Resumo
Uma jovem senhora cabisbaixa, com as mãos pousadas sobre as pernas, foi a maneira que Belmiro de Almeida (1854-1935) encontrou para representar uma tristeza profunda. Amuada [Fig. 01] é um óleo sobre madeira, de dimensões modestas, onde o artista privilegiou a linha vertical da composição ao apresentar a modelo de corpo inteiro e sentada de maneira quase perfilada para o espectador. Ao observarmos a tela, nota-se instantaneamente em seu rosto uma expressão desoladora, com uma mistura de consternação e tédio, o que nos liga diretamente ao enunciado escolhido pelo artista. Os olhos estão voltados para o rés-do-chão, não há gestos eloquentes, não existe ação, o corpo encerra-se em si mesmo, demonstrando uma profunda impotência.
Referências
ARASSE, Daniel. Le détail: pour une histoire rapprochée de la peinture. Paris: Flammarion, 1992.
BALZAC, Honoré de. A obra-prima ignorada. São Paulo: Comunique, 2003.
BUENO, Alexei. O lugar do artista. In:________. O Brasil do século XIX na Coleção Fadel. Rio de Janeiro: Edições Fadel, 2004, p. 207-217.
CALATRONE, Ferdinando. Atelier et plein air, aller et retour. In: NEGRI, Antonello (Dir.). Art et artistes de la modernité. Arles: Éditons du Rouergue, 2003, p. 49-74.
CHASTEL, André. Le geste dans l’art. Paris: Editions Liana Levi, 2001.
COLI, Jorge. O corpo da liberdade: reflexões sobre pintura do século XIX. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
DUQUE-ESTRADA, Luís Gonzaga. Contemporâneos. Rio de Janeiro: Typografia Benedicto de Souza, 1929.
FOCILLON, Henry. La peinture au XIXeme siècle: Du Réalisme à noux jourx. Paris: Flammarion, 1991.
GAUSSEN, Fréderic. Le Peintre et son Atelier: les refuges de la creation, Paris XVIIeme – XXeme siècle. Paris: Parigramme, 2006.
MARTIN-FUGIER, Anne. Au travail, dans l’atelier et sur le motif. In:________. La vie d’artiste au XIXeme siècle. Paris: Hachette Littérature, 2008, 87-134.
REIS JUNIOR, José Maria dos. Belmiro de Almeida 1858-1935. Rio de Janeiro: Pinakotheke, 1984.
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2013 Samuel Mendes Vieira