O ‘Retrato do Intrépido Marinheiro Simão’ e as possibilidades de representação do negro na arte do século XIX
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Palavras-chave

José Correia de Lima
Negro
Século XIX
Retrato do Intrépido Marinheiro Simão
Retrato

Como Citar

MARINO, Nara Petean. O ‘Retrato do Intrépido Marinheiro Simão’ e as possibilidades de representação do negro na arte do século XIX. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 9, p. 287–294, 2013. DOI: 10.20396/eha.9.2013.4456. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4456. Acesso em: 22 jul. 2024.

Resumo

O Retrato do Intrépido Marinheiro Simão carvoeiro do vapor Pernambucana (1853-57) (figura 1), pintado por José Correia de Lima, pode ser caracterizado como uma exceção no panorama da representação de negros no Brasil até meados do século XIX, panorama esse que se constitui basicamente do registro iconográfico produzido por viajantes. Isso porque a obra de Correia de Lima é um retrato, no qual o personagem não pertence à galeria de personagens retratáveis, a saber, dignos membros da elite, mas, ao contrário, trata-se de um marinheiro negro. Assim, vamos verificar os diálogos que a obra de Correia de Lima estabelece com a iconografia de negros produzida no Brasil, bem como verificar que diálogos ela estabelece com outras imagens, produzidas aqui ou na Europa, observando quais são as possibilidades para o negro fazer-se representar na arte nesse período.

https://doi.org/10.20396/eha.9.2013.4456
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Referências

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