Resumo
A atribuição de autoria configura na História da arte uma ação relacionada à constituição de movimentos, escolas e à identificação de estilos e artistas. O questionamento sobre a autoria de obras de arte é constante e muitas vezes indefinido mesmo em casos que tratem de grandes nomes como Rembrandt ou Vermeer. A reflexão sobre esses movimentos de identificação e classificação demonstram como o campo artístico constrói seus esquemas de funcionamento com base nas aproximações de nomes e nas atribuições estéticas voltadas às obras de arte em geral. Na literatura, o movimento não nos parece muito diverso, uma vez que o cenário literário reserva grande poder às atribuições de valor estético dispensadas aos textos. Além da qualidade discursiva, inventiva e expositiva dos escritos, esse artigo procura analisar o potencial crítico estético mobilizado nos cruzamentos entre a identificação de autoria dos textos e a questão nacional durante o século XIX. Nesse cruzamento a ocorrência de acusações de plágios pátrios pode ser identificada em críticas literárias do período analisado. É sobre esse desvio que se trata a pesquisa apresentada aqui.
Referências
Azevedo, Luciene. Pirataria Literária tem valor? Abehache, ano 1, n. 1, segundo semestre de 2011.
Bennett, Andrew. The Author. London and New York: Routledge, 2005.
Clifford, James. “Colecionando arte e cultura”. Revista do Patrimônio, no. 23, 1994, pp. 69-89.
Diniz, Debora; Munhoz, Ana Terra Mejia. Cópia e pastiche: plágio na comunicação científica. Argumentum (UFES), Vitória, v. 3, p. 11-28, jan./jun. 2011. Disponível em: http://periodicos.ufes.br/argumentum/ article/view/1430/1161. Acesso em: 07 mar. 2012.
Drucaroff, E. Qué supone defender un plagio. [200?]. Disponível em: http://www.nacionapache.com.ar/archives/1555. Acesso em: 02 set. 2012.
Jouhaud, Christian. Histoire e histoire littéraire: naissance de l’écrivain (Note critique). Annales, Économies, Societés, Civilisations. 43º Anée, n. 4. Juillet-août, 1988.
Lucas, André. “Le droit d’auteur el’interdit”. Critique, août-septembre, 2002.
Perromat Augustin, Kevin. Avatares del crimen hiperliterario. In: Hommage a Milagros Ezquerro. Théorie et fiction. (edición: Michèle Ramond, Eduardo Ramos-Izquierdo, Julien Roger). Paris/México: Rilma2, ADEHL, 2009.
Pouillet. Apud Lucas, André. Le droit d’auteur e l’interdit. Critique, août-septembre, 2002, vol. 58, n. 663-664.
Randall, Marylin. Pragmatic Plagiarism: authorship, profit and power. Toronto: Toronto Univ. Press, 2001. p. 58.
Silva, Joaquim Norberto de Sousa e. História da Literatura Brasileira. Roberto Acízelo de Souza (Org.). Rio de Janeiro: Zé Mario Editor, 2002.
Viala, Alain. Naissance de l’écrivain. Paris: Minuit, 1985.
Woodmansee, Martha; Jaszi, Peter. The Construction of Authorship: Textual Appropriation in Law in Literature. Durham and London: Duke University Press, 1994.
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2013 Jean Bastardis