O ciclo iconográfico da vida da Virgem Maria nos livros de horas da real biblioteca portuguesa
PDF

Palavras-chave

Real Biblioteca Portuguesa
Iconografia
Virgem Maria
Livro de Horas

Como Citar

SOUZA, Maria Izabel Escano Duarte de. O ciclo iconográfico da vida da Virgem Maria nos livros de horas da real biblioteca portuguesa. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 9, p. 242–251, 2013. DOI: 10.20396/eha.9.2013.4449. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4449. Acesso em: 22 jul. 2024.

Resumo

O livro de horas pode ser considerado o livro mais popular do período conhecido como Baixa Idade Média. Foi o tipo de livro mais produzido entre os séculos XIII e XVI, mais até do que a Bíblia, e os que sobreviveram em maior número até os nossos dias (Cf. WIECK, 1997: 9). O período áureo de produção destes livros abrange os séculos XIV e XV. Embora o primeiro livro de horas de que se tem notícia seja do século XIII foi somente nos dois séculos seguintes que sua produção se expandiu e se consolidou na Europa. Eram muito comuns, por exemplo, como presente de núpcias entre noivos. Podiam ser também utilizados para a alfabetização de crianças. Eram símbolos de status, e bens considerados preciosos, a ponto de figurarem em testamentos.

https://doi.org/10.20396/eha.9.2013.4449
PDF

Referências

BELTING, H. Semelhança e Presença – A história da imagem antes da era da arte. Rio de Janeiro: Ars Urbe, 2010.

Bíblia de Jerusalém. Rio de Janeiro: Paulus Editora, 2002, 2ª Ed.

FAILLACE, Vera Lúcia Miranda. Catálogo dos livros de horas da Biblioteca Nacional do Brasil. 2009. 99p. Dissertação (Mestrado Profissional em Bens Culturais) – Fundação Getúlio Vargas – CPDOC, Rio de Janeiro. 2009.

FRÓES, Vânia Leite. O livro de horas dito de D. Fernando – maravilha para ver e rezar. In. ___. Anais da Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro, Vol. 129, 2011.

GAUVARD, Claude; LIBERA, Alain de; ZINK, Michel. Dictionnaire du Moyen Âge. Paris: PUF, 2002.

HALL, James. Dictionary of Subjects and Simbols in Art. New York: Harper & Row Publishers, 1974.

HAMEL, Christopher. A History of Illuminated Manuscripts. Londres: Phaidon Press, 2006.

HAMEL, Christopher. Book of Hours. In.: HAMEL, Christopher. The Oxford Art Online. Disponível em: http://www.oxfordartonline.com/subscriber/article/grove/art/T010009. Acessado em 19/10/2009.

PELIKAN, J. Maria através dos séculos: seu papel na história da cultura. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

PENKETH, Sandra. Women and Book of Hours. In: PENKETH, Sandra., SMITH, Lesley., TAYLOR, Jane H. M. Women and the book: assessing the visual evidence. Toronto: University of Toronto Press, 1996, p. 266-281.

SCHMITT, Jean-Claude. Imagens. In: SCHMITT, Jean-Claude; LE GOFF, Jacques. Dicionário Temático do Ocidente Medieval, vol. 1. São Paulo: EDUSC, 2002.

SCHMITT, Jean-Claude. O corpo das imagens: ensaios sobre a cultura visual na Idade Média. São Paulo: EDUSC, 2007.

VARAZZE, Jacopo. Legenda Áurea (trad. Hilário Franco Júnior). São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

WALTHER, I. WOLF, N. Codices Ilustres: los manuscritos iluminados más bellos del mundo desde 400 hasta 1600. Madrid: Taschen, 2005.

WIECK, Roger S. Painted Prayers: The Book of Hours in medieval and Renaissance Art. New York: The Pierpont Morgan Library, 1997.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2013 Maria Izabel Escano Duarte De Souza

Downloads

Não há dados estatísticos.