n. 9 (2013): Circulação e trânsito de imagens e ideias na História da Arte
Circulação e trânsito de imagens e ideias na História da Arte

Organizadores: André Ribeiro de Barros, Clarissa Campomizzi, Juliana Guide, Renato Menezes.

Comunicações

Adriano Tomitão Canas
11-19
Roberto Sambonet em São Paulo: experiências no museu de arte e projetos para a cidade
https://doi.org/10.20396/eha.9.2013.3991
PDF
Aline Pires Luz
20-27
Light shows e a fusão entre arte e vida: a arte underground psicodélica contemporânea dos anos 60
https://doi.org/10.20396/eha.9.2013.3995
PDF
Ana Paula Chaves Mello
28-38
O mam e história da arte: a construção de uma escrita
https://doi.org/10.20396/eha.9.2013.4419
PDF
Ana Paula Cattai Pismel
39-45
A participação de Mario Schenberg na XI Bienal (1971)
https://doi.org/10.20396/eha.9.2013.4420
PDF
Clara Habib de Salles Abreu
46-52
A representação da anunciação do renascimento ao Barroco: aspectos formais e iconográficos
https://doi.org/10.20396/eha.9.2013.4421
PDF
Cláudia Maria França da Silva
53-59
Ampliado o campo, maior o fluxo: um estudo sobre manifestações autorrepresentacionais em arte contemporânea
https://doi.org/10.20396/eha.9.2013.4422
PDF
Danielle Manoel dos Santos Pereira
60-66
Antonio dos Santos: pintor da capela-mor da Ordem Terceira do Carmo de Mogi Das Cruzes (SP) – e o pagamento controverso
https://doi.org/10.20396/eha.9.2013.4423
PDF
Eduardo Augusto Costa
67-72
Arquivo fotográfico: operações transatlânticas na primeira metade do século XX
https://doi.org/10.20396/eha.9.2013.4424
PDF
Emi Koide
73-79
Espectros da colonização e imagens do Congo (R.D.C.) na arte contemporânea
https://doi.org/10.20396/eha.9.2013.4425
PDF
Fabiana Pedroni
80-85
Por uma definição do ornamento
https://doi.org/10.20396/eha.9.2013.4426
PDF
Felipe Sevilhano Martinez
86-93
Os cinco retratos da família Roulin por Vincent Van Gogh
https://doi.org/10.20396/eha.9.2013.4427
PDF
Gabriela Cristina Lodo
94-100
O despertar para a América Latina: a busca de uma identidade para a produção artística do continente na década de 1970
https://doi.org/10.20396/eha.9.2013.4428
PDF
Gisele Lourençato Faleiros da Rocha
101-107
O artista popular: reinvenções e as novas apropriações dos reis de boi
https://doi.org/10.20396/eha.9.2013.4429
PDF
Helenise Monteiro Guimarães, Raphael David dos Santos Filho
108-114
Ilhas de carnaval: coretos carnavalescos como construtores de espaços da folia na segunda década do século XX
https://doi.org/10.20396/eha.9.2013.4431
PDF
Isabel Hargrave
115-124
O retrato do Cardeal Cristoforo Madruzzo, por Tiziano: o relógio e a política no renascimento
https://doi.org/10.20396/eha.9.2013.4432
PDF
Jacqueline Ahlert
125-131
Usos e sentidos da estatuária nas doutrinas jesuíticas da provincia paracuaria
https://doi.org/10.20396/eha.9.2013.4433
PDF
Jaqueline Maria Trindade Silva
132-140
Fotoformas (1946-1951): quando o “marginal” torna-se arte!
https://doi.org/10.20396/eha.9.2013.4434
PDF
Jean Bastardis
141-146
O plágio como dispositivo de nacionalidade e de atribuição estética na literatura brasileira do século XIX
https://doi.org/10.20396/eha.9.2013.4435
PDF
João Paulo Berto
147-153
Inventário de bens culturais da Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte e Assunção de Limeira, SP
https://doi.org/10.20396/eha.9.2013.4437
PDF
Karin Philippov
154-160
A produção religiosa de Benedito Calixto e a ótica do mecenato religioso
https://doi.org/10.20396/eha.9.2013.4438
PDF
Kellen Cristina Silva
161-166
Entre o manto crioulo e a beirada, a iconografia da inocência: estudo iconográfico da pintura de forro da Igreja de Nossa Senhora das Mercês dos Pretos Crioulos, Tiradentes, Minas Gerais
https://doi.org/10.20396/eha.9.2013.4439
PDF
Angela Brandão, Klency Kakazu de Brito Yang
167-171
Os fazeres artísticos no Brasil colonial a partir do livro dos regimentos do dicionário de Judith Martins
https://doi.org/10.20396/eha.9.2013.4440
PDF
Larissa Sousa de Carvalho
172-185
Vincenzo Campi e Bartolomeo Passarotti na construção de cenas da dieta renascentista italiana
https://doi.org/10.20396/eha.9.2013.4441
PDF
Letícia Badan Palhares Kanuer de Campos
186-194
Corpos subjugados: o masculino como vítima impotente da beleza fatal das mulheres
https://doi.org/10.20396/eha.9.2013.4442
PDF
Lilian Papini
195-201
A trajetória poética de Toulouse-Lautrec no acervo do MASP
https://doi.org/10.20396/eha.9.2013.4443
PDF
