O despertar para a América Latina
PDF

Palavras-chave

América Latina
Identidade

Como Citar

LODO, Gabriela Cristina. O despertar para a América Latina: a busca de uma identidade para a produção artística do continente na década de 1970. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 9, p. 94–100, 2013. DOI: 10.20396/eha.9.2013.4428. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4428. Acesso em: 22 jul. 2024.

Resumo

Esta comunicação está distante de pretender esgotar tema tão abrangente como o é da busca por uma identidade na arte latino-americana, mas almeja comentar alguns pontos que podem elucidar a questão que permeou a produção crítica e teórica na década de 1970. Ao longo dessa década, observa-se um crescente interesse por parte da crítica de arte atuante não apenas na América Latina, mas também nos Estados Unidos, em determinar o “ser” latino-americano e suas consequências imediatas para a arte do continente.

https://doi.org/10.20396/eha.9.2013.4428
PDF

Referências

AMARAL, Aracy. Arte e meio artístico (1961-1981): entre a feijoada e o x-burguer. São Paulo: Nobel, 1983.

AMARAL, Aracy. Textos do Trópico de Capricórnio: artigos e ensaios (1980-2005) – Vol. 2: Circuitos de arte na América Latina e no Brasil. São Paulo: Ed. 34, 2006.

BAYON, Damián (Ed.). El artistas latinoamericano y su identidad. Caracas: Monte Avila Editores C.A., 1977.

SMITH, Terry. O Problema do Provincianismo. Revista Malasartes, Rio de Janeiro, n°1, set/out/nov. de 1975.

TRABA, Marta. Duas décadas vulneráveis nas artes plásticas latino-americanas: 1950-1970. Tradução Memani Cabral dos Santos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2013 Gabriela Cristina Lodo

Downloads

Não há dados estatísticos.