Resumo
A presente comunicação trata do recente fenômeno dos desdobramentos da prática da pesquisa histórica e de arquivo sobre a República Democrática do Congo na arte contemporânea. Desde os anos 1990, é possível observar um crescente número de artistas internacionais cujos trabalhos – em fotografia, vídeo, vídeo-instalação, filme – tratam cada qual ao seu modo, de diferentes aspectos da história colonial e póscolonial2 congolesa e de sua relação com a atualidade. Trata-se de um conjunto de trabalhos que indagam a história do Congo, a partir de seus espectros, de um passado que parece não passar, que nos leva a rever os traumas e as feridas abertas da história.
Referências
AMSELLE, J.-L. L’art de la friche – essai sur l’art africain contemporain. Paris: Flammarion, 2005.
BENJAMIN, W. Sobre o conceito da história In Obras Escolhidas – magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1993, p. 222-232.
BOECK, F. The Last Post: Congo and Postcolonial Theory, 2012. Recuperado em 8 de outubro de 2012 de https://lirias.kuleuven.be/bitstream/123456789/319799/1/The+Last+Post22310.pdf
BRAECKMAN, C. Les nouveaux prédateurs: Politique des puissances en Afrique Centrale. Paris: Fayard. 2003.
BRAECKMAN, C. Congo: festivals Afrika et Afrique taille XL “censures”? In Le Soir, 24 mars 2010. Recuperado em 20 de dezembro de 2012 de http://archives.lesoir.be/congo-festivals-afrika-et-afrique-taillexl-censures-_t-20100324-00URPJ.html
BRANCO, J. Qui veut vraiment la paix au Congo? In Presse-toi à gauche, le 13 novembre 2012. Recuperado em 10/ 12/ 2012 de http://www.pressegauche.org/spip.php?article12230
DEMOS, T. J.. Return to the Postcolony – Specters of Colonialism in Contemporary Art. Berlin: Sternberg Press, 2013.
DERRIDA, J. Espectros de Marx. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994.
DERRIDA, J. Mal de arquivo – uma impressão freudiana. Rio de Janeiro : Relume-Dumará, 2001.
ELSAESSER, T. Subject positions, Speaking positions In Sobchak, Vivian (Ed.) The Persistence of History – Cinema, Television and Modern Event. New York, London: Routledge, 1996, pp. 145-183.
ELSAESSER, T. History, Media and Memory – Three Discourses in Dispute? In Ekman, U.(Ed.). Witness: Memory, Representation and the Media in Question. Copenhagen: Museum Tusculanum Press, 2008, pp. 393-413.
ENWENZOR, O. Archive Fever – Uses of Documents in Contemporary Art. Michigan: International Center of Photography, 2008
GODDERIS, I. & Kiangu, S. Congomania in Academia – recent historical research on Belgian Historical Past In BMGN Low Countries Historical Review vol 126, issue 4, 2011. Recuperado de http://www.bmgn-lchr.nl/index.php/bmgn/article/view/7442
GODFREY, M. The Artist as Historian In October 120, Spring 2007, p. 140-172.
HOCHSCHILD, A. King Leopold’s ghost– a story of greed, terror and heroism in colonial Africa. Boston: Houghton Mifflin, 1998.
MANJI, F. & Marks, S. African Perspectives on China in Africa. Oxford, Cape Town, Nairobi: Fahamu, 2007.
MARRIAGE, Z. La violence du pouvoir, l’exclusion de civils et Le M23. In Open Democracy, 2012. Recuperado de http://www.opendemocracy.net/opensecurity/zo%C3%AB-marriage/la-violence-du-pouvoirlexclusiondes-civils-et-le-m23 em 20 de julho de 2013.
MARTIN, G. Review essays - Conflict in the Congo: Historical and Regional Perspectives. In African Studies Review, vol. 48, no.1, April 2005, pp.127-137.
MUNANGA, K. A Republica Democrática do Congo – RDC, 2007. Recuperado de http://wwwcasadasafricas.org.br/wp/wp-content/uploads/2011/09/A-Republica-Democratica-do-Congo.pdf
ROGER, A. Le rôle complexe des supports matériels de la mémoire nationale. In Hähnel-Mersnard et al. Culture et Mémoire – représentations contemporaines de la mémoire dans les espaces mémoriels, les arts du visuel, la littérature et le théâtre. Paris: Éditions de l’École Polytechnique, 2008, p. 85-92.
ROGER, A. & Deslaurier, C. Mémoires grises. Pratiques politiques du passe colonial entre Europe et Afrique. In Politique Africaine 2006/2, n. 102, p. 5-27.
STOLER, A. L. Colonial Archives and the Arts of Governance. In Archival Science, vol 2, 2002. P. 87-2002.
Obras analisadas:
Série de fotomontagens Mémoire (2006), Sammy Baloji.
Vídeoinstalação An Italian Film (África Adio) (2012), Mathieu Klebeye Abbonenc.
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2013 Emi Koide