Ampliado o campo, maior o fluxo
PDF

Palavras-chave

Arte Contemporânea
Autorretrato
Autobiografia

Como Citar

SILVA, Cláudia Maria França da. Ampliado o campo, maior o fluxo: um estudo sobre manifestações autorrepresentacionais em arte contemporânea. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 9, p. 53–59, 2013. DOI: 10.20396/eha.9.2013.4422. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4422. Acesso em: 22 jul. 2024.

Resumo

Historicamente, o autorretrato é o termo que se vincula à autorrepresentação em Artes Visuais, sendo um subgênero dentro do gênero retrato. A condição tradicional posta no fazer específico de um trabalho neste subgênero é a coincidência de um mesmo artista duplicando seus papeis nesse fazer - essa figura homogênea de um autor que tem uma ideia de si e se “reproduz” (representa) via objeto de arte, é ao mesmo tempo, retratante e retratado. Kátia Canton (2001: s./p.) comenta que em um autorretrato, “o artista se retrata e se expressa, numa tentativa de leitura e transmissão de suas características físicas e sua interioridade emocional”. Valendo-se de um espelho para captar sua própria imagem, “o eu reconhece-se através do outro, que é a própria imagem-reflexo”.

https://doi.org/10.20396/eha.9.2013.4422
PDF

Referências

AVGIKOS, Jan. “The Shape of Art at the end of the century.” Sculpture Magazine, v17, n.º4, april 1998, s.p. In: http://www.sculpture.org/documents/scmag98/avgkos/sm-avgik.shtml. Acessado em 03/11/2009.

BELLOUR, Raymond. Entre-imagens: foto, cinema, vídeo. Campinas: Papirus, 1997.

CANTON, Kátia. “Auto-retrato: espelho de artista”. JORNAL MAC/USP, São Paulo, nº 5, mar/abril 2001, s./p.

COTRIM, Cecília. “Fluxos poéticos: arte e vida”. O que nos faz pensar. Caderno do Departamento de Filosofia, PUC-Rio, Rio de Janeiro, nov.2003.p.53-61.

FRAYZE-PEREIRA, João A. Arte, dor: inquietudes entre estética e psicanálise. São Paulo: Ateliê Editorial, 2005.

GIDDENS, Anthony. Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.

KRAUSS, Rosalind. “A escultura no campo ampliado”. ARTE&ENSAIOS, Rio de Janeiro, UFRJ, ano XV, n.º 17, dez 2009.p.128-137.

LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico: de Rousseau à Internet. Organização de Jovita Maria Gerheim Guedes. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2008.

MURICY, Katia. Alegorias da dialética. Imagem e pensamento em Walter Benjamin. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1998.

STEINER, B.; YANG, J. Autobiography. London: Phaidon, 2004.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2013 Universidade Federal de Uberlândia

Downloads

Não há dados estatísticos.