Lorraine Pinheiro Mendes
202-206
As máquinas nos tratados de Francesco di Giorgio Martini
https://doi.org/10.20396/eha.9.2013.4444
PDF
Ludimila Britto
207-213
Paulo Bruscky e a arte postal: na contramão dos circuitos oficiais
https://doi.org/10.20396/eha.9.2013.4446
PDF
Luiz Severino da Silva Junior
214-222
Carranca vampira: a vitória da estética mercadológica
https://doi.org/10.20396/eha.9.2013.4445
PDF
Luiza Mader Paladino
223-227
Fissuras geográficas: um estudo das cartografias conceituais do artista Horacio Zabala
https://doi.org/10.20396/eha.9.2013.4447
PDF
Marcelina das Graças de Almeida
228-232
A singularidade da obra de Jeanne Milde: a experiência modernista no Cemitério do Nosso Senhor do Bonfim em Belo Horizonte
https://doi.org/10.20396/eha.9.2013.4448
PDF
Maria Izabel Escano Duarte de Souza
242-251
O ciclo iconográfico da vida da Virgem Maria nos livros de horas da real biblioteca portuguesa
https://doi.org/10.20396/eha.9.2013.4449
PDF
Marilia Solfa, Fábio Lopes de Souza Santos
252-258
Subjetividade construída: uma leitura sobre os trabalhos de Barbara Bloom
https://doi.org/10.20396/eha.9.2013.4450
PDF
Marta Souza Santos
259-267
A pintura de Gérard Fromanger e o pensamento sem imagem: algumas aproximações entre Gilles Deleuze e Michel Foucault
https://doi.org/10.20396/eha.9.2013.4452
PDF
Martinho Alves da Costa Junior
268-272
O retrato do padre Lacordaire por Chassériau
https://doi.org/10.20396/eha.9.2013.4453
PDF
Maryclea Carmona Maués Neves
273-277
Manoel Pastana na Amazônia do início do século XX
https://doi.org/10.20396/eha.9.2013.4454
PDF
Mateus Rosada, Maria Angela Pereira de Castro e Silva Bortolucci
278-286
A igreja da boa morte de Limeira: uma amálgama de conhecimentos forâneos
https://doi.org/10.20396/eha.9.2013.4455
PDF
Nara Petean Marino
287-294
O ‘Retrato do Intrépido Marinheiro Simão’ e as possibilidades de representação do negro na arte do século XIX
https://doi.org/10.20396/eha.9.2013.4456
PDF
Patrícia Bueno Godoy
295-302
A cruz de Anhanguera: um projeto de Mário Penteado para a Serra dos Pireneus
https://doi.org/10.20396/eha.9.2013.4457
PDF
Priscila Giselda Marques, Fábio Lopes de Souza Santo
303-308
“Lygia Clark e Hélio Oiticica: arte, desenho industrial e design”
https://doi.org/10.20396/eha.9.2013.4458
PDF
Fábio Lopes de Sousa Santos, Rafael Goffinet de Almeida
309-314
Arte, arquitetura e cidade através dos dispositivos espaciais de Dan Graham
https://doi.org/10.20396/eha.9.2013.4460
PDF
Renata Oliveira Caetano
315-321
Viagens modernistas: entre o contato e a invenção do outro
https://doi.org/10.20396/eha.9.2013.4461
PDF
Renata Gomes Cardoso
322-332
Où va la peinture moderne? Artistas e tendências nas revistas francesas dos anos de 1920
https://doi.org/10.20396/eha.9.2013.4462
PDF
Richard Santiago Costa
333-337
Os símbolos da raça: o corpo e a questão étnica na arte acadêmica brasileira da segunda metade do século XIX
https://doi.org/10.20396/eha.9.2013.4463
PDF
Rivadávia Padilha Vieira Júnior
338-344
Diplomatas de pincel: a arte política de Ticiano Vecellio e Antonio Moro
https://doi.org/10.20396/eha.9.2013.4464
PDF
Rodrigo Luiz Minot Gutierrez
355-362
A história de uma pesquisa: o trabalho de Francisco Antonio Lopes na cidade de Ouro Preto
https://doi.org/10.20396/eha.9.2013.4465
PDF
Rodrigo Hipólito
363-369
“Smoke and Fire”: memória, reprodução, revival
https://doi.org/10.20396/eha.9.2013.4466
PDF
Rosangela de Jesus Silva
370-378
Diálodos entre América Latina e Europa através da imagem na imprensa oitocentista
https://doi.org/10.20396/eha.9.2013.4467
PDF
Samuel Mendes Vieira
379-387
Cenas de atelier: o artista, a modelo e o sofá
https://doi.org/10.20396/eha.9.2013.4468
PDF
Stéfanie Fanelli Casellato
388-394
Da igreja ao Museu Afro Brasil: significados da obra de Jesuíno do Monte Carmelo
https://doi.org/10.20396/eha.9.2013.4469
PDF
Talita Mendes
395-403
Imemorial e as cidades invisíveis: entre rostos, olhares e faces da história
https://doi.org/10.20396/eha.9.2013.4470
PDF
Valéria Mendes Fasolato
404-412
Maria Pardos: “Sem Pão” e a despolitização da miséria
https://doi.org/10.20396/eha.9.2013.4471
PDF
Vanessa Beatriz Bortulucce
413-416
Arte como catarse: as performances de Joseph Beuys e a ressignificação do mundo
https://doi.org/10.20396/eha.9.2013.4472
PDF
Verena Carla Pereira
417-423
A bienal de São Paulo e a globalização da arte moderna
https://doi.org/10.20396/eha.9.2013.4473
PDF