Resumo
No texto “Design and Crime” (2002) Hal Foster afirma que atualmente estaríamos assistindo ao surgimento do “total design”, um campo expandido no interior do qual seria eliminada a distinção entre Belas Artes e artes aplicadas, pois objetos estéticos e utilitários seriam subsumidos no reino do comercial no momento em que “não somente projetos arquitetônicos e exposições de arte mas tudo, de jeans a genes, pode ser considerado design”. Por isso, estaríamos vivendo uma retomada da noção de “obra de arte total” desenvolvida no fim do século XIX, que “incorporou artes e ofícios, e submeteu tudo, da arquitetura aos cinzeiros, a uma decoração rica e elaborada na qual o designer se empenhava para imprimir sua subjetividade em objetos de todos os tipos” (Foster in COLES, 2007: 66-68).
Referências
BLOOM, Barbara; HIKEY, Dave and TALLMAN, Susan. Collections of Barbara Bloom. New York: Steidl/ICP, 2008.
BOLTANSKI, Luc e CHIAPELLO, Ève. O novo espírito do capitalismo. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
FOSTER, Hal. Design and Crime. In: COLES, Alex (ed.). Design and art. Cambridge, Mass.: MIT Press, 2007, p. 66-73.
NOEVER, Peter (ed.). Trespassing: Houses x Artists. Ostfildern Germany: Hatje Cantz Publishers, 2003.
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Copyright (c) 2013 Marilia Solfa e Fábio Lopes De Souza Santos