. Funari e Marina Regis Cavicchioli

Downloads

Não há dados estatísticos.