Fotoformas (1946-1951)
PDF

Palavras-chave

Fotografias
Fotoformas
Marginal
Geraldo de Barros

Como Citar

SILVA, Jaqueline Maria Trindade. Fotoformas (1946-1951): quando o “marginal” torna-se arte!. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 9, p. 132–140, 2013. DOI: 10.20396/eha.9.2013.4434. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4434. Acesso em: 22 jul. 2024.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar o fotógrafo Geraldo de Barros (1923-1998) e suas fotografias Fotoformas (1946-1951), que inauguraram a fotografia no campo das artes no Brasil e a relação delas com as obras genericamente denominadas como “marginais” ou de excluídos do sistema cultural: de pacientes de hospitais psiquiátrico; a Art Brut de Jean Dubuffet (1901-1985), que introduziu o termo, em1945, para se referir a esse tipo de arte “marginal” ou selvagem e qualificá-la artisticamente; além de atribuí-lo aos artistas que produzem arte fora de qualquer estabelecimento oficial de arte; Paul Klee (1879-1940) que também baseou sua arte no primitivo e no infantil, daí a correlação com a arte dos psicóticos e que também foi uma orientação na obra de Barros.

https://doi.org/10.20396/eha.9.2013.4434
PDF

Referências

ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. 10ª Edição. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

BARROS, Fabiana de. Geraldo de barros: isso. (Org. Fabiana de Barros). São Paulo: Edições SESC. 2013, p.11.

BARROS, Fabiana de. Sobras+Fotoformas. São Paulo: Cosac Naify, 2006.

COSTA, Helouise & SILVA, Renato Rodrigues da. A Fotografia Moderna no Brasil. São Paulo: Cosac &Naify, 2004.

FRAYZE-PEREIRA, João A. Nise da Silveira: imagens do inconsciente entre psicologia, arte e política. Estudos Avançados. São Paulo, v.17, n. 49, Sept./Dec., 2003.

FERNANDES JÚNIOR, Rubens. Processos de criação na fotografia: apontamentos para o entendimento dos vetores e das variáveis da produção fotográfica. Facom, São Paulo, n.16, p. 10-19, 2006.

KLEE, Paul. Sobre a arte moderna e outros ensaios. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.

LIMA, Heloísa Espada Rodrigues. Fotoformas: a máquina lúdica de Geraldo de Barros. São Paulo: USP, 2006.

PIZA, Daniel. “Os artefatos de um desenhista da luz”. Bravo! São Paulo, Ed. 26, Nov. 1999, p. 68-70.

THOMAZONI, Andresa Ribeiro; FONSECA, Tania Mara Galli. Encontros possíveis entre arte, loucura e criação. Revista de Saúde Mental e Subjetividade da UNIPAC. Barbacena, v.9, n.17, dez. 2011.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2013 Jaqueline Maria Trindade Silva

Downloads

Não há dados estatísticos.