Da igreja ao Museu Afro Brasil
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Palavras-chave

Igreja
Museu Afro Brasil
Jesuíno do Monte Carmelo

Como Citar

CASELLATO, Stéfanie Fanelli. Da igreja ao Museu Afro Brasil: significados da obra de Jesuíno do Monte Carmelo. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 9, p. 388–394, 2013. DOI: 10.20396/eha.9.2013.4469. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4469. Acesso em: 22 jul. 2024.

Resumo

Incluindo produções que vão de pinturas a composições musicais, a obra de Jesuíno do Monte Carmelo (Santos, 1764-Itu, 1819) foi resgatada por Mário de Andrade em biografia de 1944 e passou a ser (re)conhecida após as pesquisas realizadas pelo modernista. Hoje, passados quase 70 anos da publicação dos estudos de Mário pela revista do Sphan, sua biografia ainda se destaca como um dos principais estudos sobre o artista. Desde obra anterior de interpretação biográfica sobre Aleijadinho, Mario de Andrade buscou recuperar um passado artístico próprio e afirmar uma identidade nacional brasileira, objetivos que estavam de acordo com o programa modernista. Assim, o escritor defendeu a tese da “imposição do mulato”, a qual explica a originalidade de nossa produção artística a partir da liberdade de criação dos artistas brasileiros frente aos modelos portugueses.

https://doi.org/10.20396/eha.9.2013.4469
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Referências

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