Viagens modernistas
PDF

Palavras-chave

Modernistas
Tarsila do Amaral
Oswald de Andrade
Mario de Andrade
Minas Gerais

Como Citar

CAETANO, Renata Oliveira. Viagens modernistas: entre o contato e a invenção do outro. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 9, p. 315–321, 2013. DOI: 10.20396/eha.9.2013.4461. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4461. Acesso em: 22 jul. 2024.

Resumo

O uso da viagem como ferramenta de aproximação com o desconhecido já não era necessariamente uma novidade no século XX. No entanto, naquele momento, o inicial estranhamento europeu para com a realidade brasileira ganhou novo sentido, abrindo-se para manipulação nacional do código dos viajantes pelos artistas e escritores modernistas. Lopez (1976: 16) destaca que a ida de Mario de Andrade, Oswald de Andrade, Tarsila  do Amaral, entre outros, a Minas Gerais em 1924 “provoca um amadurecimento no projeto nacionalista de nossos modernistas, fazendo com que a ênfase, que de início recaía [...] sobre o dado estético, possa ir [...] abrangendo e sulcando o projeto ideológico”. A proposta de encorpar a concepção de Brasil a partir dos relatos de viagem fazia circular conceitos e dava acesso ao olhar e pensamentos de alguns narradores, que muitas vezes, mais se ocupavam em comentar do que tentar descrever de forma verossímil a diversidade brasileira.

https://doi.org/10.20396/eha.9.2013.4461
PDF

Referências

ANDRADE, Mário. O Turista Aprendiz. Telê Porto Ancona Lopez (Org.). São Paulo, Duas Cidades, Secretaria de Cultura, Ciência e Tecnologia, 1976.

GUINZBURG, Carlo. Olhos de Madeira: nove ensaios sobre a distância. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

SQUEFF, Letícia C. “Paris sob o olho selvagem: Quelques Visages de Paris, de Vicente do Rego Monteiro”. In: MIYOSHI, Alex (Org.). Anais do Seminário: O selvagem e o civilizado nas artes, fotografia e literatura no Brasil. Campinas: Centro de História da Arte e Arqueologia, Programa de Graduação em História do IFCH, 2010.

ZANINI, Walter. Vicente do Rego Monteiro – Artista e Poeta 1899-1970. São Paulo: Marigo, 1997.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2013 Renata Oliveira Caetano

Downloads

Não há dados estatísticos.